Como consertar telhas de metal: dicas de telhados profissionais

como consertar telhado de metalA telha metálica é um material exclusivo para coberturas, com sua ajuda você pode obter um revestimento forte, bonito e durável. Não é difícil montar um telhado assim, e muitos artesãos domésticos fazem o trabalho sozinhos, mas para que os resultados sejam agradáveis, é preciso saber fixar a telha metálica corretamente.

Informações gerais sobre telhas metálicas

Uma telha metálica é um material de cobertura feito de chapas de aço com revestimento de polímero. Graças à estampagem especial, o material se parece com ladrilhos naturais dispostos em fileiras.

Costuma-se dizer que as linhas do perfil transversal são ondas e o perfil longitudinal é chamado de linhas. A distância entre as linhas é chamada de passo da telha metálica.

A opção mais comum é quando a largura total da folha é de 1180 mm e a largura de trabalho é de 1100 (80 mm da largura do material se sobrepõem). O passo da telha metálica, na maioria dos casos, é de 350 mm.

O corte inferior está localizado a uma distância de 5 cm da borda inferior da estampagem, o comprimento do segmento da borda superior da estampagem até o corte superior depende do comprimento da folha, que é calculado de acordo com as necessidades do cliente.

Tais telhas metálicas como Andaluzia, duna espanhola, serra espanhola têm um corte figurado localizado 5 mm abaixo da linha de estampagem.

Se a fixação da telha metálica for realizada corretamente, as juntas das chapas ao longo das ondas e fileiras ficarão absolutamente invisíveis. A telha metálica é montada em telhados inclinados com um ângulo de inclinação de pelo menos 14 graus.

Juntamente com a telha metálica, itens como:

  • Tiras de cobertura - cornija, cumeeira, vale;
  • Folhas planas de metal com o mesmo revestimento de telhas metálicas para a construção de aventais para tubos e elementos de cobertura caros.

Regras gerais para a instalação de telhas metálicas

como consertar uma telha de metal corretamente
Instalação de telhas metálicas faça você mesmo

Considere as regras gerais para fixação de telhas metálicas:

  • Para cortar chapas de ladrilhos metálicos, utiliza-se uma ferramenta que não tenha efeito abrasivo. Podem ser tesouras de metal, serras com cortador circular, etc.É proibido cortar chapas com esmerilhadeira, esta ferramenta leva à destruição das camadas protetoras que protegem o aço da corrosão.
  • Os instaladores devem mover-se com cuidado no telhado e usar sapatos de sola macia. Você precisa pisar apenas na deflexão da onda e nos locais onde estão localizadas as pranchas da caixa.
  • Durante a instalação, a placa metálica é fixada com parafusos auto-roscantes. É necessário usar parafusos para telhados (dimensões 4,8 × 35 mm, 4,8 × 28 mm) equipados com uma junta de borracha EPDM. Para evitar que os parafusos autorroscantes se destaquem na superfície do telhado, seus chapéus são pintados na cor do material do telhado.
  • Ao trabalhar, limite o torque da chave de fenda (é mais conveniente usar um dispositivo com bateria recarregável) para que, após a conclusão da prensagem, a junta de borracha seja apenas levemente comprimida. Se o torque for insuficiente, o grau necessário de vedação do furo não será alcançado comprimindo a junta. Se o torque for excessivo, existe o risco do parafuso girar na caixa, o que fará com que a fixação se solte. Além disso, neste caso, é provável que a junta fique deformada, o que reduzirá a vida útil do revestimento.

    fixação de telhas metálicas
    Parafusos auto-roscantes para fixação de telhas metálicas
  • É muito importante que a fixação das telhas metálicas com parafusos auto-roscantes seja realizada estritamente perpendicularmente, ou seja, o parafuso auto-roscante entregue deve formar um ângulo reto com a superfície da caixa.
  • Ao prender a folha à caixa, os parafusos auto-roscantes são aparafusados ​​​​no local da deflexão da onda.
  • A folha inferior é fixada à barra inicial com um passo do parafuso auto-roscante através de uma onda.
  • E como fixar a telha metálica em locais de sobreposição vertical? Para isso, são utilizados parafusos auto-roscantes curtos (comprimento do parafuso 19 mm), que fixam as chapas umas às outras. Aparafuse os parafusos na recessão da onda.
  • Parafusos autorroscantes são colocados ao longo do perímetro do telhado na deflexão de cada uma das ondas. Em seguida, os parafusos são escalonados, aparafusando-os em cada ripa.
  • Consumo de parafusos auto-roscantes por metro quadrado de revestimento - 8 peças, na fixação de acessórios - três peças por metro linear de cada lado.
  • Os acessórios são fixados com passo de parafuso de 350 mm, cada onda transversal. Ao fixar ao longo da encosta, os parafusos são aparafusados ​​​​no cume superior e, em seguida, através de uma onda.
  • Ao fazer fixadores para telhas metálicas, é necessário remover imediatamente da superfície do revestimento lascas ou serragem formadas no processo. Para fazer isso, você deve se armar com uma escova de cerdas macias. Se você não remover a serragem a tempo, eles enferrujam rapidamente e estragam a aparência do revestimento.
  • Se aparecerem arranhões ou outros danos na camada de polímero durante o transporte ou trabalho de instalação, os defeitos devem ser imediatamente pintados com tinta de uma lata de aerossol. O mesmo deve ser feito com os locais dos cortes nas folhas. Isso ajudará a prevenir o aparecimento de corrosão.
  • Locais de folhas sobrepostas são um ponto vulnerável do telhado. Aqui, pode ocorrer um efeito capilar, quando a água, tendo vazado, começa a subir acima do nível por onde a água flui. Para evitar esse efeito indesejável, é feito um sulco anticapilar nas placas, por onde é escoada a água que caiu sob a placa. Durante a instalação, certifique-se de que a ranhura anti-capilar de uma folha seja coberta pela próxima.
  • E como o ladrilho de metal é fixado com a colocação de várias fileiras? Neste caso, até quatro folhas podem estar na junção. Se eles forem sobrepostos na mesma linha, ocorrerá inevitavelmente uma mudança. Portanto, em uma cornija de 10 metros de comprimento, esse deslocamento pode chegar a três centímetros. Portanto, as chapas são colocadas com um leve giro no sentido horário se a ranhura anti-capilar estiver no lado direito e no sentido anti-horário se a ranhura estiver no lado esquerdo da chapa. A quantidade de deslocamento durante a rotação é de cerca de 2 mm.
  • Ao colocar uma telha metálica, a segunda e as folhas subseqüentes podem ser localizadas tanto à direita quanto à esquerda da primeira, o esquema de fixação da telha metálica é selecionado apenas por razões de conveniência.
  • Recomenda-se iniciar a instalação pela lateral da casa onde não há chanfros, não havendo necessidade de aparar a chapa. A instalação continua em direção à junção formada por outro talude, ou a um vale localizado entre taludes adjacentes.

    fixação com parafusos auto-roscantes de telhas metálicas
    O esquema de fixação de chapas de metal
  • Ao colocar uma folha, a folha seguinte ou anterior se sobrepõe completamente à onda extrema da folha adjacente, fechando o sulco anti-capilar. Ao montar com deslizamento de uma folha, a borda da próxima é trazida para baixo da borda da anterior. Assim, a instalação é um pouco mais fácil do que na sobreposição de cima, pois a próxima folha é fixada pela anterior, ou seja, o deslizamento de uma folha não fixada é excluído. Porém, com esse método de instalação, aumenta o risco de danificar o revestimento da telha metálica.
  • Independentemente da geometria do talude, as telhas metálicas encontram-se sempre alinhadas num plano horizontal ao longo da linha da cornija.Antes de fixar a telha metálica na caixa, um bloco de três ou quatro folhas é montado, conectando-as com parafusos auto-roscantes curtos. Nesse caso, a primeira folha no ponto superior é fixada com um único parafuso. Com isso, é possível girar o bloco resultante em relação a esse parafuso, obtendo um alinhamento perfeito com a cornija e as bordas laterais.

Conselho! Não é recomendável coletar mais de quatro folhas em um bloco, pois ficará muito pesado e é preso com apenas um parafuso. E será problemático para os instaladores trabalharem com um elemento tão pesado.

  • Vamos considerar como consertar corretamente a telha metálica se a inclinação do telhado for triangular. Nesse caso, é necessário fazer marcações com antecedência, marcando o centro da encosta e traçando um eixo através dela. Em seguida, o mesmo eixo deve ser marcado em uma folha de material de cobertura. Ao montar, os eixos devem corresponder. A chapa é fixada com um parafuso auto-roscante no ponto superior, a instalação posterior é realizada de acordo com os mesmos princípios dos telhados retangulares.
  • Ao instalar telhas metálicas em encostas triangulares, bem como na região dos vales, as chapas inevitavelmente precisam ser cortadas. Para torná-lo mais conveniente, recomenda-se montar uma ferramenta improvisada, que os carpinteiros chamam de "diabo". Para fazer isso, pegue quatro tábuas, duas delas são colocadas paralelas uma à outra, as outras duas são perpendiculares a elas. Neste caso, a fixação deve ser articulada e não rígida. A distância entre a superfície interna do painel esquerdo e o lado externo do painel direito deve ser de 1100 mm, ou seja, deve ser igual à largura de trabalho da chapa metálica. Para executar o trabalho, a folha a ser cortada é colocada no "diabo".Um lado do dispositivo é colocado na borda de uma encosta ou vale e o outro é usado para marcar a linha de corte. Ao usar o dispositivo, você precisa garantir que suas placas transversais estejam localizadas estritamente na horizontal.

Características da instalação de telhas metálicas com fixação oculta

fixação de telhas metálicas com parafusos auto-roscantes
Esquema de instalação de telhas metálicas com fixação oculta

Se o telhado for coberto com um material como uma telha de metal com fixação oculta, parafusos auto-roscantes com arruela de pressão são usados ​​​​como fixador.

Mas como as fixações na superfície do revestimento dos parafusos auto-roscantes não serão visíveis, você pode usar parafusos galvanizados que não são pintados na cor do telhado.

A principal diferença entre a instalação é que não é necessário fazer furos na cobertura, pois o parafuso auto-roscante é aparafusado em uma ranhura especialmente feita.

Entre si, as folhas são fixadas por encaixe de saliências de montagem e ranhuras localizadas nas bordas.

O local de instalação do parafuso autorroscante é ocultado pela instalação da próxima folha. Ou seja, não há fixadores e furos passantes na superfície do revestimento. Claro, esta opção de cobertura permite criar um revestimento absolutamente estanque e, portanto, mais durável.

Fixação de telhas metálicas nos beirais e cumeeiras do telhado

como consertar telhado de metal
O esquema de fixação da telha metálica na cumeeira

Ao fazer uma cornija, via de regra, as chapas são colocadas de forma que o corte inferior se projete 40-50 mm além da borda da prancha. Isso é feito para que a água da chuva diretamente da chapa caia nas calhas.

Para que o corte saliente inferior não ceda, a ripa extrema da caixa é tornada mais espessa do que o restante em 15 mm.

Uma variante é possível quando uma barra especial é fixada no beiral, que serve para escoar a água.

Na cornija, os pontos de fixação da telha metálica estão localizados ao longo da linha da cornija aproximadamente 7-8 centímetros acima do local da estampagem, sendo necessário apertar os parafusos auto-roscantes em uma onda.

Se o comprimento do corte superior da placa de metal for superior a 13 cm da linha de estampagem extrema, uma cumeeira de espessura aumentada é montada adicionalmente acima da placa superior da caixa. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer de deixar um espaço de ventilação entre os elementos superiores da caixa de encostas vizinhas de pelo menos 80 mm.

A fixação é realizada nas deflexões da onda da linha extrema de estampagem com um passo em uma onda. E se o comprimento do corte for superior a 130 mm, a parte superior da folha é reforçada adicionalmente.

Como instalar telhas metálicas em torno de canos e outros obstáculos?

fixadores para telhas metálicas
Instalação de telhas metálicas ao redor da chaminé

Ao contornar obstáculos verticais, é importante poder "interceptar" a água que desce verticalmente e distribuí-la pelas laterais. Além disso, é necessário direcionar a água que escoa pela encosta localizada acima da tubulação, contornando o obstáculo.

Considere como prender corretamente a barra de junção ao ladrilho de metal e como montar o avental interno e externo.

Conselho! Se as paredes do tubo forem planejadas para serem rebocadas, isso deve ser feito antes do início do trabalho de cobertura.

Placas de revestimento adicionais devem ser instaladas ao redor do tubo para que o revestimento seja contínuo. Folhas de telhas metálicas adjacentes ao tubo à esquerda e à direita devem ser cortadas a uma distância de pelo menos 150 mm da superfície superior do tubo. O corte deve estar localizado 8 cm acima da linha de estampagem extrema. Começamos a montar o avental:

  • Marcamos as linhas de junção da barra inferior, elas devem estar pelo menos 15 cm acima da superfície da telha metálica.Um strob é feito ao longo da linha com a ajuda de um moedor, no qual a barra inferior é inserida.
  • Em primeiro lugar, monta-se a parte inferior do avental, depois as laterais.
  • O avental inferior é fechado com chapas de metal e as partes superiores do avental são montadas na parte superior.

Conselho! Para que o avental superior fique mais uniforme, as chapas de telhas metálicas devem ser endireitadas com um macete.

  • As partes superiores do avental devem ultrapassar a linha de corte das chapas adjacentes ao tubo em pelo menos 20 cm.Na parte superior, a parte do avental deve ter um alargamento apontando para cima.
  • Os detalhes do avental superior são interligados de acordo com a tecnologia adotada na execução das fundições. É aconselhável usar adicionalmente selante de silicone.

Erros que os iniciantes em telhados costumam cometer

Primeiro, você deve escolher os fixadores certos para telhas metálicas. Freqüentemente, ao comprar telhas metálicas de alta qualidade com vida útil de 50 anos, os telhadores novatos não prestam atenção à qualidade dos fixadores.

Como resultado, em vez de parafusos para telhados com junta de borracha de etileno-propileno, são adquiridos parafusos com arruela de borracha comum. Essa arruela secará e rachará rapidamente, e o aperto do revestimento diminuirá visivelmente.

Em segundo lugar, os construtores inexperientes costumam cometer o erro de aparafusar um parafuso auto-roscante no topo de uma onda usando um parafuso de rosca longa. Neste caso, não é possível obter um encaixe suficiente da arruela e, ao aplicar uma força significativa, existe o risco de esmagamento da placa metálica.

conclusões

Assim, a tecnologia de fixação de telhas metálicas não é particularmente complicada. No entanto, ao realizar trabalhos de cobertura, você deve seguir as regras de instalação e recomendações de instalação fornecidas pelo fabricante.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Telhado de metal faça você mesmo: um guia detalhado
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC