Em questões de aumento da economia de energia e conforto de vida em uma casa, o isolamento de coberturas desempenha um papel importante. Nesse sentido, na instalação de novos telhados ou na reforma de revestimentos antigos na construção moderna, é utilizada a cobertura térmica, cuja descrição você encontrará neste artigo.
Produção de placas térmicas para telhados
Para a fabricação de placas, é utilizada lã mineral de fibras finas. A composição da lã inclui dolomita (25%) e rochas basálticas (75%). As matérias-primas para placas térmicas são testadas quanto à segurança contra radiação.
A qualidade da lã mineral confere ao revestimento térmico propriedades estáveis em termos de condutividade térmica, resistência à água, permeabilidade ao vapor e resistência.As placas térmicas são classificadas como materiais não explosivos.
Area de aplicação

A cobertura térmica é utilizada em obras industriais e de construção civil:
- sob a forma de uma camada de isolamento térmico em telhados planos com cobertura multicamadas de chapas metálicas perfiladas ou lajes de concreto armado, com manta ou manta enrolada;
- como isolamento térmico em coberturas com inclinação mínima, com revestimento monocamada e dispositivo de betonilha de cimento e areia.
Recursos de estilo
Ao usar lajes de cobertura térmica em telhados planos, uma betonilha de cimento-areia cria o necessário inclinação do telhado.
Isso contribui para:
- evitar danos ao principal coberturas de telhado sujeito a deformação de placas térmicas;
- aumentando a confiabilidade de coberturas isoladas;
- evitando o aparecimento de deflexões no revestimento metálico.
Termoplacas em um revestimento de metal são colocadas em uma camada de barreira de vapor, o que evita que o vapor se mova para o isolamento da sala, protegendo assim a camada de cobertura térmica da umidade.
Sobre uma base de betão armado sob uma camada de cobertura térmica, recomenda-se a utilização de uma barreira de vapor feita de materiais betuminosos depositados do tipo rolo.
Uma barreira de vapor feita de materiais de polímero de betume com poliéster como base de reforço é usada em uma base de metal perfilada.
Atenção. A camada de barreira de vapor é colocada no sistema de cobertura na estrutura de suporte, diretamente sob as placas térmicas. Essa colocação não depende do tipo de estrutura de suporte.
Instalação

Durante a instalação, as placas de cobertura térmica são coladas pontualmente umas às outras e coladas da mesma forma na base.Betume quente de vários graus é usado como aglutinante.
No dimensionamento pontual deve-se observar a uniformidade. Além da colagem, a continuidade do revestimento é garantida pela geometria ideal e estabilidade dimensional do material.
Atenção. Ao colocar uma cobertura térmica sobre uma chapa perfilada, as juntas das placas devem estar localizadas nas prateleiras da chapa metálica.
Benefícios do revestimento
O uso de tal material como cobertura térmica é devido às suas propriedades positivas:
- densidade;
- rasgo e resistência à compressão;
- baixa condutividade térmica;
- facilidade de instalação;
- durabilidade.
O uso de telhas térmicas fornece, com uma pequena espessura da camada de isolamento térmico, o valor padrão de resistência à transferência de calor.
O artigo te ajudou?