De todos os telhados construídos, os telhados de duas águas são os mais populares. Isso é explicado pelo fato de ser relativamente simples de executar e, ao mesmo tempo, lidar com sucesso com cargas de vento e neve.
Mas, para que seja confiável, é necessário determinar corretamente a espessura e o comprimento das pernas da viga, bem como o método de sua fixação ao Mauerlat e à crista. É necessário levar em consideração o peso da caixa, revestimento de acabamento, isolamento e possivelmente clarabóiasespecialmente se forem grandes. A força de toda a estrutura depende desses cálculos.
Sistemas de vigas. tipos
Existem dois tipos de sistemas de treliça. Pendurado e em camadas.Eles diferem porque com um sistema suspenso, as vigas repousam sobre o Mauerlat e o sistema em camadas tem um terceiro ponto de apoio na forma de uma divisória de capital dentro do edifício. Além disso, as vigas do sistema em camadas podem ser reforçadas com postes verticais e inclinações. O suporte para eles será vigas de chão ou uma cama.
O sistema suspenso é utilizado em casas e prédios de até 6 metros de largura, enquanto o em camadas não possui tais restrições.
Mauerlat. Propósito
Mauerlat é a base do telhado. Ele suporta todos os tipos de cargas do sistema de treliças, tanto verticais quanto axiais, bem como o peso de toda a estrutura.
Isso reduz a carga de toda a estrutura nas paredes externas, protegendo-as de deformações e rachaduras.
Mauerlat é feito de uma barra poderosa de 150x150 mm ou de uma placa larga de 180 mm a 200 mm com espessura de 50 mm.
Monte Mauerlat
É dada especial atenção à fixação do Mauerlat na parede. Tudo depende do material de que são feitas as paredes externas da casa. Se forem feitos de tijolo, não é necessário trabalho adicional. Mas se blocos de concreto aerado de resistência fraca ou concreto de espuma foram usados, é necessário fortalecer a base sob o Mauerlat.
Nesse caso, uma correia monolítica reforçada é montada em todo o perímetro das paredes externas, e nela são colocados pinos e arame laminado de 6 mm de espessura para fixar o Mauerlat.
Ao construir paredes de tijolos, não é necessário um cinto reforçado. Para 3 filas até ao topo, é colocado um arame com grande sobreposição em vários locais ou são instalados ilhós nas paredes às quais este arame é então fixado, sendo uma fixação fiável da base do sistema de treliças.
Preparação da base para Mauerlat
Antes de colocar uma viga ou placa no plano da parede, é necessário preparar a base, limpá-la do influxo de concreto e, a seguir, colocar o material de cobertura em duas camadas ao longo de todo o comprimento, garantindo assim a impermeabilização.
É desejável que o Mauerlat não tenha juntas em todo o comprimento, mas apenas nos cantos, então ficará mais forte.
Fixamos na parede com arame ou tachas, tendo previamente feito furos na tábua ou madeira.
Pernas de viga. Manufatura
Depois que o Mauerlat estiver fixado, marque os locais onde as vigas estão presas a ele. Normalmente a distância entre eles é de 1 metro. As vigas são feitas de tábuas de 150-180 mm de largura e 50 mm de espessura.
Primeiro, um gabarito é feito de placas finas e leves em forma de triângulo. Em seguida, no solo, de acordo com este gabarito, é feito o número necessário de pernas de viga. Entre si, as vigas são fixadas com pregos sobrepostos ou com a ajuda de um reboco lavado com metade da espessura da árvore. Elevado ao telhado por meio de cordas.
Instalação de vigas
Comece a instalação de vigas dos extremos do frontão. As pernas do caibro são fixadas de acordo com o nível e prumo, para comodidade e precisão de instalação nas paredes, onde ficará o frontão, são fixadas tábuas com sobreposição acima do telhado. Eles servem como um guia adicional para a instalação correta das pernas externas.
Vigas de fixação a Mauerlat
Na parte inferior, as vigas são fixadas ao Mauerlat, previamente lavadas nele. Mas é possível lixar o Mauerlat apenas 1/4 da espessura, para não enfraquecer sua resistência. Mais frequentemente, eles lavam a perna em um ângulo que se encaixa bem no Mauerlat. Prenda junto com suportes e cantos.
Puxe o fio ao longo da parte inferior das vigas e da parte superior de ambos os lados.Esta é uma diretriz para instalar o restante das pernas da viga. Os vértices são conectados usando um trecho de cumeeira.
Instale inclinações e racks verticais para rigidez e confiabilidade de toda a estrutura.
Esse telhado executará suas funções de maneira confiável e lidará com segurança com condições climáticas extremas.
O artigo te ajudou?