Produção de telhas metálicas: características do processo

produção de telhas metálicasA produção de telhas metálicas é um processo bastante complexo e de várias etapas, e suas sutilezas são claras apenas para especialistas. No entanto, ter pelo menos uma ideia geral de como são feitas as telhas metálicas é necessário para todos que planejam trabalhar com esse material de cobertura.

Afinal, somente entendendo quais operações tecnológicas são realizadas na fabricação de telhas metálicas, podemos aproveitar ao máximo todas as suas vantagens.

Cadeia tecnológica de produção de telhas metálicas

A tecnologia pela qual ocorre a produção de telhas metálicas permaneceu inalterada por muito tempo - afinal, no processo de sua formação, foi repetidamente ajustada e aprimorada por empresas fabricantes estrangeiras.

O único estágio em que as mudanças são feitas constantemente é o estágio de aplicação de um revestimento protetor de polímero.

Isso se deve ao fato de que novos tipos de polímeros tecnológicos aparecem regularmente e, junto com a mudança de materiais, as propriedades das telhas metálicas também mudam - a produção de materiais de cobertura relativamente simples é substituída modernamente pela produção de telhas modernas de alta tecnologia.


Em sua forma mais geral, a cadeia tecnológica para a produção de telhas metálicas inclui as seguintes etapas:

  • Base de metal laminado (chapa de aço galvanizado)
  • Passivação (aplicação de revestimentos protetores)
  • Aplicação de polímero protetor
  • Criação de perfil
  • Corte e embalagem

Para diferentes tipos de equipamentos, a sequência dessas etapas pode ser diferente, mas têm o mesmo resultado: na saída, obtemos uma chapa de telhas metálicas cortadas “à medida”, que é uma “torta” multicamadas à base de aço inoxidável galvanizado aço, apenas cores de ladrilhos metálicos e eu serei diferente.

O vídeo mostra o processo de produção do material de cobertura mais popular em uma máquina automática linhas para telhas metálicas Monterrey, começando com um desbobinador de bobinas de metal, depois - a estampagem perfeita de etapas em um laminador, a operação de tesouras para cortar metal (e tesouras 3D) e no final - um estoque de chapas acabadas - uma mesa receptora.

A seguir, consideraremos as principais etapas pelas quais o blank passa na linha de produção de telhas metálicas.

Leia também:  Qual é o melhor perfil metálico ou telha metálica: dicas para escolher o material de cobertura

Metais para telhas metálicas

equipamentos para a produção de telhas metálicas
Base de aço laminado

A matéria-prima para a produção de telhas metálicas é a bobina de aço galvanizado por imersão a frio laminada a quente.

O rolo de aço é instalado em um desbobinador especial, que passa o aço por um lubrificador e o alimenta no laminador.

Um fator importante nesta fase não é apenas a qualidade, mas também a espessura do metal.

É importante que o aço bobinado tenha a superfície mais uniforme e lisa, pois qualquer defeito na superfície afeta negativamente a confiabilidade da fixação baseada em passivação e camadas de polímero.

Quanto à espessura do metal, os equipamentos para produção de telhas metálicas da maioria dos fabricantes são focados em trabalhar com uma peça com espessura de 0,45 a 0,55 mm.

E aqui existem várias nuances:

  • As empresas suecas de telhas metálicas tendem a usar o metal mais fino, 0,4 mm. Por um lado, a telha metálica resultante tem uma massa menor, mas, por outro lado, requer uma precisão significativa durante a instalação. Por esse motivo, algumas construtoras consideram as telhas metálicas suecas fora do padrão e se recusam a usá-las.
  • Ao contrário dos suecos, os fabricantes nacionais de telhas metálicas preferem trabalhar com uma base mais espessa; Além disso, ladrilhos metálicos sobre base espessa inevitavelmente apresentarão desvios de configuração, o que afetará necessariamente a qualidade das juntas.
  • O uso de uma base de 0,5 mm pode ser considerado ideal.Por um lado, essa telha metálica é moldada com bastante facilidade, por outro lado, possui a margem de segurança necessária. A tecnologia de fabricação de telhas metálicas sobre base de aço com espessura de 0,5 mm é amplamente utilizada por empresas finlandesas.

Aço usado para fabricantes de telhas metálicas, é submetido sequencialmente ao rolamento longitudinal.

Como resultado, obtemos uma fita com perfil característico, que, para se tornar uma telha metálica completa, carece de revestimentos protetores e moldagem final.

Leia também:  Cobertura metálica: moderna e acessível

Revestimentos de telhas metálicas

produção de telhas metálicas
Revestimento de polímero

Revestimentos protetores de telhas metálicas, variando de uma camada passivante a um verniz cobrindo o polímero, são projetados para prevenir o desenvolvimento de corrosão em uma base de aço.

Além disso, estes revestimentos conferem à telha metálica um aspecto estético e protegem-na do desbotamento sob a influência dos raios ultravioleta. Como regra, a vida útil de um telhado de telha metálica depende da qualidade do revestimento protetor.

Na maioria das vezes, a linha de produção de telhas metálicas é projetada de forma que os revestimentos poliméricos sejam aplicados automaticamente de acordo com o seguinte esquema:

  • Passivação
  • cartilha
  • revestimento de polímero
  • verniz protetor

Observação! Como regra, uma telha de metal é coberta com uma composição de polímero apenas na parte superior e apenas uma camada protetora incolor é aplicada na parte inferior.

Como um revestimento de polímero pode ser usado:

  • Poliéster - espessura da camada de até 25 mícrons, alta resistência ao desgaste, alta resistência a temperaturas extremas. A principal vantagem do poliéster é que ele não é danificado durante a moldagem, de modo que as folhas com revestimento já aplicado podem ser alimentadas para a estampagem do perfil.Além disso, o poliéster é um dos revestimentos mais baratos.
  • Pural - espessura de revestimento para telhados de metal 50 µm, agradável estrutura de superfície mate sedosa. Um revestimento mais espesso é menos resistente à moldagem, mas oferece maior resistência a fatores externos.
  • Plastisol - espessura da camada de 200 mícrons, ampla gama de cores e máxima resistência às influências mecânicas e térmicas. No entanto, as telhas revestidas com plastisol de cor escura ficam muito quentes sob os raios do sol e, portanto, desbotam ativamente.

Após a aplicação de revestimentos protetores, a telha metálica entra no mecanismo de moldagem, onde recebe o perfil adequado. Após o perfilamento, a telha metálica é cortada no tamanho e embalada.

Como você pode ver, existe uma produção bastante complexa e em várias etapas - a telha metálica passa por muitas operações tecnológicas projetadas para fornecer propriedades de alto desempenho.

Leia também:  Telha de metal Pural: propriedades, características, características

Mas o resultado é um excelente material de cobertura, com o qual é um prazer trabalhar!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC