A cobertura com telhas metálicas é uma das soluções mais populares na construção de casas particulares. Você pode fazer este trabalho sozinho? Claro que sim, mas primeiro você precisa estudar como é feita a instalação de telhas metálicas - vídeos, materiais informativos e uma descrição da tecnologia podem ser encontrados em recursos especializados.
Ferramentas necessárias para o trabalho
Para a instalação, você precisará do seguinte conjunto de ferramentas:
- Ferramenta de corte de chapa;
- Chave de fenda com controle de velocidade;
- Roleta;
- Trilho reto longo;
- Marcador para marcação;
- Martelo.
Além disso, é necessário cuidar da segurança durante o trabalho, por isso deve-se estocar cinto de montagem com adriça de segurança e sapatos com solado macio e antiderrapante.
Conselho! Para cortar ladrilhos de metal, uma ferramenta com rodas abrasivas (“retificadora”) não é categoricamente adequada, deve-se usar uma serra elétrica, serra circular ou tesoura para metais.
Para fixar chapas de ladrilhos metálicos, é necessário adquirir parafusos auto-roscantes de marca equipados com arruela de pressão de borracha EPDM.
A vida útil desses parafusos autorroscantes é comparável à vida útil da própria placa de metal. Ao usar parafusos auto-roscantes comuns, os fixadores ficarão inutilizáveis após alguns anos. Portanto, o revestimento logo exigirá reparos.
Colocar chapas de metal

Você pode começar a colocar placas de ladrilhos de metal após realizar vários trabalhos:
- sistema de treliça deve ser impermeabilizado. Para fazer isso, use a colocação de materiais de membrana modernos, que são fixados com um grampeador de construção.
- Sobre a impermeabilização é construída uma grade de coroamento, necessária para garantir a livre passagem de ar e a ventilação do espaço sob a cobertura.
- A próxima etapa é a construção da caixa, sendo que nos locais de instalação dos vales e saída do tubo da chaminé, ela deve ser maciça.
- Os elementos de cobertura são instalados na caixa acabada: vales inferiores, aventais internos, faixas adjacentes.
Depois de concluir o trabalho preparatório, você pode começar instalação de ladrilhos metálicos faça você mesmo.
Instalação de folhas em uma linha
- A primeira folha é colocada na extremidade direita ou esquerda e fixada no centro da parte superior com um parafuso auto-roscante.
- A segunda folha de ladrilhos metálicos é colocada lado a lado. Se a instalação for iniciada no lado direito do edifício, a folha subsequente será colocada com uma sobreposição. Se o trabalho for feito na direção oposta, ao colocar a próxima folha, sua borda é trazida para baixo da borda da anterior.
Conselho! Não há diferença em qual direção colocar as folhas. A direção é escolhida apenas por razões de conveniência.
- Após o alinhamento preliminar, a segunda folha de ladrilho metálico é fixada com parafusos auto-roscantes na primeira, mas ainda não está presa à caixa.
- Em seguida, mais duas folhas são colocadas da mesma maneira. O bloco resultante de folhas de metal presas juntas é novamente nivelado e preso à caixa. São utilizados oito parafusos autorroscantes por metro quadrado de cobertura. Os parafusos são aparafusados na deflexão da onda, ou seja, no local onde o material fica adjacente ao engradado.
- É muito importante ajustar corretamente a chave de fenda. A arruela sob o parafuso autorroscante deve ser apenas levemente comprimida, não deformada. Somente neste caso, ele veda com segurança o orifício no material do telhado.
Conselho! Caso haja uma película protetora na placa metálica, esta deve ser removida imediatamente após a instalação.
Colocação de telhas metálicas em encostas longas

Obviamente, quanto menos juntas de material houver no telhado, menor o risco de vazamento. Porém, é extremamente inconveniente trabalhar com chapas de ladrilhos metálicos cujo comprimento exceda 4 metros.
Além disso, ao encomendar chapas muito longas, aumenta o risco de danos durante o transporte, descarga e instalação.Portanto, em encostas longas, as telhas metálicas são colocadas em várias fileiras.
A tecnologia de assentamento praticamente não difere da descrita acima, apenas os blocos das chapas são montados de forma diferente.
- A primeira folha é colocada e nivelada ao longo da cornija e inclinação;
- A próxima folha de ladrilhos metálicos é colocada sobre ela e fixada com um parafuso auto-roscante no centro da parte superior. Ambas as folhas são sobrepostas.
- A terceira folha de telha metálica é colocada ao lado da primeira e fixada a ela, e a próxima é colocada acima da terceira.
- Assim, obtém-se um bloco, formado por quatro folhas presas entre si.
- Depois que o bloco resultante é nivelado, as folhas são aparafusadas na caixa com parafusos.
Após a conclusão da colocação das telhas metálicas, devem ser instaladas cumeeiras e faixas de extremidade, vales externos e aventais externos.
Em seguida, eles instalam os acessórios necessários para o telhado - escadas de cornija, saídas de ventilação, etc.
conclusões
Antes da execução obras de cobertura por conta própria, é necessário estudar cuidadosamente a tecnologia de assentamento de telhas metálicas. Melhor ainda, se você tiver a oportunidade de ver como os profissionais trabalham. Os materiais de vídeo e foto disponíveis na rede podem ajudar nisso.
Assim, se você planeja realizar trabalhos de cobertura de forma independente, vale a pena observar como a telha metálica é colocada - as instruções em vídeo de instalação permitirão que você estude todas as etapas em etapas.
A capacidade de ver visualmente como o trabalho está sendo feito permitirá evitar erros que muitas vezes são cometidos por construtores inexperientes e evitar problemas com o telhado no futuro.
O artigo te ajudou?