Escolher um material de cobertura para telhados não é uma tarefa fácil. Uma das opções mais racionais para telhado inclinado é a telha metálica - as características desse material permitem recomendá-lo na maioria dos casos.
Telha metálica. O que é este material?
Esse material de cobertura é de longe o mais popular entre os construtores profissionais e os desenvolvedores privados.
Na verdade, uma telha metálica é um material de cobertura, que são folhas feitas de chapas finas de aço, alumínio ou cobre, cobertas por uma camada protetora polimérica, perfiladas por pressão a frio (Nota de Rodapé 1).
Para a fabricação desse material, são utilizados equipamentos de alta tecnologia, que criam um perfil em chapa de aço que imita ladrilhos naturais dobrados em fileiras.
Onde a cobertura metálica é usada?

Ao escolher um material de cobertura, suas características devem ser levadas em consideração - as telhas metálicas são uma opção quase universal adequada para telhados inclinados de vários tipos.
A única limitação é que é indesejável o uso de telhas metálicas em encostas com ângulo de inclinação não superior a 14 graus.
Você pode usar coberturas metálicas para cobertura em qualquer zona climática, pois tolera temperaturas altas e baixas.
Os perfis de telha metálica são adequados para diferentes objetos (nota de rodapé 2):
- Casas de campo.
- Casas de jardim.
- Centros comerciais.
- Pequenos restaurantes ou cafés.
- Barracas de comida ou não comida.
- Empresas industriais.
- Estabelecimentos de entretenimento.
- Instituições médicas e muitas outras.
Além disso, as telhas metálicas podem ser recomendadas para reparar um telhado antigo.
Ao realizar este trabalho, às vezes é possível evitar a desmontagem do revestimento antigo. Assim, por exemplo, um telhado antigo feito de material de cobertura pode ser usado para impermeabilização adicional do telhado.
Vantagens das telhas metálicas
As vantagens e desvantagens do material determinam suas propriedades - a telha metálica é baseada em uma chapa de aço, portanto é um material com resistência suficiente.
Além disso, as seguintes qualidades positivas podem ser distinguidas:
- Peso leve. Assim, cobrindo uma área de 1 sq. um metro pesa apenas cerca de 5 kg, portanto, ao erguer um sistema de vigas, você não precisará pensar em reforço, e o carregamento e instalação do material podem ser feitos sem o envolvimento de equipamentos especiais.
- Facilidade de instalação. A instalação de coberturas metálicas é fácil. Assim, uma equipe de apenas duas pessoas com experiência de trabalho pode construir até 100 metros quadrados de cobertura por dia de trabalho.
- Disponibilidade. O material em si é relativamente barato. Instalação de telhas metálicas é simples, portanto, eles também têm um custo menor do que, por exemplo, a instalação de telhas moles.
- Longa vida útil do revestimento. Ladrilhos metálicos de alta qualidade, colocados em conformidade com os requisitos da tecnologia de instalação, servem por mais de 30 anos.
- Aparência esteticamente atraente do telhado. Uma grande variedade de cores e texturas permite incorporar uma variedade de soluções de design.
A estrutura da telha metálica

A estrutura do material determina suas características técnicas - a telha metálica é composta por várias camadas, e cada camada desempenha sua própria função.
A base do material é uma chapa de aço, que é revestida de zinco por galvanização por imersão a quente. O aço é coberto em ambos os lados com uma camada de passivação, que atua como um primer, ou seja, aumenta o grau de adesão dos materiais.
Do lado de fora, a telha metálica é coberta com uma camada de material polimérico e no verso - com uma camada de tinta protetora. É necessário selecionar o tipo de revestimento polimérico para telhas metálicas, dependendo das condições em que se pretende utilizá-lo.
Tipos de polímeros para revestimento de telhas metálicas
- O poliéster é a solução mais econômica. Este revestimento funciona bem quando usado em um clima temperado, sem geadas e calor extremos, se o edifício não estiver em uma atmosfera altamente poluída.
- Pural é um dos revestimentos poliméricos mais estáveis. Esse material pode ser recomendado para telhados de casas em várias zonas climáticas.
- PVDF (polidifluoreto) é o melhor revestimento de retenção de cor. Uma telha metálica com esse revestimento pode ser utilizada na construção de casas em qualquer região.
Guia de seleção de materiais

Deve-se notar que, para um material como uma telha metálica, as propriedades são determinadas pelas características dos componentes utilizados para sua fabricação.
O que você deve prestar atenção?
- espessura metálica. Para a fabricação de telhas metálicas de alta qualidade, são utilizadas chapas de aço com espessura de 0,5 mm. Caso tenha sido utilizado aço mais fino, a instalação será mais difícil, pois esse material requer um manuseio mais cuidadoso.
- Revestimento de zinco. Este revestimento serve para proteger o revestimento da corrosão. Via de regra, em amostras de qualidade, o teor de zinco está na faixa de 200 gramas por metro quadrado de superfície.
- Camada de primer. Esta camada não só proporciona um melhor grau de adesão, mas também serve para proteger a camada de zinco da destruição sob a influência da atmosfera.
- A principal atenção deve ser dada à escolha do polímero com o qual a telha metálica é revestida - as características técnicas do material são mais dependentes desse fator.O tipo de polímero determina a resistência às influências atmosféricas, à radiação ultravioleta e aos danos mecânicos.
- Além disso, a espessura da camada de polímero também oferece resistência ao estresse mecânico. O poliéster é capaz de fornecer o menor grau de proteção, a telha metálica mais estável é obtida pela aplicação do revestimento Plastisol ou Pural.
- Estrutura de superfície. Os fabricantes oferecem materiais com diferentes texturas. O tipo de textura quase não tem efeito na resistência e resistência ao desgaste do material e é determinado do ponto de vista do projeto do edifício. Ao escolher, vale a pena considerar um fator como o grau de poluição atmosférica. Na maioria das vezes, os desenvolvedores escolhem ladrilhos de metal com superfície brilhante ou fosca, texturas metálicas e em relevo também são populares.
conclusões
Assim, ao escolher uma telha metálica, deve-se levar em consideração as condições climáticas da região em que se pretende utilizá-la.
Além disso, terá de ter em conta o fator económico, encontrando um compromisso entre o preço do material e a sua durabilidade.
O artigo te ajudou?