Instalação de telhas metálicas: instruções passo a passo

Devido às suas excelentes propriedades decorativas, alta qualidade, durabilidade e custo moderado, as telhas metálicas conquistaram um nicho especial no mercado de materiais para coberturas. A gama de cores do material também é importante e ampla, o que permite não limitar a criatividade de designers e arquitetos, permitindo realizar qualquer decisão de estilo. Em nosso artigo falaremos sobre o fato de que instalar uma telha metálica com as próprias mãos é bem possível se você ouvir as recomendações dos especialistas e seguir tudo passo a passo de acordo com as instruções que cada fabricante anexa.

Características das telhas metálicas

instalação de telhas metálicasPara quem decide instalar telhas metálicas por conta própria, lembramos: o ângulo de inclinação do telhado deve ser de 14 graus ou mais, mas não menos.

As telhas metálicas são folhas finas de metal perfiladas que imitam as telhas naturais.

No mercado russo existe uma grande seleção de telhas metálicas de diferentes fabricantes, tanto de marcas conhecidas quanto de fabricantes sem nome, russos e estrangeiros.

Assim, a categoria de preço é a mais diversificada: da classe econômica à classe de elite. Mas antes de decidir comprar esta cobertura, você precisa medir a relação: “preço / qualidade”. Muitas vezes é diretamente proporcional.

Embora a concorrência de mercado leve os fabricantes a usar desenvolvimentos inovadores e tecnologias modernas, o que afeta o custo dos produtos na direção de sua redução. Portanto, hoje é perfeitamente possível adquirir coberturas de alta qualidade por um preço relativamente baixo.

O dispositivo de uma telha metálica, independentemente do país e do fabricante, possui uma estrutura idêntica, que se assemelha a uma torta com várias camadas:

  1. Chapa de aço galvanizado.
  2. O revestimento é anticorrosivo.
  3. Preenchimento.
  4. O revestimento é polimérico.
  5. Verniz protetor.
instalação de ladrilhos metálicos faça você mesmo
A estrutura da cobertura metálica

A base de qualquer ladrilho de metal é uma chapa de aço. A força do material e sua resistência a vários danos (mecânicos, climáticos, climáticos) dependem de sua espessura.

Folhas de metal mais finas são usadas para decoração de interiores de edifícios. Como coberturas de telhado de metal é necessário usar telhas com espessura de aço superior a 0,6 mm.

O fator predeterminante que fornece ao material de cobertura propriedades anticorrosivas é o revestimento de zinco. Se tal camada estiver ausente (embora isso não deva ser), o material de cobertura não durará nem dez anos devido às baixas qualidades anticorrosivas.

O primer não apenas protege o revestimento de zinco dos efeitos negativos de fatores climáticos externos, mas também promove uma forte adesão da chapa de aço à pintura.

O revestimento de polímero garante proteção total da telha. Dependendo de qual material foi usado para revestimento, existem vários tipos:

  1. Cobertura em poliéster. Sua principal vantagem é o baixo custo. Antes de escolher esse revestimento, você precisa saber que o poliéster apresenta instabilidade de cor e baixa resistência a muitos estresses climáticos, climáticos e mecânicos.
  2. Revestimento de plastisol. O mais espesso de todos os revestimentos e, portanto, o mais resistente a muitas influências.

É importante saber: esse revestimento não é ecologicamente correto, é prejudicial ao meio ambiente.

  1. Cobertura pura. As principais vantagens deste revestimento são altas qualidades anticorrosivas, solidez da cor, resistência a influências mecânicas e outras. Sua principal desvantagem é o alto custo em relação a outros revestimentos.
  2. Poliéster fosco. Este revestimento é o mais próximo possível das telhas de metal natural e tem uma solidez de cor mais alta do que o poliéster comum.
Leia também:  Cobrir o telhado com uma telha metálica com as próprias mãos

Todos os tipos de revestimentos acima fornecem ao material uma operação de longo prazo - até 50 anos ou mais. A leveza do material (1 sq.metro pesa de 4,5 a 6 kg) fornece seu transporte conveniente, elevação para o telhado e instalação na estrutura do telhado.

É importante saber: ao adquirir um conjunto de materiais componentes (que está disponível no mercado em quantidade suficiente), você simplifica a instalação do telhado com suas próprias mãos.

Algumas sutilezas da instalação de telhas metálicas

Antes de decidir instalar uma telha metálica por conta própria, você precisa cuidar de um guia detalhado. Tais instruções devem ser solicitadas ao vendedor do material.


Nele você encontrará um guia passo a passo para a ação. Se você começar a fazer tudo por sua vez, sem recuar para uma cota, equipe uma cobertura de telhado de alta qualidade.

Outra opção é clicar na instalação de telhas metálicas na Internet e você encontrará muitas informações úteis. Além disso, muitos canteiros de obras ainda oferecem uma consulta online, o que é muito conveniente: você obtém instantaneamente uma resposta para sua pergunta.

Passo 1. Medições de materiais

instalação de telha metálica
Esquema de torta de cobertura

Para calcular corretamente a quantidade certa de material de cobertura, ouça nossas dicas simples:

  1. Calcule o número de linhas. Você pode fazer assim: divida o comprimento máximo da inclinação ao longo do horizonte pela largura da folha. Arredonde seu resultado para cima.
  2. Calcule o número de folhas em uma linha. Para fazer isso, adicione o comprimento das sobreposições verticais das folhas (15 cm) com o comprimento da inclinação. Acrescentamos 5 cm ao resultado obtido (isto é para a saliência dos beirais). É importante saber: se você colocar uma folha de material seguida, não precisará adicionar uma sobreposição de folhas.

Dica para iniciantes: use folhas de tamanho de 4 a 4,5 metros, com comprimento de 0,7 m a 8 m.O principal é escolher o comprimento da chapa para que durante a instalação não caia na zona onde está a queda da onda.

Considere um exemplo de cálculo de uma telha metálica para um telhado de duas águas, com inclinações retangulares de forma simples, cujo tamanho é:

  • largura - 6m,
  • altura 4m.

Ao escolher uma telha metálica com comprimento de chapa de 4 metros e largura de 1,8 m, obtemos: 6x4mx1,18m = 28,31m2. Arredondamos o resultado obtido para cima, ou seja, 30 m2.

Da mesma forma, calculamos a quantidade necessária de material para outras inclinações retangulares. Se a forma das encostas tiver uma estrutura complexa, é melhor confiar o cálculo dos materiais a especialistas.

Via de regra, o consumo de telhas metálicas será de 30 a 40% a mais que a área do próprio telhado.

Leia também:  O peso da telha metálica e a dependência da complexidade de sua instalação

Materiais de impermeabilização e isolamento térmico, outros elementos adicionais também precisam ser calculados. Normalmente, os elementos adicionais padrão têm um comprimento de 2 metros.

Para calcular seu número, você precisa medir todos os lados das encostas onde esses elementos serão usados.

A quantidade resultante de inclinações deve ser dividida por 1,9 e depois arredondada. Se calcularmos o vale inferior, o valor total deve ser dividido por 1,7.

Calculamos o número necessário de parafusos. Para fazer isso, a área total do telhado deve ser multiplicada por 8 (tantas peças de parafusos auto-roscantes em uma folha).

Também adicionamos parafusos auto-roscantes para anexar elementos adicionais. Para fazer isso, multiplique o comprimento total da barra pelo número 8.

Ao calcular a quantidade necessária de material para impermeabilização, você precisa saber - um rolo é suficiente para 65 metros quadrados. metros.

Portanto, dividimos a área total da superfície por 65 m2. e arredonde para um número maior, assim você calcula quantos rolos de material precisa comprar.

Passo 2.Disposição do sistema de treliças

instalação de telha metálica
O esquema de arranjo do revestimento de telhas metálicas

Para coberturas de telhas metálicas, são utilizadas tábuas ou barras com seção de 50x100 mm ou 50x150 mm como caibros. Entre eles é necessário realizar uma distância de 60 a 90 cm (dependendo do peso do material).

Um pequeno conselho: faça furos na lateral das vigas (seu diâmetro é de 20 a 25 cm) em incrementos de 300 mm, para equipar a ventilação entre as vigas.

É importante saber: a madeira utilizada para o sistema treliçado deve ter baixo teor de umidade - não mais que 22%. Antes da instalação, trate as barras com um anti-séptico especial (disponíveis em uma ampla variedade no mercado).

Etapa número 3. Disposição de impermeabilização térmica e

Depois de instalar as placas frontais e cornijas, você pode aquecer e impermeabilização de telhado. Tais atividades devem ser realizadas em tempo seco.

Como material impermeabilizante, recomendamos a utilização de película clássica anticondensação. Então, entre as vigas, você precisa colocar um aquecedor, com uma saliência nas bordas de 30 a 50 cm.

Assim, você equipará um canal de ventilação de calor confiável.

Esticamos o filme impermeabilizante com sobreposição e fixamos com grampeador de construção.

Importante: além disso, cole todas as juntas com uma fita especial para maior vedação. Entre as travessas colocamos uma folga de 20 cm de material impermeabilizante, essa medida protege contra possíveis rupturas do material.

Em locais onde haja dificuldades (perto de ventilação e chaminés), o material deve ser aplicado nas paredes dos tubos com uma sobreposição de 5 cm, colocando também outra camada em torno desses elementos.

Etapa número 4. caixote

como instalar cobertura metálica
Dispositivo de torneamento para coberturas metálicas

A caixa deve ser colocada sobre um contra-trilho grosso (sua espessura é de pelo menos 50 cm) e fixada sobre o material impermeabilizante em toda a extensão das vigas.

A terça inferior deve ter uma seção transversal maior, deve ser colocada paralelamente aos beirais. Fixe a próxima terça após 280 mm, todas as subsequentes após 350 mm (cada fabricante descreve a etapa da ripa com mais detalhes nas instruções de instalação da telha metálica).

É importante saber: para que o patim fique bem preso, duas terças adicionais devem ser pregadas sob sua fixação após 5 cm.

Em torno de elementos de passagem adicionais (janelas, ventilação e chaminés), complete a caixa.

Leia também:  Telha de metal: vídeo - informações sobre instalação e reparo

Etapa número 5. Vale inferior e prancha de cornija

Na cornija e nas placas frontais, é necessário fixar a faixa da cornija antes mesmo de instalar as telhas. A fixação é realizada com parafusos auto-roscantes especiais, seguindo um passo de 30 cm.

Importante saber: muitas vezes uma barra de beiral instalada incorretamente chacoalha com rajadas de vento. Para evitar que isso aconteça, aconselhamos a sua instalação apertada com uma sobreposição de 5-10 cm.

Na disposição do vale inferior, utilizamos também parafusos autorroscantes ao longo da calha em incrementos de 30 cm. É necessário instalar a borda inferior do vale sobre o beiral com sobreposição de 10 cm. Para maior vedação, é desejável usar um selante.

De particular dificuldade é a disposição de um “avental” na chaminé. Para fazer isso, você precisa fazer um estroboscópio com profundidade de 15 cm no tubo, ele deve ter uma inclinação ascendente. Tente não deixar isso acontecer nas costuras da alvenaria. No local de saída do tubo, utilizamos uma fita adesiva especial. Tal medida fortalecerá a impermeabilização.

Após a instalação das chapas metálicas, é necessário fazer um “avental” externo com a ajuda de uma faixa decorativa, que também deve ser fixada com parafusos auto-roscantes e adicionalmente vedada.

Etapa número 6. Instalação de telhas metálicas

vídeo
Instalamos telhas metálicas

Antes de instalar uma telha metálica, você precisa decidir de que lado iniciar sua instalação. Muitos fabricantes produzem folhas, equipando-as com ranhuras capilares para drenar a água.

Se houver tal ranhura, a instalação da telha metálica deve ser feita de forma que cada folha subseqüente não se sobreponha a esta ranhura.

É importante saber: as chapas de telhas metálicas devem estar alinhadas em relação aos beirais. Isso se aplica a telhados inclinados, independentemente de seu design. Soltamos a folha de fundo 5 cm atrás do beiral, equipando saliência do telhado.

Fixação de chapas metálicas:

  1. Produza com a ajuda de parafusos especiais, usando uma chave de fenda especial.
  2. Prenda na deflexão da onda.
  3. As folhas são anexadas a cada onda do lado da placa final.
  4. Elementos adicionais são montados na crista superior da onda longitudinal ou em cada onda transversal em incrementos de 35 cm.
  5. Use uma ferramenta especial para cortar ladrilhos de metal.
  6. 1 m2 Você precisará de 6-8 parafusos.

Etapa número 7. Instalando itens adicionais

Após a instalação da telha metálica, pode-se proceder à instalação de elementos adicionais: vale superior, placa final e cumeeira. Prenda a prancha final à prancha final com uma sobreposição de 10 cm com parafusos autorroscantes em incrementos de 50-60 cm.

Fixar o vale superior com parafusos auto-roscantes, após colocar a junta entre o elemento superior e as placas. Prenda a crista com parafusos de crista especiais através da onda de cada lado, na crista superior da onda.

Sugerimos assistir a um vídeo onde você pode ver mais de perto a instalação de telhas metálicas com suas próprias mãos.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC