Tira de cornija para telhas metálicas: como montá-la corretamente

faixa de cornija para coberturas metálicasElementos importantes no arranjo de um telhado de telha metálica são a faixa de cornija para a telha metálica, bem como a faixa final. Apesar de esses elementos ocuparem uma área pequena (em comparação com as inclinações do telhado), eles desempenham funções bastante importantes, mantendo a integridade do telhado e protegendo-o de danos.

Tanto as ripas de ponta quanto as de vento são produzidas com a mesma tecnologia das chapas principais de telhas metálicas, projetadas para cobertura de declives de telhados.

Baseiam-se num perfil metálico de aço galvanizado e passivado com uma espessura de 0,4 - 0,5 mm, ao mesmo tempo que são revestidos com os mesmos polímeros que o resto da telha metálica: a extremidade e a barra de vento podem ser produzidas tanto com plastisol como revestimentos de poliéster, e para telhas de metal composto, as tiras finais são cobertas com lascas de basalto.

Neste artigo, analisaremos por que esses elementos são necessários, bem como apresentaremos a tecnologia para sua instalação.

Nomeação de beirais e faixas finais

A faixa de cornija é um elemento longitudinal da cobertura metálica, cuja principal função é proteger o painel frontal dos beirais da umidade ao entrar em contato com a precipitação atmosférica e, consequentemente, da penetração de umidade no espaço do telhado .


A prancha final de uma telha metálica tem um desenho semelhante ao desenho da prancha do beiral, porém, ao contrário dela, é fixada não na parte inferior da encosta, mas nas extremidades laterais do telhado.

Sobrepondo a extremidade, a placa final não apenas protege a caixa da umidade, mas também evita danos ao telhado devido a cargas de vento.

É essa função que deu à prancha final seu nome mais comum, prancha de vento de telha metálica.

Instalação da faixa de cornija

placa final para telhas de metal
Telhado com tiras finais instaladas

A instalação da faixa de cornija para coberturas metálicas é realizada de acordo com o seguinte esquema:

  • A primeira etapa é a instalação da placa frontal. Fixamos o painel frontal nas pontas das vigas com o auxílio de pregos galvanizados.

Observação! Em alguns casos, uma alternativa ao painel frontal pode ser uma placa de cornija, que é fixada em ranhuras especiais nas vigas.Também é possível instalar simultaneamente painéis frontais e cornijas para reforçar este conjunto de telhado.

  • Então - executar forro de beiral de telhadousando placas ranhuradas ou papelão ondulado. Em qualquer caso, para arquivar a cornija na parede do edifício, fixamos uma viga de suporte, a partir da qual será fixada forro de beiral de telhado.
  • Imediatamente antes de instalar a faixa de cornija, montamos ganchos para ralo do telhado. Fixamos os ganchos na placa da cornija ou (se não instalarmos a placa) diretamente nas vigas. As pernas dos ganchos devem ser afundadas na madeira.
  • Em seguida - instale a própria barra de cornija. Ele é instalado antes de começarmos a montar a telha metálica. Colocamos a prancha em tensão sobre os ganchos da calha (para evitar o barulho do vento) e fixamos com parafusos auto-roscantes às tábuas frontais e da cornija. A etapa de fixação da faixa de cornija é de 300-350 mm.
  • Ao construir uma faixa de cornija, a sobreposição não é superior a 100 mm.
Leia também:  Instalação de ladrilhos metálicos faça você mesmo: um guia passo a passo para a ação

Instalação da placa final

telha de metal placa final
Instalação da placa final

Depois que uma telha metálica é instalada nas inclinações do telhado, a prancha final deve cobrir as extremidades do telhado, protegendo-as da umidade e do vento. A placa final é montada da seguinte forma:

  • Colocamos a barra final acima do nível da caixa, exatamente na altura de uma onda. A prancha final é colocada de forma que o canto da extremidade do telhado fique completamente bloqueado - se a caixa foi montada uniformemente, você pode fazê-lo sem dificuldade.
  • Fixamos a placa final com parafusos auto-roscantes de cima e de lado, enquanto o parafuso auto-roscante superior deve fixar adicionalmente a barra ao ladrilho de metal.
  • A sobreposição da prancha final durante a sua extensão é de até 50 mm.
  • A junta da placa final e da telha metálica pode ser vedada adicionalmente colocando um selante nela.

Se durante o arranjo do telhado a cornija e a prancha final foram instaladas corretamente, a telha metálica irá atendê-lo por muito tempo. E isso se deve ao fato de que esses pequenos detalhes protegem o telhado da chuva e do vento de maneira confiável!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC