A cobertura é uma das principais estruturas de fechamento da casa, servindo para proteger o interior do vento, frio e precipitação. Portanto, a escolha do material de cobertura e a execução do trabalho de cobertura devem ser tratadas com atenção especial. Vamos considerar como cobrir uma telha de metal se o trabalho for feito por conta própria.
Por que telhas metálicas?
Este material de cobertura é um dos mais populares entre os proprietários de casas particulares, devido às suas vantagens:
- Cascata de ladrilhos metálicos- o material é bastante durável e, ao mesmo tempo, leve. Ou seja, o revestimento criado será confiável, mas ao mesmo tempo não será necessário construir um sistema de treliça reforçada, e a instalação não exigirá o envolvimento de equipamentos.
- A telha metálica permite criar revestimentos atraentes do ponto de vista estético. Externamente, o telhado parece coberto com telhas reais. Uma ampla gama de cores do material e uma variedade de texturas permitem resolver quase todos os problemas de design. O revestimento não desbota sob a ação do sol, por isso parecerá tão atraente em algumas décadas quanto imediatamente após a instalação.
- A telha de metal permite criar revestimentos duráveis. Ao usar material de alta qualidade e observar a tecnologia de instalação, o telhado durará pelo menos 25 a 30 anos.
- A cobertura metálica é um material relativamente barato. Além disso, se você fizer o trabalho sozinho, poderá economizar significativamente na instalação.
Existe a opinião de que os telhados de metal são frios e barulhentos, ou seja, quando chove na casa, ouvem-se gotas batendo no metal. Mas essas deficiências são reduzidas a zero se a instalação da telha metálica for feita corretamente.
E a instalação adequada envolve não apenas a colocação de material de cobertura, mas também a criação de uma estrutura de várias camadas, que inclui uma camada de isolamento e impermeabilização. A "torta" de cobertura devidamente montada retém perfeitamente o calor e abafa os sons.
Como escolher um material de qualidade?

Hoje, as telhas metálicas são oferecidas por muitos fabricantes. Como escolher um material realmente de alta qualidade e o que procurar na hora de escolher? Primeiro de tudo, você precisa ver quanto tempo o fabricante dá uma garantia.
Obviamente, o período de garantia não é igual à vida útil das telhas metálicas (via de regra, o material de alta qualidade dura cerca de duas vezes o período de garantia declarado pelo fabricante), mas, mesmo assim, quanto maior o período de garantia, mais confiável o material.
Você precisa prestar atenção às seguintes características:
- espessura do metal;
- teor de zinco;
- Tipo de revestimento de polímero.
Via de regra, para a produção de telhas metálicas é utilizado aço com espessura de chapa de 0,5 mm, pois esse valor é reconhecido como ótimo. Se o material for fabricado de acordo com GOST, o desvio máximo na espessura do aço é permitido em 0,05 mm.
O padrão europeu ISO tem requisitos mais rigorosos, aqui o desvio máximo está dentro de 0,01 mm. Portanto, você deve prestar atenção em qual padrão a telha metálica é feita.
O revestimento de zinco é necessário para proteger o aço da corrosão; portanto, um indicador como o teor de zinco indica a confiabilidade do material.
Hoje, os fabricantes podem oferecer telhas metálicas com teor de zinco de 100 a 250 gramas por metro quadrado. Naturalmente, quanto maior esse indicador, mais durável é o material.
E a última nuance é o tipo de revestimento de polímero. As amostras mais baratas de telhas metálicas são revestidas com poliéster. A vida útil desse material, via de regra, é de 10 a 15 anos.
Se houver o desejo de comprar um material de cobertura que dure 30 anos ou mais, você precisará escolher um revestimento de poliuretano para telhas metálicas. Este polímero é muito resistente e mantém a cor durante toda a sua vida útil.
Tecnologia de instalação de telhas metálicas
Medição do telhado
É necessário iniciar o trabalho de cobertura com medições do telhado e verificando a forma correta das inclinações. Medindo o comprimento e a altura do talude, será possível calcular quantas chapas de telhas metálicas serão necessárias.
Ao mesmo tempo, é importante não esquecer que as folhas sobrepostas são colocadas, portanto, no cálculo, levam em consideração não a largura real da folha, mas a de trabalho. Além disso, não devemos esquecer as saliências nas cornijas, geralmente de 4 a 5 cm.
Impermeabilização
Antes de começar a construir uma caixa para fixação de chapas de telhas metálicas, é necessário tomar medidas para impermeabilizar o telhado e isolá-lo.
As películas de impermeabilização são fixadas nas vigas (ou contra-treliça) para que haja um espaço entre a impermeabilização e o isolamento, necessário para a ventilação. Somente ao usar filmes de membrana eficazes modernos, essa lacuna não é necessária.
Para que haja condições de circulação de ar no espaço sob a cobertura, a camada de impermeabilização não é trazida até a cumeeira, deixando um vão de cerca de 40 mm. Nas encostas, o filme é colocado com sobreposição (largura 150 mm), as juntas dos painéis são coladas com fita adesiva.
Sobre a impermeabilização, são preenchidas as barras da contra-treliça.
caixote

Se for planejado cobrir com telhas de metal, a caixa é montada com tábuas de 32 × 100 mm. As pranchas são pré-tratadas com soluções antissépticas que ajudam a evitar a destruição do material.
O passo da caixa é escolhido em função do tipo de telha metálica: deve corresponder ao passo das ondas nas chapas. sim, em telha metálica "Monterrey" esta etapa é de 350 mm.
A primeira tábua da caixa, localizada no beiral, deverá ser 15 mm mais grossa que as demais, pois neste local será montada uma saliência.
Regras para trabalhar com telhas de metal
- As telhas metálicas devem ser manuseadas com cuidado, não devem ser jogadas e esmagadas durante o descarregamento.
- Se o material exigir armazenamento prolongado (mais de um mês), armazene-o em local seco e com boa ventilação, colocando-o com ripas para evitar deformações.
- As bordas da placa de metal podem ser bastante afiadas, por isso é melhor trabalhar com luvas de proteção.
- Se você precisar cortar a folha no sentido do comprimento, pode usar uma tesoura de metal ou uma serra circular elétrica. É proibido cortar chapas com rebarbadora, pois com o uso de rebolos abrasivos, a camada protetora do material queima e o aço enferruja rapidamente. Ao cortar o material no sentido transversal, não é recomendado o uso de tesoura de metal, pois esta ferramenta pode danificar o perfil.
- A telha metálica é fixada com a ajuda de parafusos auto-roscantes especiais equipados com arruelas de borracha. Somente ao usar parafusos auto-roscantes de alta qualidade, o revestimento pode durar muito tempo, pois os parafusos auto-roscantes de marca têm a mesma vida útil que a própria placa de metal.
Instalando um perfil

Considere como cobrir adequadamente uma telha de metal:
- Antes de colocar as folhas nas saliências, uma faixa de cornija é recheada. Nos locais dos cantos internos formados pela interseção das encostas, são colocados vales inferiores e, próximo aos tubos das chaminés, são montados aventais internos.
- A colocação das folhas começa na saliência do telhado.Primeiro, uma folha é colocada e temporariamente reforçada com um parafuso auto-roscante. Em seguida, ao lado da folha empilhada, a próxima folha é colocada (com uma sobreposição apropriada) e fixada na primeira. É assim que um bloco é montado, composto por três ou quatro folhas conectadas entre si.
- O bloco é alinhado com a cornija e a saliência, e as telhas são presas ao caixote.
Conselho! Ao instalar telhas de metal parafusos auto-roscantes para telhas metálicas deve ser aparafusado no local da deflexão da onda. São consumidos oito parafusos autorroscantes por metro quadrado de cobertura.
- Após a colocação de todas as telhas, monte a tira de cumeeira, previamente instalado o selante, entre a tira e as chapas de telhas metálicas.
- As extremidades das encostas são fechadas com tiras finais. Se um corte da telha de metal estiver localizado neste local na curva inferior da onda, o material deve ser levemente dobrado para evitar que a umidade entre nele.
- Em seguida, são instalados vales externos, montados aventais externos, escadas de telhado, elementos de retenção de neve e outros acessórios.
Conselho! A caminhada sobre um telhado coberto com telhas metálicas deve ser feita com muito cuidado, sem pisar nas cristas da onda, para não esmagar o perfil. Para o trabalho, use sapatos com sola macia.
conclusões
A tecnologia de colocação de chapas de ladrilhos metálicos é simples, duas pessoas podem lidar facilmente com a colocação das chapas. O principal componente do sucesso é a precisão no trabalho e a adesão à tecnologia.
O artigo te ajudou?