É impossível encontrar quartos sem janelas em novos edifícios, mas ao reescalonar um apartamento, esses quartos costumam aparecer. Organizar uma sala sem janelas não é difícil se você conhecer as regras básicas. Vejamos como organizar adequadamente essa sala.
O que procurar ao organizar uma sala sem janelas?
Antes de tudo, você deve desenvolver um projeto de design para a sala e usar o espaço de forma racional. Existem várias regras para decorar uma sala sem janelas:
- Escolha branco para o teto. Isso tornará a sala mais confortável e iluminada. Uma boa opção seria tetos esticados brilhantes.
- Escolha móveis e itens de decoração para que não ofusquem o espaço. Sem tons escuros - apenas cores claras e alegres.
- O uso de estruturas de vidro e espelho ajudará a adicionar leveza e luz.
- Escolha revestimentos brilhantes - eles refletirão os raios que entram na sala e os espalharão pelo espaço.
- As divisórias da sala podem ser feitas de blocos de vidro. Eles cobrem completamente o interior da sala, mas permitem que a luz dos quartos vizinhos penetre através deles.
- A melhor escolha de porta é o vidro fosco. Também ajudará a luz de outras salas a entrar na sala sem janelas.
- Superfícies de cromo e cobre expandem perfeitamente a sala, o que geralmente é verdade para essas salas.
Como escolher as fontes de luz certas?
Se você está planejando tornar habitável uma sala sem janelas, leve a sério sua escolha de fontes de luz. Como a luz do sol não pode penetrar na sala, sua imitação deve ser criada. Para isso, uma grande lâmpada ou lustre não será suficiente. A solução mais eficaz é colocar várias fontes de luz na sala. Quanto mais deles, mais brilhante a sala ficará.
Somente ao usar iluminação de diferentes posições é possível obter a imitação da luz do dia, que é a principal tarefa dos proprietários.
Observação! Com o design correto de uma sala sem janelas, você não pode exibir as lâmpadas. A iluminação deve ser natural, o que significa que sua fonte pode ficar escondida em um nicho ou ocupar seções do teto. Lembre-se de que o fluxo principal de luz deve vir de cima.
A luz das lâmpadas não deve atingir fortemente os olhos. Como seu objetivo é se assemelhar a um fluxo de luz do dia, você deve escolher apenas as fontes que fornecem um brilho suave e difuso que não apenas iluminou, mas também preencheu uma parte significativa do espaço. Não pare nas lâmpadas comuns, porque elas não têm esse efeito.
Para que o espaço fique arejado e mais iluminado, pode-se utilizar uma faixa de LED. Se a sala tiver várias mesas de cabeceira, armários, mesas que ocupam a sala, você pode colocar uma fita entre elas que refletirá a luz e, portanto, ampliará o espaço. Ao projetar uma sala sem janelas, não se esqueça que a principal desvantagem, a falta de luz do dia, pode ser totalmente eliminada se você escolher a sala certa para decorar e torná-la mais clara, arejada e iluminada.
O artigo te ajudou?