O trabalho de telhado não é uma tarefa fácil, ao executá-lo, você precisa ser extremamente cuidadoso e aderir à tecnologia de trabalho recomendada. Considere como instalar corretamente as telhas de metal.
- Informações gerais sobre o material
- Fases de instalação
- Cálculo da quantidade de materiais
- Verificando a forma correta do telhado
- Instalando a placa de cornija
- Colocação de impermeabilização
- Construção da caixa
- Instalação da faixa de cornija
- Instalação de aventais internos e vales internos
- Colocar chapas de metal
- Empilhamos as folhas em uma linha da direita para a esquerda
- Colocar folhas em várias linhas
- Colocamos lençóis em encostas triangulares
- Estágio final
- Erros que os iniciantes em telhados costumam cometer
- Outras formas de usar ladrilhos metálicos
- conclusões
Informações gerais sobre o material
Telha metálica é muito prática material de cobertura, em chapa de aço (espessura da chapa, dependendo do tipo de telha metálica, 0,4-0,6 mm).
Para proteger o aço da corrosão, são utilizados galvanização e revestimento com uma camada de material polimérico. O polímero não apenas protege o aço da ferrugem, mas também dá cor ao revestimento.
A telha metálica possui uma série de qualidades positivas, entre elas:
- Durabilidade do revestimento;
- Atratividade da aparência;
- Tecnologia de instalação simples;
- Material leve.
Devido a essas qualidades, muitos desenvolvedores escolhem telhas metálicas para coberturas.
Fases de instalação

Como é instalada a cobertura metálica? Veja abaixo as principais etapas do processo:
- Cálculo da quantidade de material necessário para a instalação do telhado;
- Verificar a horizontalidade da cumeeira e a planicidade das encostas;
- Instalação de uma faixa de cornija para montagem de ganchos para fixação de calha e instalação de beirais de telhado;
- Colocação de impermeabilizações;
- Construção do torneamento com a instalação de tiras de reforço nos vales, ao redor das tubulações e clarabóias, nos locais de fixação dos acessórios - retentores de neve, escadas de telhado, etc.;
- Instalação de uma faixa de cornija;
- Instalação de vales inferiores e aventais internos ao redor de tubulações;
- Colocação de chapas metálicas;
- A fase testamentária, incluindo a instalação de faixas de topo, vales superiores, faixas de junção, instalação de acessórios previstos no projeto, instalação de pára-raios.
Cálculo da quantidade de materiais
Via de regra, a instalação de telhas metálicas começa com cálculos que permitem calcular a quantidade de material necessário.
Para fazer isso, você terá que medir o telhado, pode fazer você mesmo ou convidar um medidor para isso.
Tendo descoberto o comprimento e a altura da inclinação e conhecendo as dimensões da telha metálica (as dimensões podem diferir para diferentes fabricantes), é fácil calcular quantas telhas serão necessárias para cobrir o telhado.
Nesse caso, é necessário levar em consideração o comprimento das saliências (geralmente 50 mm) e o fato de as folhas de material serem colocadas com sobreposição (a sobreposição da telha metálica durante a instalação é de 150 mm).
Além disso, você precisará calcular a quantidade de material impermeabilizante. Para isso, é necessário conhecer a área do telhado e a quantidade de impermeabilização no rolo, visto que parte do material irá para sobreposições.
Para calcular, você precisa dividir a área total do telhado pela área que pode ser coberta com um rolo. Arredonde a figura resultante
Para calcular o número de elementos adicionais, é necessário somar os comprimentos das rampas onde serão instalados e dividir esse valor por 1,9 (2 metros é o comprimento padrão da barra, restam 10 cm para sobreposição).
Ao calcular a quantidade parafusos auto-roscantes para telhas metálicas, leva em consideração que são utilizadas oito peças para cada metro quadrado de cobertura, são necessárias 8 peças para cada metro linear de tábuas.
Verificando a forma correta do telhado
Via de regra, os telhados inclinados são cobertos com telhas metálicas - duas, quatro inclinações ou quadris. Caso seja escolhida uma telha metálica como revestimento, a inclinação mínima do telhado deve ser de no mínimo 14 graus.
Para telhados planos, este material de cobertura não é adequado. A inclinação máxima geralmente não é limitada.
No entanto, deve-se lembrar que essas recomendações são gerais, ou seja, não levam em consideração as características climáticas de uma determinada região.
Assim, por exemplo, nas regiões do norte do país, onde cai muita neve, a inclinação da telha metálica deve ser de pelo menos 30 e, idealmente, de 40 a 50 graus.
Nas áreas onde há pouca neve, mas muitas vezes há ventos fortes, é indesejável fazer um telhado com declives excessivamente acentuados.
Sob tais condições climáticas, telhas de metal também podem ser usadas para cobrir o telhado - a inclinação, neste caso, é melhor feita entre 15 e 20 graus.
Antes de iniciar a instalação, é necessário verificar a horizontalidade da cumeeira e a forma correta das encostas. Para fazer isso, basta medir as inclinações na diagonal. Se forem detectadas distorções, é necessário usar elementos adicionais para corrigir a situação.
Instalando a placa de cornija
A cornija é montada em ranhuras que são cortadas nas vigas, este elemento é necessário para adicionar rigidez a toda a estrutura.
As ranhuras são cortadas na placa da cornija, que será usada para instalar os ganchos da calha. Ganchos longos devem ser instalados antes de iniciar a instalação de telhas metálicas.
Colocação de impermeabilização

Para impermeabilização, são utilizados materiais de membrana modernos. Materiais betuminosos, como material de cobertura, não podem ser usados sob telhas metálicas.
Os materiais de impermeabilização são lançados na direção da parte inferior do telhado até a cumeeira.
Ao unir dois painéis, a sobreposição é de 150 mm.É cómodo fixar os painéis com a ajuda de um agrafador de construção, devem ser colocados com uma ligeira curvatura, as juntas são coladas com fita adesiva.
Construção da caixa
Continuamos a trabalhar com telhas metálicas de material de cobertura - a instalação das chapas é feita sobre uma caixa montada em tábuas com seção de 30 × 50 mm.
A terça inicial, localizada bem no fundo, deve ser um pouco mais espessa (15-20 mm), pois é utilizada para manter as saliências.
A primeira caixa é cuidadosamente alinhada com os beirais. A distância entre a primeira e a segunda prancha da caixa é de 280 mm, as pranchas subsequentes são fixadas a uma distância de 350 mm uma da outra.
Ou seja, o degrau da telha metálica deve corresponder ao degrau da caixa.
Durante a construção do torneamento nos locais dos vales, a instalação de vários elementos de cobertura e a organização da saída dos tubos, é necessário montar tiras de reforço adicionais.
Instalação da faixa de cornija
Agora é preciso instalar a barra do beiral, ou seja, ela é instalada primeiro - a telha metálica já é fixada nas etapas seguintes. A barra é fixada com parafusos auto-roscantes galvanizados, o passo do parafuso é de 300 mm.
Conselho! A barra deve ser bem ajustada para evitar o barulho do vento. A sobreposição nas juntas deve ser de 50 a 100 mm
Instalação de aventais internos e vales internos

Para o projeto de vales e a instalação de aventais internos, são utilizadas peças de cobertura prontas. . Os vales são instalados nos cantos internos, organizando uma caixa contínua sob eles e impermeabilização adicional.
Conselho! Entre o vale inferior e a telha metálica coloco um selante poroso, que tem a propriedade de se auto-expandir.
Para o dispositivo de aventais internos, devem ser utilizadas tiras adjacentes, que são feitas de uma folha de metal da mesma cor do material da cobertura. Se a chaminé for redonda, é necessário usar elementos de passagem especiais para passar pelo telhado.
Colocar chapas de metal

Antes de prosseguir com a instalação das telhas, é necessário montar as toras ao longo das quais as telhas de materiais subirão até o telhado.
Conselho! Se houver uma película protetora nas folhas de telhas metálicas, ela deve ser removida imediatamente após a instalação.
As folhas de assentamento podem ser realizadas tanto à esquerda da primeira folha quanto à direita. Somente no primeiro caso, cada folha subseqüente cobre a última onda de cima e, no segundo, para formar uma sobreposição, cada folha subseqüente é deslizada sob a anterior.
Com qualquer forma de inclinação, as folhas de metal são alinhadas horizontalmente ao longo dos beirais. Considere como montar adequadamente as telhas de metal com diferentes métodos de assentamento.
Empilhamos as folhas em uma linha da direita para a esquerda
- A primeira folha é colocada na encosta e alinhada com o beiral e o final.
- A primeira chapa é temporariamente reforçada com um parafuso auto-roscante na aresta (o parafuso é aparafusado no centro da chapa).
- A segunda folha é colocada lado a lado (sobreposição de 150 mm). A segunda folha é alinhada ao longo do beiral e fixada com parafusos auto-roscantes à primeira;
- Mais uma ou duas folhas também são colocadas, prendendo-as.
- Alinhe o bloco obtido das placas fixadas em relação à cornija e prenda as placas à caixa, exceto a última, que é usada para criar o próximo bloco.
Colocar folhas em várias linhas
- A primeira folha é colocada com alinhamento ao longo da extremidade e beirais;
- Em seguida, a segunda folha é colocada, acima da primeira. A segunda chapa é reforçada com um parafuso auto-roscante na aresta, colocando o parafuso no centro da chapa. A primeira e a segunda folhas são conectadas com parafusos.
- A terceira folha está localizada ao lado da primeira e a quarta - acima da terceira.
- O bloco acabado de quatro folhas é alinhado e aparafusado à caixa.
Colocamos lençóis em encostas triangulares
- Em uma inclinação triangular, você precisa encontrar o centro e traçar uma linha ao longo dele.
- Desenhe uma linha semelhante no centro da primeira folha.
- Coloque a primeira folha, alinhando os eixos, fixando-a na cumeeira com um parafuso.
- Avançar instalação de ladrilhos metálicos faça você mesmo continua de acordo com o princípio descrito acima à direita e à esquerda da primeira folha.
- Ao instalar uma telha metálica em declive triangular, você terá que aparar as telhas, para isso é necessário fazer uma ferramenta especial, que os carpinteiros chamam de "diabo".
- Chertok pode ser feito de placas de 100 mm de largura, das quais um retângulo é montado em fechos articulados, enquanto a distância entre o lado externo da placa direita e o lado interno da esquerda deve ser de 1100 mm, ou seja, corresponder ao trabalho largura da folha de telha de metal.
- Com a ajuda da ferramenta made, é possível marcar chapas de telhas metálicas diretamente no telhado.
Estágio final

Após a colocação das telhas metálicas, é necessário instalar cumeeiras e tirantes, instalar vales externos, aventais externos e outros acessórios necessários.
Um pré-requisito é a instalação de acessórios como retentores de neve, que são usados para evitar que os blocos de gelo desçam para os telhados e ajudem a preservar o material do telhado.
Também é necessário instalar uma escada de telhado, que será utilizada para revisão do telhado e pequenos reparos.
Erros que os iniciantes em telhados costumam cometer
Considere erros comuns na instalação de telhas metálicas, que podem reduzir as características de qualidade do revestimento:
- É estritamente proibido cortar chapas com trituradora, pois isso leva à violação do revestimento protetor e à rápida quebra do telhado.
- Não utilize parafusos autorroscantes sem arruelas de borracha de vedação para fixação das chapas. O uso de fixadores inadequados pode reduzir significativamente a vida útil do revestimento.
- Os instaladores devem saber andar sobre telhas metálicas para não danificar o revestimento. Primeiro, você precisa usar sapatos com solado macio e antiderrapante. Em segundo lugar, você só pode entrar na deflexão da onda e na localização da caixa.
- Só é necessário aparafusar os parafusos de fixação à caixa na deflexão da onda. Se esta regra não for seguida, é impossível obter uma fixação confiável.
- Durante a construção da caixa, é necessário levar em consideração um indicador como o passo da onda da telha metálica. Deve corresponder à distância entre as tábuas da caixa.
- Não se esqueça de remover a película protetora da placa metálica. Depois de um tempo, vai “grudar” e será muito mais difícil fazer com cuidado.
Outras formas de usar ladrilhos metálicos

O material de cobertura metálica pode ser usado para construir cercas.Deve-se notar que uma cerca de telhas metálicas ou uma versão mais barata de material de cobertura - papelão ondulado - é muito conveniente e bonita.
Quais são os benefícios desta opção de esgrima?
- Instalação fácil;
- Aparência atraente;
- A capacidade de esconder a área cercada de olhares indiscretos;
- Durabilidade;
- Despretensão no atendimento;
Deve-se notar que uma telha metálica para uma cerca só pode ser usada com a condição de que uma fundação de alta qualidade seja construída sob a cerca, caso contrário, a cerca não suportará a força do vento.
E essa circunstância, talvez, seja a única desvantagem desse tipo de cerca.
conclusões
Assim, a instalação de telhas metálicas não é difícil, mas o trabalho requer um bom conhecimento de tecnologia e disponibilidade de habilidades práticas no trabalho com ferramentas de construção.
Erros cometidos durante a instalação podem fazer com que o revestimento perca seu apelo visual e comece a vazar durante o primeiro ano de operação. Portanto, é importante levar muito a sério o trabalho de cobertura.
O artigo te ajudou?