A escolha do material de cobertura não é uma tarefa fácil, porque você deseja que o telhado seja forte, confiável e bonito, mas ao mesmo tempo não custaria dinheiro proibitivo. Vamos tentar responder à pergunta: qual é o melhor perfil de metal ou telha de metal?
O conforto da situação na casa depende muito da qualidade da cobertura. Portanto, a escolha de um ou outro material para cobertura não é uma tarefa fácil e requer uma análise criteriosa.
Cobrir o telhado com metal para muitos desenvolvedores é a melhor saída. Este revestimento é durável e, devido à presença de revestimentos protetores, dura bastante tempo.
Mas o que é melhor do que uma telha metálica ou um perfil metálico?Vamos tentar entender o problema, descobrindo as vantagens de cada um desses materiais, além de chamar a atenção para suas deficiências.
cobertura

Este material de cobertura é chamado de forma diferente - perfil de metal, papelão ondulado, perfil, etc. Distingue-se pela espessura da chapa, a altura da nervura e o degrau entre as nervuras.
Na construção industrial, é utilizado principalmente papelão ondulado galvanizado e, na construção de casas particulares, é utilizado material com revestimento de polímero.
Vantagens de um perfil metálico
Este material de cobertura tem uma série de vantagens inegáveis, graças às quais é muito popular entre os promotores privados.
As vantagens do papelão ondulado incluem:
- Tecnologia de instalação simples, que permite que os artesãos domésticos realizem o trabalho por conta própria;
- A leveza das chapas, permitindo a realização de trabalhos sem o envolvimento de equipamentos;
- Altas qualidades anticorrosivas, resistência às intempéries e ultravioleta;
- A durabilidade do revestimento e sua alta estanqueidade;
- Atratividade externa devido à presença de uma camada de polímero colorido;
- Resistente ao fogo.
Além disso, ao contrário de um material de cobertura tão popular quanto as telhas metálicas, o perfil metálico tem um preço razoável e é perfeito para construções econômicas.
As desvantagens da cobertura corrugada, talvez, incluam um alto nível de ruído durante a chuva.
Telha metálica para telhados

A cobertura metálica é um dos tipos de coberturas mais populares. A aparência do material imita o revestimento de ladrilhos naturais, por isso parece extremamente atraente.
Os fabricantes produzem telhas metálicas em cores diferentes, para que cada incorporador possa escolher o material mais adequado para sua casa.
Vantagens das telhas metálicas
- Peso leve. Assim, um metro quadrado de cobertura de telha natural pesa aproximadamente 40 kg e telhas metálicas - 4,5 kg;
- Durabilidade (o período de garantia para algumas amostras de material é de 25 anos e a vida útil pode chegar a meio século);
- Tecnologia de instalação simples;
- segurança contra incêndios;
- Excelente aparência. O desenvolvedor tem a oportunidade de escolher não só a cor do revestimento, mas também sua textura (fosco, brilhante, metálico, etc.)
As desvantagens das telhas metálicas incluem o fato de que durante as chuvas o telhado faz muito barulho, bem como um preço bastante alto, se compararmos materiais de cobertura perfil metálico - telhas metálicas.
Características da produção de telhas metálicas e papelão ondulado
Para a produção dos dois materiais de cobertura mencionados, é utilizado aço para coberturas. No entanto, para telhas metálicas, são utilizadas chapas mais finas (0,4-0,6 mm, dependendo do tipo de produto) do que para a produção de perfis metálicos (este material requer aço com espessura de 0,5 - 1,2 mm).

Como resultado, uma folha de ladrilho de metal pesará um pouco menos do que uma folha semelhante. coberturas. E o peso mais leve do material facilita a instalação e o reparo do revestimento.
O tipo de revestimento de polímero afeta a durabilidade do material. O revestimento mais barato, mas também o de vida mais curta, que pode ser tanto em papelão ondulado quanto em telhas metálicas, é o poliéster.
Outros tipos de revestimento (por exemplo, Pural) criam uma camada protetora mais confiável, mas esse material também custará mais.
A principal diferença na produção de materiais como papelão ondulado e telhas metálicas é o perfil que é formado sobre uma chapa de aço.
Para papelão ondulado - são apenas ondas (com seção retangular ou redonda) e para ladrilhos de metal - um padrão que imita ladrilhos dispostos em fileiras.
Naturalmente, a primeira opção é menos atraente do ponto de vista estético, mas permite formar reforços, de modo que certas marcas de papelão ondulado são usadas não apenas para coberturas, mas também para a construção de estruturas de suporte de carga.
A tecnologia de montagem de uma placa de metal e um perfil de metal tem muito em comum, por isso é extremamente difícil determinar inequivocamente um perfil de metal ou uma placa de metal - o que é melhor.
Portanto, tanto um quanto outro material durante a instalação:
- É proibido cortar com retificadora, pois isso leva à queima do revestimento de polímero e ao rápido desenvolvimento da corrosão de uma chapa de aço desprotegida.
- Para o corte transversal de chapas, não é recomendado o uso de simples tesouras de metal, pois o perfil é extremamente fácil de enrugar, mas as chapas podem ser cortadas no sentido longitudinal com esta ferramenta.
- Para fixar o material ao telhado, são utilizados parafusos auto-roscantes com arruelas de pressão feitas de um grau especial de borracha, que, comprimindo ao torcer, criam uma junta hermética.
- É necessário aparafusar o parafuso auto-roscante na deflexão da onda, e não na sua crista, pois caso contrário é impossível obter uma ligação forte.
- As folhas são colocadas de baixo para cima, enquanto nas juntas é necessário sobrepor.
- Se no processo de cortar o material ou aparafusar os parafusos, se formar serragem ou cavacos, eles devem ser removidos imediatamente da superfície, caso contrário, enferrujam rapidamente e prejudicam a aparência do revestimento.
- Arranhões formados no processo de trabalho, bem como pontos de corte, devem ser imediatamente tingidos com tinta adequada de lata de aerossol para evitar o desenvolvimento de corrosão no local do dano.
conclusões
Assim, é impossível dar uma resposta exata à questão colocada, o incorporador terá que decidir por conta própria: uma telha metálica ou um perfil metálico - o que é melhor para construir sua própria casa?
Se a atratividade externa combinada com a confiabilidade é muito importante para o comprador, mas, ao mesmo tempo, ele não é muito limitado em recursos, ele pode ser aconselhado a escolher uma telha de metal.
Com esse material, é fácil criar um telhado que imite bem uma cobertura de telha natural, especialmente se você escolher uma variedade com montagem oculta.
Se para o cliente em primeiro lugar está a fiabilidade coberturas de telhado e a acessibilidade do seu preço, e a componente estética, embora incluída na lista de parâmetros necessários, está longe de ser colocada em primeiro lugar, então um perfil metálico será a melhor escolha.
Deve-se lembrar que a aquisição de material de cobertura por si só não é suficiente para criar um telhado.
Você também precisará de materiais para impermeabilização e isolamento, bem como uma variedade de elementos adicionais, fixadores especiais e acessórios necessários como protetores de neve, cabos para antenas e tubos de ventilação, etc.
material de cobertura e é aconselhável comprar todos esses componentes do mesmo fornecedor para que não difiram na cor.
O artigo te ajudou?