Estando empenhado na construção da sua própria casa, surge a questão da construção do telhado. Um telhado de galpão faça você mesmo tem uma série de vantagens, por exemplo, tal telhado requer um esforço mínimo para instalá-lo e não são necessários muitos materiais.
Esse telhado é considerado o mais simples de todos os existentes, que são utilizados para a construção de prédios residenciais, dependências e até galpões.
Além disso, os telhados de galpão têm uma área relativamente pequena para o ataque do vento, pois na maioria das vezes o ângulo de inclinação do telhado não excede 25 graus.
Quanto às deficiências, são poucas.Em primeiro lugar, trata-se da incapacidade de organizar um sótão, bem, e em segundo lugar, não se trata de uma aparência estética, que, no entanto, emociona apenas os estetas.
E se você sabe como cobrir o telhado com papelão onduladoentão a estética estará garantida.
No caso de você ter um projeto pronto para a construção de tal telhado, então um telhado de galpão com suas próprias mãos é perfeito para sua casa.
Nem é preciso dizer que a madeira, que é o material mais comum para a construção de casas, é necessária para a construção, caso contrário, como construir um telhado inclinado?
A madeira é usada principalmente para caibros, vigas, sarrafos e, em alguns casos, para tetos. Mas, para cobrir esse telhado, é melhor levar ardósia, telha, telha metálica ou ondulina.
É importante notar que um telhado de ardósia custará mais barato, portanto, usando seu exemplo, consideraremos como fazer um telhado de galpão.
Como construir um telhado inclinado

Vale a pena notar que os telhados deste material sempre se distinguiram pela praticidade e muitas vantagens, incluindo resistência ao gelo e resistência à umidade, e esses telhados não são ameaçados pela exposição excessiva à radiação ultravioleta, e sua resistência é relativamente alta.
Vamos dar uma olhada passo a passo em como construir um telhado inclinado.
A primeira etapa: colocamos as vigas
Sua atenção! As vigas devem ser colocadas em incrementos de 70 a 80 cm no topo da parede.Isso deve ser feito em um cinturão sísmico, que é derramado com antecedência, ou em um Mauerlat, que é instalado na fileira superior de alvenaria da parede na ausência de um cinturão sísmico.
Deve-se notar também que a estrutura do telhado do shed deve ser projetada de forma que sua parte inferior esteja localizada a sotavento.
Em seguida, as vigas são fixadas às vigas, que servem de suporte para a parte mais alta. telhados de galpão faça você mesmo de papelão ondulado. Ressalta-se que devem existir tantos apoios quantas vigas, ou seja, deve haver uma viga para cada apoio.

Depois disso, temos um triângulo retângulo, formado por vigas e uma viga vertical.
Agora você precisa fixar a perna da viga, que servirá de suporte para a caixa, enquanto uma borda deve ser colocada na parte inferior do telhado na borda da viga e a outra na viga vertical.
Todo o processo deve ser repetido para todas as vigas, mas atenção especial deve ser dada para garantir que o ângulo formado e a altura de toda a estrutura sejam iguais. Depois disso, você pode prosseguir para a caixa.
Segunda fase: caixa
Dica Para fixar a caixa, você pode usar barras com seção transversal de 50 por 50 mm. As barras devem ser pregadas nas vigas, previamente colocadas. Lembre-se que a distância entre elas deve ser tomada de forma que a chapa de ardósia possa sobrepor duas ripas seguidas, e ao mesmo tempo haja uma margem de cerca de 15 cm em ambos os lados.
Depois disso, o telhado do galpão é considerado quase pronto.
A terceira etapa: colocação de ardósia
Atenção, não se esqueça que a ardósia deve ser colocada em fileiras, começando de baixo. Portanto, primeiro coloque a primeira linha de baixo, depois a próxima linha, colocando-a um pouco mais alta que a anterior e assim por diante até o telhado terminar.
Se algo não estiver claro, você sempre poderá ver como fazer um telhado de galpão - não será difícil encontrar um vídeo, agora você precisa consertar a ardósia com pregos de ardósia.
Isso é feito de maneira simples: a ardósia é pregada na caixa nos locais onde quatro ardósias localizadas na vizinhança são unidas. Assim, verifica-se que um prego segura quatro folhas de ardósia de uma só vez.
Nas bordas devem ser pregados dois pregos em cada folha, isso é necessário para que o vento não levante a ardósia.
Depois que a ardósia estiver fixada, você pode começar a montar a empena do vento. Você pode obstruí-lo com alvenaria ou madeira.
Em princípio, isso pode ser considerado a colocação de ardósia em uma única inclinação.
Nós isolamos o telhado
Uma questão igualmente importante é o isolamento de um telhado inclinado.
Mais recentemente, para tais telhados foi usado:
- escória de lascas de cimento;
- Concreto de argila.

Vale ressaltar que esses aquecedores não diferiam no alto isolamento térmico e não suportavam os efeitos do derretimento e da água da chuva, além disso, também protegiam mal o calor.
Atualmente, estão sendo utilizados novos métodos focados no uso de materiais de nova geração de alta qualidade.
O mais popular para telhado de galpão é o URSA.
Este material é composto por:
- placas de aquecimento;
- Blocos planos de fibra de vidro ou lã de vidro;
- Mantas isolantes de basalto.
Vantagens da URSA:
- Baixo custo;
- Eficiência;
- Fácil de usar.
A única coisa necessária é o cumprimento estrito da sequência em que o isolamento térmico deve ser colocado.
A primeira camada é a mais importante e é colocada sob a camada de isolamento térmico, que consiste em:
- material de barreira de vapor;
- Impermeabilização.
A principal tarefa é manter a secura e a ventilação do isolamento. Quando a umidade e o condensado penetram no tapete ou laje, ele se decompõe e anula todos os esforços para instalar o isolamento térmico.
No entanto, existem tais produtos URSA, que são cobertos com uma camada de folha de metal, que desempenha funções de proteção e impede a penetração de umidade.
Caso o revestimento não possua essa camada protetora, a barreira de vapor deve ser colocada separadamente.
Se o espaço interno localizado sob a inclinação do telhado estiver sendo finalizado, é necessário fazer isolamento térmico para materiais, especialmente se forem utilizados tetos tensos ou drywall, ao mesmo tempo, é aconselhável colocar tábuas de madeira no chão do lado do sótão.
Certifique-se de fazer uma ventilação eficaz entre a camada de isolamento térmico e o teto. Caso um piso de madeira seja colocado no chão, a sala ficará seca e poderá ser usada como depósito.
Se houver desejo de fazer uma moradia sob o telhado, é melhor usar o penoizol.
Para evitar a penetração de umidade no interior, é necessário colocar um material de barreira de vapor na parte externa do telhado e fazer uma barreira de vapor por dentro.
No caso de o telhado de inclinação única do tipo faça você mesmo ser feito com um ângulo inferior a 30 graus, alguns orifícios de ventilação adicionais devem ser feitos.
O mesmo é necessário para encostas, nas quais muitas janelas estarão localizadas.
Altos níveis de proteção são observados em:
- Perlita;
- lã mineral;
- Isopor.
A densidade do isolamento está diretamente relacionada ao ângulo do telhado.
A propósito, o telhado do tipo faça você mesmo é derramado - um vídeo do processo de construção pode ser encontrado, fornece descrições do processo de isolamento usando vários materiais.
Para pisos horizontais, é necessário um material com densidade mínima. Entre a parte residencial, que é aquecida, e o sótão, é necessária uma camada de barreira de vapor, impermeabilização e ventilação.
É possível isolar um telhado de galpão de outra maneira. Por exemplo, você não pode fazer uma lacuna entre a barreira de vapor e os materiais de isolamento térmico, mas colocar o material de isolamento diretamente ao longo das vigas horizontais do teto.
Ou, ao contrário, pode-se deixar um vão de 2 a 5 cm entre os materiais isolantes. Nesse caso, ocorrerá uma exalação independente de umidade fora do telhado.
A fibra de vidro é boa para isolamento térmico.

A vida útil deste material é superior a cinquenta anos e é capaz de proteger a superfície do telhado da penetração de ar frio. Com a seleção certa de materiais, o sótão nunca terá um cheiro desagradável característico de materiais em decomposição, bem como fungos e mofo.
No entanto, deve-se ter em mente que a construção de telhados é um assunto muito sério, então você precisa entender claramente como fazer um telhado de galpão corretamente.
Primeiro, você precisa calcular corretamente o telhado do galpão e determinar o tamanho do prédio que esse telhado cobrirá. Isso deve ser levado muito a sério, pois fazer grandes concessões é inaceitável.
O segundo parâmetro que precisa ser calculado com cuidado é a inclinação que o telhado deve ter.
Este indicador é muito influenciado pelas cargas atmosféricas, que incluem:
- a força do vento;
- A quantidade de precipitação na forma de neve ou chuva;
- A quantidade de material a partir do qual o telhado é feito.
Dica: O ângulo de inclinação deve variar entre 50 e 60 graus. É verdade que deve-se notar que quanto maior o ângulo, melhor. Mas, mesmo assim, deve-se levar em consideração o tipo de material do qual o telhado é feito.
Por exemplo, ao usar papelão ondulado, o ângulo ideal seria de 20 graus. Observe também que a inclinação deve ser de pelo menos 8 graus.
Conforme observado anteriormente, para executar corretamente a operação - telhado inclinado com as próprias mãos - um vídeo em seu dispositivo pode ser encontrado na Internet, é necessário levar em consideração o peso do material da cobertura.
Com base nisso, todos os cálculos devem ser feitos, pois com o aumento do peso do telhado, o número de caibros também deve ser aumentado.
O artigo te ajudou?