Prós e contras do piso de cortiça na sala de estar

Ao escolher um revestimento de piso para sua casa, é muito importante proceder não apenas pela aparência, mas também levar em consideração a resistência ao desgaste do material, a vida útil e os métodos de limpeza. É ótimo se o chão da casa for quente e agradável. Os indicadores de isolamento acústico e térmico também são muito importantes.

Os pavimentos de cortiça cumprem muitos dos rigorosos requisitos dos consumidores atuais. A cortiça tem muitas vantagens, mas também tem as suas desvantagens. Se você cuidar adequadamente desse revestimento, ele durará mais de uma dúzia de anos. Mas também é necessário levar em consideração a finalidade das instalações e as características do atendimento.

Propriedades do piso de cortiça

  • Este piso é muito leve (menor peso entre outros revestimentos de piso)
  • A rolha não deixa passar sons. Tem o maior desempenho de isolamento acústico entre os revestimentos similares. Por isso, tantas vezes a cortiça é utilizada nos estúdios.
  • A cortiça distingue-se pela baixa condutividade térmica.Este material completamente natural retém o calor perfeitamente.
  • A cortiça é macia e elástica. Os médicos recomendam a cortiça como o melhor revestimento para andar descalço.
  • A cortiça é resistente a muitas soluções cáusticas, com exceção dos álcalis. Isso indica seu pequeno desgaste.
  • Possui qualidades antiestáticas, ou seja, não atrai poeira e é muito fácil de limpar.
  • O material é ecologicamente correto e totalmente seguro, ou seja, nada emite ou absorve nada.
  • A rolha não escorrega.
  • O material promove a circulação natural e a troca de ar no ambiente, além de ser hipoalergênico.
  • A cortiça não apodrece e não tem medo de água. Isso significa que, em caso de inundação, os pisos não se deteriorarão.
  • A cortiça é resistente a temperaturas extremas. Além disso, este material não desbota sob o sol. Esta propriedade distingue muito favoravelmente um pavimento de cortiça de um laminado. A cortiça é adequada para colocação em varandas e terraços.
  • Resistência e durabilidade são as próximas vantagens do piso de cortiça.
Leia também:  Como calcular o tamanho das cortinas para uma janela

Quais são as desvantagens?

Mas este excelente material para acabamento de pisos em muitos quartos tem suas desvantagens significativas. Portanto, você definitivamente deve conhecê-los antes de escolher uma rolha para sua casa. Em primeiro lugar, é preciso dizer que mesmo que a cortiça não tenha medo da água, isso não significa que tenha resistência absoluta à umidade. Ou seja, se o alagamento for muito forte e prolongado, o piso de cortiça pode não resistir. Embora se houver um pouco de água, nada acontecerá com a rolha.

Definitivamente, você terá que colocar soleiras internas se o piso de cortiça for instalado de forma flutuante. Você terá que fazer lacunas ao redor do perímetro.Caso contrário, o revestimento pode simplesmente subir ou aparecerão lacunas. Este recurso da instalação da cortiça deve ser levado em consideração. O erro mais comum na colocação de cortiça é a instalação de guarda-roupas embutidos nesse piso. Isso é garantido para rachar o chão.

Colocar um piso adesivo é um pouco mais caro e requer instalação profissional. Além disso, a superfície sob o piso adesivo deve ser preparada de maneira especial. Você não pode começar a usar o revestimento imediatamente assim que for colocado - pelo menos um dia o verniz deve secar. Sob luz solar forte, a decoração de cortiça pode desbotar, o que também é um sinal de menos. Se a cortiça estiver colada à betonilha, será difícil arrancá-la.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC