Na Rússia, em grande parte devido à facilidade de instalação, a ótima relação "qualidade / preço" e propriedades operacionais comprovadas, o telhado mais comum é feito de metal. Nem o último lugar nesta lista é dado às excelentes propriedades decorativas das telhas metálicas. Em nosso artigo, falaremos sobre o fato de que não existem apenas tamanhos padrão de telhas metálicas, é perfeitamente possível encomendar ou comprar telhas de acordo com os tamanhos individuais.
Tipos de coberturas metálicas
Uma telha metálica é uma chapa galvanizada que imita telhas naturais, que é revestida com materiais poliméricos.A espessura do aço varia de 0,4 mm a 0,6 mm.
Como qualquer telhado cobertura metálica deve proteger o telhado das influências climáticas e atmosféricas, danos mecânicos.
No mercado russo, as telhas metálicas são representadas por uma ampla gama. Mas as marcas mais famosas, sem dúvida, são os fabricantes da Suécia e da Finlândia.
Classificação moderna de telhas metálicas, dependendo do tipo de revestimento:
- Plastisol.
- Pural.
- Poliéster.
- Poliéster fosco.

Os revestimentos acima possuem um tamanho individual de telhas metálicas, diferenciadas pela espessura do aço, indicadores de qualidade e, consequentemente, custo.
Considere as principais características de cada revestimento:
- Poliéster. A espessura mínima do revestimento é de 25 mícrons. Índice de brilho - 5 unidades. A operação na temperatura máxima de +100 graus é permitida. A temperatura de processamento é de pelo menos 0 graus. A cobertura tem resistência suficiente à influência de um ultravioleta, bem resiste à aderência de sujeira. Mas não tolera danos mecânicos.
- Poliéster fosco. telhados 35 mícrons de espessura. Índice de brilho fraco de apenas 1 ponto na escala de brilho. A operação a uma temperatura de +100 graus é possível. O revestimento é moderadamente resistente a danos mecânicos, mas tolera bem os efeitos dos fatores climáticos. Resistência média à aderência da sujidade.
- Pural. Espessura do revestimento - 50 mícrons. Índice de brilho - 4 bolas. Operação a uma temperatura máxima de +120 graus. Temperatura de processamento - menos 15 graus. Resistência média a danos mecânicos. Tolera bem a radiação ultravioleta.
- Plastisol.A espessura máxima da telha metálica é de 200 mícrons. O revestimento resiste perfeitamente a muitos danos mecânicos e tolera muito bem a exposição à radiação ultravioleta. Temperatura operacional máxima + 80 graus Celsius. Processamento a uma temperatura mínima de + 10 graus.
Características da colocação de telhas metálicas

A largura da telha metálica é basicamente padronizada, pois a maioria dos fabricantes utiliza laminados de aço da mesma largura.
Mas ainda assim, cada fabricante tem uma geometria individual. Ou seja, características como a altura do degrau do perfil, a altura da onda, sua forma, a distância entre as cristas.
Tecnologia de coberturas metálicas depende de suas dimensões técnicas e é produzido com certas sobreposições: transversal e longitudinal.
É importante saber: o mesmo custo por metro linear, dependendo das dimensões técnicas, permitirá obter uma quantidade completamente diferente de área útil do material de cobertura.
Em primeiro lugar, depende de parâmetros como: a largura da chapa metálica, a proporção da área da chapa (sobreposição com as chapas vizinhas) e a área útil, é ela quem realiza a tarefa de cobrir o telhado.
Um pequeno conselho: você pode reduzir o custo da área inútil se reduzir o número de sobreposições transversais. Para fazer isso, o comprimento da telha metálica deve ter desempenho máximo.
Mas, ao mesmo tempo, a maioria dos especialistas não recomenda ser tentado pelo grande comprimento da telha metálica.Já que a estanqueidade do telhado e a qualidade de sua instalação dependem muito do transporte, armazenamento, transferência e elevação das telhas no telhado.
O comprimento da chapa + telha metálica é uma categoria muito importante que deve ser sempre levada em consideração. Portanto, ao cobrir um telhado com inclinações não retangulares, não é lucrativo comprar folhas longas, pois elas precisarão ser cortadas.
E para isso você precisa de uma ferramenta especial. E a qualidade do corte manual é muito inferior ao corte de produção. Incluindo: sobreposições longitudinais neste caso não podem ser evitadas.
Daí a conclusão: o consumidor paga uma grande área de cobertura pelo telhado. Ou seja, a largura de trabalho de uma telha metálica depende não apenas de seus parâmetros técnicos, mas também do país de fabricação.
Um pequeno conselho: para minimizar o desperdício, compre ladrilhos metálicos com o comprimento ideal e com o mínimo de sobreposições.
O tamanho de uma folha de telha metálica, dependendo de um determinado comprimento, é comumente chamado de "folha medida". Como regra, essas folhas consistem em um número diferente de módulos (1,3,6,10).
Essa característica da telha metálica contribui para que seja possível minimizar o número de juntas agilizando a alternância de costuras.
Um conselho: use o sistema modular ao instalar as telhas no telhado. Isso permitirá que você arrume as folhas lindamente.
Embora com uma instalação bem executada de telhas metálicas, as juntas horizontais não são absolutamente visíveis.
Alguns mitos sobre coberturas metálicas
As dimensões de uma telha metálica são geralmente indicadas pelo fabricante. Um revendedor consciencioso também é obrigado a indicar as dimensões úteis efetivas.
Mas não descuide das dimensões geométricas, pois das extremidades extremas do telhado, as chapas extremas são colocadas sem sobreposições - “descobertas”.
As dimensões das chapas de telhas metálicas também dependem da natureza da onda, seus parâmetros e o passo. Muitos fabricantes mantêm uma etapa de tamanhos padrão.
Assim, ao longo da encosta (verticalmente), o comprimento de uma onda é de 350 mm, ao longo da encosta (horizontalmente) - 185 mm.
Lembre-se de que a telha metálica não é um material simétrico, ao contrário do papelão ondulado ou da ardósia. Ou seja, você precisa conhecer uma categoria como: tamanho do ladrilho de metal.
É importante saber: não adianta virar uma chapa de telhas metálicas no telhado em direções diferentes. Como cada folha tem seu próprio "topo" e seu próprio "fundo".
Essa característica da telha metálica dificulta a instalação de coberturas de formas quebradas complexas, que possuem vales internos e externos. Como regra, a implementação do telhado de tais estruturas está associada a uma grande quantidade de material de cobertura residual.

Portanto, é muito difícil usar racionalmente uma telha metálica neste caso. E há necessidade de cortar telhas de metal. Muitos proprietários têm muito medo disso.
Temos pressa em desfazer outro mito: o corte de alta qualidade de ladrilhos metálicos com ferramentas profissionais (especialmente projetadas para isso) não trará nenhum dano ao material.
Assim, você não deve se preocupar com a possível corrosão nos pontos de corte. Além disso, as instruções de instalação de telhas metálicas devem prever alinhamentos horizontais em diferentes locais: inserção de clarabóias, saída de chaminés e tubos de ventilação.
Cada junta horizontal deve ter uma trava, o que garante uma vedação confiável.
Ladrilhos metálicos de dimensões padrão durante a instalação aumentam a quantidade de resíduos - esse é outro mito. Como regra, a quantidade de resíduos depende diretamente da qualidade da instalação.
As juntas do material não podem ser evitadas.
Um conselho: escolha um comprimento de chapa metálica de no máximo 4 metros. Folhas mais longas são muito difíceis de transportar, levante até o telhado. Ações executadas incorretamente podem levar à deformação das chapas, o que terá um efeito muito negativo na qualidade das juntas verticais da cobertura. Portanto, escolhendo placas com comprimento de 4 metros, mesmo que o comprimento da inclinação seja maior, você obterá apenas juntas horizontais.
Para que o telhado agrade ao dono da casa com suas características por muitos anos e cumpra sua função de proteger o telhado e toda a casa em 100%, é necessário calcular o tamanho do telhado e do telhado na fase de projeto , mesmo antes do início da construção.
Então você saberá exatamente parâmetros como: tamanho da folha de ladrilhos de metal.
E você não precisará cortar as telhas, tentando encaixar o telhado no material existente. Ou seja, é melhor fazer o contrário: na fase de projeto, “encaixe” o telhado nas dimensões padrão do material de cobertura.
O artigo te ajudou?