Como forma de arrumar o telhado, muitos hoje optam por cobrir o telhado com telhas metálicas com as próprias mãos. Devido às suas propriedades, a telha metálica como cobertura distingue-se pela fiabilidade e durabilidade - o que significa que, depois de equipar o telhado, pode esquecer-se de se preocupar com o seu estado durante muitos anos.
Além disso, os telhados de metal têm uma aparência atraente - sua cor brilhante praticamente não desbota com o passar dos anos, então sua casa parecerá nova mesmo depois de algumas décadas após a reforma do telhado.
A estrutura da telha metálica
O que é uma telha metálica?

As excelentes propriedades de consumo das telhas metálicas (resistência, confiabilidade, durabilidade, resistência à corrosão) são explicadas por sua estrutura multicamadas.
A base de uma chapa metálica é uma chapa de aço (espessura do metal - de 0,4 a 0,7 mm, dependendo da marca). Para evitar a corrosão, o metal é coberto com uma camada de passivação, que inclui compostos de alumínio-zinco.
Várias camadas protetoras são aplicadas sobre a passivação e, em seguida, um revestimento de polímero.
Dependendo do tipo de polímero utilizado, distinguem-se diferentes tipos de telhas: telhas metálicas com revestimento de poliéster, telhas metálicas com revestimento de poliéster fosco e também com revestimento de plastisol.
No topo da camada de polímero, alguns fabricantes aplicam uma camada de verniz protetor, que aumenta as propriedades repelentes à água da telha metálica e também reduz o efeito dos raios ultravioleta no material.
Como resultado, o ladrilho de metal coberto com esse verniz queima e descolore mais lentamente.
Preparação do telhado
Colocar telhas de metal no telhado requer uma série de trabalhos preparatórios.
A preparação do telhado para a colocação de telhas metálicas inclui:
- Arranjo de impermeabilização
- A construção da caixa
- impermeabilização coberturas metálicas faça você mesmo é criado diretamente no topo das vigas do telhado (neste caso, a distância entre as pernas da viga deve ser de 1,2 a 1,5 metros). Para a disposição de uma camada de impermeabilização sob uma cobertura metálica, recomenda-se a utilização de materiais impermeabilizantes especializados com camada absorvente.A película de impermeabilização é aplicada com uma composição absorvente voltada para a sala, enquanto a flacidez da película nas áreas livres entre as vigas não deve exceder 20 mm. Para facilitar a instalação, a maioria dos fabricantes coloca marcações ao longo das bordas do filme indicando a quantidade de sobreposição.
- A película impermeabilizante é fixada nas vigas com grampeador com grampos galvanizados. Também é permitido fixar o filme nas vigas com pregos galvanizados. Fixamos o impermeabilizante na direção de baixo para cima: primeiro fixamos a impermeabilização próximo à orla e só então subimos até a cumeeira.
Observação! Se for planejado isolar o telhado, uma camada de material de barreira de vapor também é colocada junto com a camada de impermeabilização. Isso evitará a formação de condensado na espessura do telhado e protegerá o material de isolamento térmico de molhar.
- Concluída a impermeabilização, a tecnologia de cobertura da cobertura com telhas metálicas prevê a construção de um caixote. A caixa é uma armação de vigas de madeira rigidamente fixadas às vigas no topo da impermeabilização, às quais são fixadas diretamente placas de telhas metálicas.
- Para a construção da caixa, utilizamos vigas de madeira ou tábuas grossas tratadas com anti-séptico para evitar que a madeira apodreça quando molhada. Você também pode usar um perfil de aço galvanizado perfurado para a caixa.
- Colocamos a caixa sobre a impermeabilização equipada, fixando-a através de barras de 50 mm - as chamadas contra-ripas. O sistema de contra-carris não só protege a impermeabilização de danos, mas também fornece ventilação ao telhado, evitando a condensação.
Após a conclusão da instalação preliminar do telhado sob a telha metálica, você pode prosseguir diretamente para o trabalho de instalação. No entanto, muitas vezes é necessário ajustar as chapas de telhas metálicas à configuração necessária.
Corte de telhas metálicas

Como mostra a prática, é melhor aparar a telha metálica no tamanho antes de levantá-la para o telhado. Porém, em alguns casos, a poda corretiva é permitida imediatamente antes da fixação.
A rigor, é indesejável cortar chapas de ladrilhos metálicos - ao cortar, a integridade das camadas protetoras é violada, o metal fica exposto - e, portanto, existem pré-requisitos para corrosão em um telhado de metal.
E, no entanto, se for necessário cortar (por exemplo, ao organizar o telhado de um telhado inclinado), as seguintes regras devem ser observadas:
Para cortar, use uma serra circular ou uma serra tico-tico. O uso de um moedor é altamente indesejável!
- Um corte com um metal aberto da camada interna deve ser coberto com tinta para proteção contra corrosão.
- As telhas com seções cortadas são colocadas com um corte sob as folhas inteiras, minimizando o contato da linha de corte com a precipitação atmosférica.
- Após a conclusão do corte preliminar, passamos para o telhado e iniciamos a instalação do telhado diretamente.
Instalação de coberturas metálicas
Se a poda for feita corretamente e a caixa for confiável, a instalação do telhado não deve apresentar nenhuma dificuldade particular:
- Para fixar as telhas metálicas nas vigas do caixote, utilizamos parafusos auto-roscantes para metal (4,5x25 e 4,5x35mm) de cabeça octogonal.Para garantir uma fixação mais segura, fornecemos cada parafuso auto-roscante com uma arruela de vedação.
- A fixação de folhas de material de cobertura é realizada com perfuração preliminar de telhas metálicas. Não é necessário apertar parafusos autorroscantes "para fins lucrativos" - o risco de danos às camadas protetoras é alto. O consumo de parafusos auto-roscantes para fixação de chapas de ladrilhos metálicos é de 7 a 10 peças / m2, no entanto, para telhados de formato irregular, a vazão pode quase dobrar.
- Montagem telhado de duas águas, começamos a colocar folhas de material de cobertura de uma das extremidades. Se o telhado tiver uma configuração de tenda, movemo-nos de cima para baixo, deslocando-nos gradualmente para os lados.
telhados
- A telha metálica pode ser colocada tanto pela extremidade direita como pela esquerda do telhado. Além disso, se a colocação for feita à direita, a borda da folha é colocada em cima da fixa e, se for à esquerda, a folha é enrolada sob a já colocada.
- Alinhamos as chapas de ladrilhos metálicos ao longo da cornija e ao longo do comprimento e procedemos à sua fixação. Além disso, fixamos as chapas na zona de sobreposição - para que nosso telhado fique ainda mais forte e confiável.
- Após a colocação dos ladrilhos nas encostas, procedemos à instalação dos elementos finais. Na cumeeira da cobertura preenchemos a cumeeira, à qual fixamos os elementos da cumeeira da telha metálica com parafusos auto-roscantes. Em locais onde o telhado fica adjacente a superfícies verticais, colocamos as chamadas tiras de topo. Nestes locais também é aconselhável colocar uma camada adicional de impermeabilização.
É melhor dominar a técnica de organizar um telhado de uma telha metálica em telhados de formas simples. Mas se você lidar com o arranjo de um telhado simples, poderá lidar com uma variedade de tipos de telhados de metal!
O artigo te ajudou?