O material de aço galvanizado coberto com camadas de proteção e pintura tornou-se merecidamente um dos mais populares da atualidade. A telha metálica é um material que não é apenas acessível. Leve, confortável, durável, fácil de instalar, essas e muitas outras vantagens o tornaram muito popular. Na hora de construir um telhado, você pode fazer a instalação de telhas metálicas com as próprias mãos, mas se envolver especialistas para isso, ainda não será prejudicado pelo conhecimento de como o processo deve ocorrer.
Nesse caso, você poderá controlar totalmente a sequência e a qualidade do trabalho realizado.
A sequência de ações ao organizar um telhado de uma telha metálica
- É necessário calcular a quantidade de materiais. Incluindo isolamento, isolamento, parafusos, etc.
- Equipe o sistema de vigas, caixote.
- Anexe o beiral para a futura instalação de calhas.
- Fixe o painel frontal e faça o preenchimento das saliências.
- Monte ganchos para prender calhas.
- Coloque a camada de impermeabilização e monte a contra-rede ao longo das vigas.
- Anexe pranchas ou tábuas para reforçar a estrutura nos lugares certos.
- Faça uma prancha de cornija.
- Equipe o vale inferior.
- Coloque aventais em volta das chaminés.
- Coloque o filme de barreira de vapor.
- Sob as vigas, reforce os contra-corrimãos e coloque isolamento de telhado.
- Anexar camada impermeabilização de telhado.
- Executar a colocação de telhas metálicas, fazendo ao mesmo tempo águas-furtadas e janelas de observação.
- Instale a placa final.
- Projete o vale superior.
- Anexar pranchas adjacentes.
- Prenda os trilhos do cume.
- Faça a instalação de tiras de proteção e pontes.
- Anexe o sistema de calhas ao redor do perímetro do telhado.
- Execute o trabalho de aterramento.
- Limpe o telhado e retoque nos lugares certos.
Agora, conhecendo a ordem do robô, você pode começar a calcular o que precisa.
É importante destacar que a telha metálica - cuja instalação você planeja fazer com as próprias mãos - está disponível em uma grande variedade de cores.
Portanto, pense com antecedência - em que esquema de cores você deseja decorar seu telhado. Então, vamos dar uma olhada em cada um dos pontos acima.
Cálculo de material

A telha metálica é produzida na forma de grandes folhas imitando fragmentos separados sobrepostos uns aos outros. As folhas são de largura total e utilizáveis.
Ou seja, no final, a largura total é de 8 a 12 cm mais útil. Portanto, antes de tudo, preste atenção à largura de trabalho.
Observação! O número de folhas ao longo da superfície horizontal da inclinação do telhado é calculado da seguinte forma: o comprimento da folha é dividido por sua largura de trabalho e o resultado é arredondado para cima.
Todo o comprimento da linha é calculado da seguinte forma: a inclinação é medida do beiral ao cume, o tamanho da saliência da cornija e o tamanho das sobreposições (0,15 m para cada linha) são adicionados ao resultado.
Normalmente as folhas têm tamanhos padrão de 0,7 a 12,0 m, mas se desejar, você pode solicitar que sejam cortadas em um formato que seja conveniente para você. O mais conveniente, tanto para transporte quanto para instalação, é uma chapa com comprimento de 4,0 m a 4,5 m.
Na junção com uma inclinação vizinha, o comprimento da folha é selecionado para cobrir todos os chanfros inteiramente em todas as linhas.
O comprimento da folha é selecionado de forma que o ponto de corte não caia na queda ou degrau da onda. Com duas folhas em uma linha, o comprimento do fundo é selecionado de acordo com o passo da onda, adicionando 0,15 m, levando em consideração a sobreposição.
Para que a telha metálica colocada com as próprias mãos dure décadas, o principal é calcular corretamente não só a quantidade de material, mas também minimizar a probabilidade de corte das chapas.
Portanto, é importante, com base no tamanho das inclinações, escolher os tamanhos de folha ideais.
Instalação de vigas
A próxima etapa após os cálculos pode ser considerada uma seleção criteriosa de materiais e instalação do sistema de treliças.Os tamanhos mais comuns de vigas são considerados tábuas com seção de 10 × 5 cm e 15 × 5 cm.

A largura do degrau entre eles é feita de 60 cm a 90 cm, caso haja necessidade de aumentar o degrau, é realizada uma caixa adicional, caso contrário as chapas tendem a ceder.
Certifique-se de que a madeira durante a construção não esteja molhada, as tábuas e a madeira devem ser impregnadas com um anti-séptico. Antes de iniciar o trabalho, meça novamente o comprimento e a inclinação das inclinações.
Isso deve ser feito para eliminar erros no corte das tábuas e evitar distorções na execução do sistema treliçado.
Após a instalação do sistema principal, uma placa de cornija é fixada, dando rigidez adicional.
A seguir, deve-se distinguir a tábua frontal, que é fixada com pregos na ponta da viga. A placa também serve para dar resistência adicional à estrutura. O arquivamento das saliências do telhado é feito de forro ou holofotes especiais de plástico ou metal.
Observação! É importante deixar a ventilação entre o revestimento e o espaço do telhado. Se os elementos de encadernação não forem perfurados, você terá que fazer um ou mais furos em cada prancha. O painel de madeira é então impregnado com um composto antifúngico, depois pintado ou envernizado. Se desejar, você pode instalar elementos de iluminação no arquivamento.
Este artigo pode ser utilizado como guia para a instalação de telhas metálicas, pois, ao estudá-lo, você não terá problemas por inconsistência nas ações.
Lembre-se de que, ao pular qualquer operação ou considerar supérfluo realizá-la, você perde o resultado final e a vida útil do seu futuro telhado.
Instalação de ganchos de calha
A próxima etapa da obra deve ser a instalação de ganchos especiais - suportes de futuras calhas. Eles estão presos às vigas ou à placa da cornija.
Em qualquer caso, é recomendável instalá-los antes de aplicar o revestimento final. As ranhuras são feitas primeiro na placa ou nas vigas, onde a perna dos ganchos é inserida, depois cada gancho é dobrado na ranhura e aparafusado com um parafuso auto-roscante.
Se, no entanto, os ganchos tiverem que ser instalados após o assentamento dos ladrilhos, eles serão fixados no painel frontal. Nesse caso, é melhor usar ganchos curtos.
Instalação de uma torta de cobertura
Agora você pode começar a colocar barreira de vapor, isolamento e impermeabilização. O filme de barreira de vapor é anexado ao interior das vigas.
É necessário para que o vapor de dentro do prédio não caia na camada de isolamento e não cause deterioração. Especialmente na estação fria, quando a sala está mais quente do que do lado de fora, a umidade se condensa no espaço sob o teto.
Instalando-se em um aquecedor, ele é capaz de inutilizá-lo rapidamente.
Antes de fazer a instalação final de uma telha metálica com as próprias mãos, é necessário preparar cuidadosamente a base para ela. Por dentro, o teto é revestido com um filme, que é mais fácil de prender com um grampeador.
Agora você pode colocar o isolamento de lã mineral em uma ou duas camadas (como preferir). Pode ser colocado antes do revestimento da barreira de vapor, de dentro do telhado, ou depois, mas do lado de fora do telhado.
Conselho! Se um telhado frio for planejado (por exemplo, em um anexo), uma camada isolante pode ser dispensada.Mas é melhor não ignorar a impermeabilização, pois a probabilidade de vazamentos aumenta muito neste caso.
As películas especiais de impermeabilização são projetadas de forma que possam passar e remover o vapor de dentro da sala, mas não permitem a entrada de umidade.
Existem várias categorias principais de material de proteção:
- Tipo clássico. Requer ventilação de circuito duplo. Ou seja, entre o isolamento e a camada de isolamento e entre o isolamento e o material de cobertura. A folga para ventilação em ambos os casos deve estar entre 30mm e 50mm.
- membranas de difusão. Eles precisam de ventilação de circuito único - entre eles e o telhado. A membrana neste caso pode ser colocada diretamente na camada de isolamento, a folga é de 30mm a 50mm.
- Os filmes são anticondensados. Eles precisam de ventilação de circuito duplo, com uma lacuna, como nas duas primeiras opções. As propriedades especiais desses materiais são um revestimento especial de lã. Com um aumento do nível de umidade, este revestimento coleta uma quantidade bastante grande de água. Adere ao revestimento e não escorre em forma de gotas. Então, com a diminuição da umidade, simplesmente seca e evapora.
Depois que o bolo de cobertura estiver pronto, todos os elementos que o acompanham estão decorados, é hora de colocar o acabamento.
Agora você pode considerar em detalhes o procedimento de instalação de telhas metálicas no telhado. Depois de calcular a quantidade de material, adquira uma furadeira, parafusos auto-roscantes e você poderá prosseguir com o trabalho.
Colocando a camada de acabamento
Como o revestimento final não pode ser aplicado diretamente sobre a impermeabilização, é necessário fazer um caixote.
O avental ao redor da chaminé deve ser organizado primeiro por dentro, pegando as faixas adjacentes.

O tubo deve ser ranhurado ao longo do perímetro, fazendo uma ranhura com cerca de 15 mm de profundidade, ligeiramente inclinada para cima. Em seguida, retira-se o impermeabilizante sobre a tubulação, com sobreposição de cerca de 5 cm, devendo-se, no ponto de saída da tubulação, envolvê-la com filme.
Nesta fase já se pode finalizar a obra, pois o acabamento final com avental externo deve ser feito após o assentamento dos ladrilhos.
Você pode prosseguir diretamente para a colocação de ladrilhos. É necessário usar sapatos e roupas confortáveis e macios, e cuidar da segurança, prendendo-se com uma corda ou cinto de segurança.
Com cuidado, para não danificar a pintura da telha metálica, chapa por chapa, levante o material sobre o telhado.
Se for planejado colocar as folhas em uma linha, o primeiro fragmento é colocado da direita para a esquerda, alinhado estritamente ao longo da linha da cornija e anexado parafuso auto-roscante para telhas metálicas no centro. Esta fixação é temporária, pelo que deve ser aparafusada ligeiramente. Com uma sobreposição na anterior, coloque a próxima folha e prenda-a na primeira.
Depois que todas as folhas são colocadas na mesma sequência e fixadas juntas, elas podem ser fixadas na caixa. A última peça da linha não é anexada até que a próxima linha seja colocada.
Deitada em várias fileiras, a segunda folha deve ser colocada na primeira, novamente, da direita para a esquerda, e presa uma à outra. O terceiro fragmento é colocado à esquerda do inicial e o quarto é colocado acima do terceiro. Ao engradado e entre si, as chapas são inicialmente fixadas levemente para facilitar o alinhamento antes da fixação final.
Cada linha subseqüente desliza sob a anterior. Você deve se mover de baixo para cima - da faixa da cornija até a crista.Antes de finalmente aparafusar a telha metálica, certifique-se de que todas as folhas e fileiras fiquem uniformemente em relação às saliências e entre si.
Compre parafusos auto-roscantes com cabeças pintadas na cor do revestimento. Eles devem ser equipados com arruelas especiais que garantem o aperto dos orifícios de montagem. Caso contrário, a água penetrará sob o revestimento nesses locais.
Após a fixação definitiva das telhas ao caixote, deverá ser feito um avental de cumeeira, bem como um avental superior na junção da chaminé. Em seguida, um sistema de drenagem é montado, o aterramento é feito, as saídas de antena são processadas, retentores de neve, etc.
Agora que você aprendeu a instalar uma telha metálica com as próprias mãos, o trabalho será fácil e sem complicações.
O artigo te ajudou?