No final do sistema de treliça, a questão de como colocar a telha metálica torna-se relevante. Para começar, é recomendável fazer medições de controle das encostas, pois durante o processo de construção podem ocorrer pequenos desvios dos valores de projeto.
É necessário verificar o nivelamento e a esquadria do telhado medindo as diagonais das inclinações. Defeitos insignificantes na retangularidade da base podem ser ocultados nas extremidades com elementos adicionais.
O tamanho principal que determina o comprimento das chapas de metal é a largura da encosta (do beiral ao cume). É determinado levando em consideração a saliência da telha metálica do beiral da cobertura em 40 mm.
Se a largura do declive for superior a 6-7 m, as folhas são quebradas em 2 ou mais pedaços, sobrepostos em 150 mm.Telhados de chapas longas terão menos juntas, no entanto, trabalhar com chapas compridas é menos conveniente do que com chapas mais curtas.
Com as flutuações diárias de temperatura, a condensação se forma na superfície interna desse telhado. Além disso, a evaporação que sobe do interior da habitação é convertida em água sob a influência do ar frio do espaço sob o telhado.
O excesso de umidade leva ao umedecimento do isolamento e, consequentemente, à perda de suas características térmicas, formação de gelo, congelamento do telhado, apodrecimento da caixa e caibros, umidade e mofo, danos ao sótão e acabamentos internos.
Para evitar tudo isso, antes de colocar a telha metálica, é colocado um isolamento térmico de espessura suficiente e protegido da condensação da lateral do piso de ladrilho com uma película impermeabilizante, e da lateral das instalações - com uma película de barreira ao vapor.
Para remover a umidade do espaço sob o telhado, a ventilação natural é organizada de forma a garantir a passagem desimpedida do ar para a cumeeira a partir dos beirais.
Para isso, entre a impermeabilização e a telha metálica, com o auxílio de uma contra-treliça e uma grade, é disposta uma fresta de ventilação com altura de aproximadamente 40-50 mm.
Ao arquivar saliências do telhado fornecem ranhuras de 50 mm de largura, enquanto orifícios especiais são liberados na vedação da aresta.
dispositivo de impermeabilização
Na instalação da impermeabilização, são utilizadas películas especiais do tipo membrana, cujo princípio é impedir a penetração da umidade no isolamento pela lateral da cobertura e a capacidade de passar o ar úmido do interior para o vão de ventilação.
Rolos de filme impermeabilizante são enrolados horizontalmente ao longo das vigas, partindo do beiral e proporcionando um arqueamento de 20 mm. Os painéis são colocados com uma sobreposição de 150mm.
Mencionamos o dispositivo de isolamento e barreira de vapor em um de nossos artigos anteriores, portanto, passaremos imediatamente para o dispositivo da base da telha metálica - a caixa.
instalação de torneamento

Sobre a questão de como colocar corretamente o ladrilho de metal, você pode dizer com confiança - com a ajuda de caixas confiáveis \u200b\u200be de alta qualidade. As regras para instalar a caixa são as seguintes:
- caixote são constituídos por vigas com tratamento anti-séptico de aproximadamente 50 * 50 mm com secção ou tábuas com secção de 32 * 100 mm.
- Primeiro, sobre a impermeabilização, contra-treliças de 50 * 50 mm são pregadas nas vigas ao longo de seu comprimento, após o que as ripas (tábuas) das ripas são fixadas a elas.
- A primeira ripa da cornija é selecionada 10-15 mm mais espessa que as outras.
- O degrau desde o início da primeira viga da caixa até o meio da segunda deve ser de 300-350 mm, dependendo do tipo de ladrilho.
- O passo ao longo dos eixos das barras restantes é disposto igual a 350-400 mm, novamente a partir do tipo de ladrilho.
- Com uma distância entre as vigas de mais de 1000 mm, são utilizadas barras maiores.
- Ao redor de janelas de telhado, chaminés, em vales, etc., o caixote é solidificado.
- Duas vigas adicionais são pregadas em cada lado da barra de cumeeira.
- As tiras de extremidade são levantadas acima do nível geral da caixa pela altura da onda (perfil) da telha metálica.
Conselho! Mova-se ao longo do telhado de uma telha de metal estritamente com sapatos macios, enquanto pisa na deflexão da onda. Além disso, o instalador deve dispor de meios de seguro e proteção.
Dispositivo Valley

Em locais de juntas internas do telhado, uma barra do vale inferior é fixada a uma caixa contínua com a ajuda de parafusos auto-roscantes. Ao unir as pranchas, é fornecida uma sobreposição de 100-150 mm, dependendo do ângulo do telhado.
Em seguida, são montadas chapas de telhas metálicas, que passaram por marcação e recorte adequados. No topo da junta de folhas, que por si só tem um aspecto desagradável, é colocado um elemento decorativo - a barra do vale superior.
Instalação de telhas metálicas nas junções
Para garantir a estanqueidade da junção da cobertura metálica às paredes do talude, chaminés, etc. os elementos organizam um avental interno:
- Para sua fabricação, são utilizadas as barras de junção inferiores. Eles são aplicados nas paredes de uma barreira vertical e uma marca é feita na borda superior da barra.
- Em seguida, perfuram o estroboscópio com a ajuda de um esmeril ao longo da linha pretendida. Ao final do processo, a poeira é retirada e o estroboscópio é lavado com água.
- O avental interno começa a ser montado a partir da parede inferior da barreira. A barra de junção inferior deve ser cortada no local, montada e fixada com parafusos autorroscantes.
- Da mesma forma, o avental é instalado nas paredes restantes, não esquecendo de prever sobreposições da ordem de 150 mm para eliminar a possibilidade de vazamentos.
- A borda da barra, que é inserida no estroboscópio, é selada, após o que uma gravata é enrolada sob a borda inferior do avental interno - uma folha plana projetada para drenar a água.É direcionado para o beiral do telhado ou para o vale. Com a ajuda de um alicate e um martelo, é feito um aro ao longo da borda da gravata.
- Acima da gravata e do avental interno, são instaladas chapas de metal.
- Após a conclusão da instalação da cobertura do telhado em torno da barreira vertical, procede-se à implementação e instalação de um avental decorativo externo, composto pelas faixas superiores adjacentes. O avental é montado de forma semelhante ao interno, porém, sua borda superior não é inserida no estroboscópio, sendo fixada diretamente na parede.
O dispositivo de um piso de cobertura de folhas de uma telha metálica
Agora considere como colocar corretamente o ladrilho de metal:

- A primeira folha de revestimento é alinhada ao longo da extremidade do telhado e fixada na cumeeira com um parafuso auto-roscante. A remoção da folha neste caso em relação aos beirais é fornecida igual a 40 mm.
- A próxima folha é sobreposta na primeira folha ao instalar o telhado da direita para a esquerda, ou a borda da segunda folha é colocada sob a borda da primeira folha ao instalar da esquerda para a direita.
- Na parte superior da sobreposição, as chapas são conectadas com parafusos auto-roscantes sem fixação na caixa de forma que possam girar juntas em relação ao parafuso auto-roscante, que segura a primeira chapa próximo à cumeeira.
- A terceira folha é colocada por analogia com a segunda. Todas as 3 folhas que estão presas juntas devem ser alinhadas paralelamente aos beirais.
Conselho! Se houver uma película protetora no ladrilho de metal adquirido, ela deve ser removida sem falhas.
- O encaixe das folhas ao longo do comprimento (se necessário) é realizado colocando primeiro duas folhas extremas da linha inferior e, em seguida, duas folhas da linha superior acima delas. Neste caso, a ligação e o alinhamento são feitos ao longo da extremidade da cobertura.
- A parte inferior das chapas de ladrilhos metálicos é fixada com parafusos através de uma onda até a parte inferior da onda. As fileiras subsequentes de parafusos autorroscantes são aparafusadas em um padrão quadriculado por meio de uma onda.
- Na sobreposição lateral, as telhas são fixadas com parafusos auto-roscantes ao longo das cristas de cada uma das ondas. Para cada metro quadrado do telhado, 6-8 parafusos auto-roscantes devem ir.
A ilustração mais completa de como colocar uma telha metálica - vídeo, está postada no final deste artigo.
Fixação de elementos de cobertura adicionais

- Os suportes de calhas são instalados no trilho inferior da terça de acordo com as instruções de instalação fornecidas com os elementos do sistema de calhas. Ao fixar os suportes, deve-se observar que a borda da calha deve estar localizada 25-30 mm abaixo da borda do deck do telhado. Isso é necessário para evitar danos às calhas quando as camadas de neve saem do telhado.
- Ao instalar um sistema de calhas com seção transversal retangular, a calha é inserida e fixada em suportes. Em seguida, uma prancha do tipo cornija é presa à caixa, e a borda da calha deve se sobrepor à borda inferior da prancha. A película impermeabilizante deve ser colocada sobre a faixa de cornija para garantir que a condensação drene da película para a calha.
- Ao instalar um sistema de calha com seção transversal circular, a calha é inserida e fixada nos suportes, enquanto conduz a borda da calha na saliência de fixação do suporte. Uma prancha do tipo cornija é presa à caixa de modo que sua borda inferior se sobreponha à borda da calha. A película de impermeabilização da cobertura é removida da mesma forma que no caso anterior.
- Nas extremidades do telhado, as tiras finais são fixadas.Eles são fixados em incrementos de 500-600 mm usando parafusos autorroscantes. Uma sobreposição de 50 mm é fornecida entre as pranchas. As ripas podem ser aparadas conforme necessário.
- Em seguida, organize as guarnições do cume. Eles vêm em dois tipos: redondos e planos. A instalação de uma tira de cumeeira redonda começa com a fixação com parafusos auto-roscantes ou rebites de buchas cônicas ou planas ao longo de suas extremidades (dependendo do formato do telhado). Para sarrafos de cumeeira plana, não são usados tampões.
Uma vedação encaracolada também deve ser colocada na crista, na qual os orifícios de ventilação são previamente liberados. É sobre ele que é montada a tira de cumeeira, que é então fixada com parafusos auto-roscantes especiais de 80 mm de comprimento a cada segunda onda da telha metálica. Uma sobreposição de 100 mm é realizada entre as ripas da cumeeira.
Instalação de guarda-corpo

Para garantir o movimento seguro no telhado durante a manutenção, uma grade vertical é fixada ao nível dos beirais. trilhos do telhado. A caixa sob ela é solidificada.
Os suportes da cerca são fixados com parafusos galvanizados 8 * 60 nos locais das deflexões das ondas da telha metálica através de uma junta de borracha, a chapa do telhado na viga de suporte.
O suporte é ajustado de acordo com o ângulo do telhado. O espaçamento entre os suportes é de 900 mm. Depois de fixar os suportes, uma cerca é pendurada neles. Nos pontos de junção dos suportes com as seções da cerca, são feitos furos nas travessas superior e inferior da seção, bem como no suporte.
Através desses orifícios, as seções são fixadas aos suportes por meio de parafusos.Os orifícios da travessa superior são tapados com tampões de polietileno e, após a conclusão da instalação, os pontos de junção das seções são submetidos a vedação.
Instalação de protetor de neve
Para evitar avalanches de neve do telhado, providencie a instalação de um suporte de neve especial:
- A caixa sob ela é sólida, enquanto a distância entre os suportes que servem como suportes é de 1000 mm. A distância até as extremidades do protetor de neve é de 500 mm.
- Monte o dispositivo da mesma forma que instala uma cerca de telhado.
- O protetor de neve é instalado a aproximadamente 350 mm do beiral do telhado.
- Com uma largura de inclinação de mais de 8 m, um suporte de neve adicional é instalado. Além disso, sua instalação é obrigatória acima das clarabóias.
Conselho! Como opção mais econômica, pode-se utilizar apenas uma barra porta-neve, que é fixada através de uma onda com o auxílio de parafusos de cumeeira na caixa juntamente com uma barra de reforço. A borda inferior do dispositivo de fixação é fixada às chapas de metal com parafusos auto-roscantes comuns.
Examinamos o processo de se tornar uma cobertura metálica em detalhes. Se você precisa de uma representação mais visual da execução desse tipo de trabalho, um vídeo temático pode ajudá-lo: como colocar uma telha metálica.
O artigo te ajudou?