O que é design funcional e como aplicá-lo em seu apartamento

O design de um espaço de convivência não deve ser apenas agradável aos olhos, mas também funcional. Esta definição refere-se ao uso eficiente de objetos e elementos circundantes, e o ideal a esse respeito quase nunca é alcançado, mas os compromissos ideais podem ser encontrados quando o design e a funcionalidade são combinados.

O que é um interior funcional

Funcionalidade em relação ao interior de uma sala é a capacidade de usar os objetos nela ou realizar algumas ações com eles (de preferência úteis). Os elementos funcionais na maioria dos casos incluem:

  • peças de mobiliário;
  • técnica;
  • elementos adicionais (cabides, dispositivos de iluminação).

Apesar de uma pequena lista desses objetos, pode ser difícil encontrar a combinação certa deles, especialmente se o apartamento for pequeno ou tiver um layout complexo.

Solução de planejamento

Antes de decorar o interior, antes de mais nada, é preciso trabalhar no layout. Envolve tomar uma decisão sobre o arranjo dos principais objetos dimensionais (em particular, móveis) e, se necessário, a transferência ou instalação de paredes adicionais. O ponto principal nas decisões de planejamento é a escolha da disposição dos móveis. É um erro acreditar que quanto mais móveis - mais funcionalidade. O resultado de tal excesso de zelo pode ser o oposto, e será difícil usar esses itens, e o apartamento parecerá confuso e desconfortável.

Mas com todo o desejo de alcançar a funcionalidade máxima, você não deve esquecer a necessidade de economizar espaço para atividades ativas e apenas para garantir a passagem livre. Isso é especialmente verdadeiro para a cozinha, onde esse espaço deve ser fornecido na área de trabalho e ao redor da mesa de jantar. Antes de tomar uma decisão final, você deve visualizar o resultado final. Você pode imaginar como vai se movimentar pelos cômodos acabados e usar os móveis e outros itens. Por conveniência, você pode delinear aproximadamente as dimensões dos objetos pretendidos com um lápis no chão.

Leia também:  Cozinha-sala de jantar: recursos de planejamento e zoneamento competente

Perguntas de composição

É importante ter uma ideia sobre uma característica dos itens de interior como “peso visual”. Sob ela supõe-se a impressão que este ou aquele objeto causa no interior geral.Assim, independentemente do tamanho e configuração, os objetos escuros com um grande número de elementos decorativos serão visualmente mais “pesados” do que os lisos e claros. Você pode determinar o quão visualmente "pesados" ou "leves" esses itens serão para você pessoalmente, mesmo considerando as opções que você gosta nas fotos.

Mas não menos importante é o quão conveniente e agradável será usar esses itens na prática. Por mais inadequado que seja um móvel, uma luminária de chão e qualquer outro item no design, antes de mais nada você precisa avaliar como pode usá-lo pessoalmente e como "corretamente" ele se encaixará no interior e sentir isso " correção” melhor intuitivamente do que aderir a algumas fórmulas e padrões de design.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC