A produção de um telhado é uma das etapas mais importantes na construção de uma casa, pois é o telhado que determina tanto o seu aspecto como a fiabilidade e o conforto de viver na mesma. Este artigo falará sobre as principais etapas da fabricação de um telhado com as próprias mãos.
A tecnologia do telhado é projetada para dar ao telhado que está sendo construído as seguintes propriedades:
- Força elevada;
- À prova d'água;
- Resistência a baixas temperaturas;
- Aparência estética.
Para passar com sucesso no controle de qualidade do telhado, é necessário escolher o material certo para o telhado e o método de sua construção.
A construção do telhado inclui as seguintes etapas:
- desmontagem do revestimento existente;
- instalação ou reparação da estrutura de suporte com tratamento adicional asséptico e ignífugo no caso de uma cobertura rígida, para cuja instalação podem ser utilizadas máquinas de cobertura;
- equipamento de barreira de vapor;
- instalação isolamento de telhado;
- colocação de coberturas, para as quais, dependendo do material, são frequentemente utilizadas máquinas de cobertura;
- instalação de coberturas de proteção;
- pintura do telhado.
Instalação de uma torta de cobertura
O nome "roof cake" está associado à estrutura do telhado, composta por várias camadas que desempenham determinadas funções.

O conjunto de camadas pode variar de acordo com o tipo de telhado, mas sempre deve ser observada sua ordem, assim como a instalação de frestas para ventilação na telha.
Dependendo se o espaço do sótão será usado, a composição da torta muda.
O sótão emite calor com mais intensidade do que os cômodos abaixo devido a sua maior superfície de interação com o ambiente.
Sua proteção efetiva é garantida pela criação de uma camada contínua de isolamento em toda a área do telhado, o que permitirá que o telhado retenha o calor no inverno e não o deixe entrar nas instalações no verão.
Além disso, a estrutura do telhado deve impedir a penetração do vapor de água no isolamento por dentro e liberar a umidade para o exterior.
Quanto maior a umidade do material isolante, menor seu desempenho de isolamento térmico, portanto, é muito importante garantir uma proteção confiável do isolamento contra a umidade presente no ar, vapor d'água, bem como precipitação e condensado formados na cobertura.
grade de controle
Após a conclusão da estrutura de treliça, as barras da contra-treliça são pregadas nas vigas, cuja seção transversal é de 50x50 mm.

Ao mesmo tempo, deve ser deixada uma folga de ventilação de pelo menos 50 mm entre o isolamento e a impermeabilização.
Esta lacuna permite remover o vapor de água do material isolante em tempo hábil, o que evitará o acúmulo de umidade no espaço sob o telhado e permitirá que ele "respire". As barras da contra-treliça devem repetir o padrão das vigas.
Impermeabilização
A instalação da impermeabilização é realizada da seguinte maneira:
- A membrana é presa às vigas com um contra trilho;
- A película de impermeabilização é colocada horizontalmente na caixa. Neste caso, deve-se deixar um vão de 10 cm e uma leve curvatura, levando em consideração a expansão do material sob a influência das temperaturas. Esta película permite que os vapores do interior passem para o isolamento, mas retém a humidade do exterior;
- Se as inclinações do telhado estiverem localizadas em um leve ângulo de 10-22º, uma camada de impermeabilização adicional é fornecida para colocar os materiais das peças da cobertura do telhado. Para isso, são utilizados materiais modificados laminados;
- No caso de usar uma membrana de superdifusão, ela é colocada diretamente ao longo das vigas no topo da camada de isolamento térmico, após o que é pregada com barras de contra-treliça.
caixote
Após a conclusão da impermeabilização, é fixada a ripa sobre ela, cuja inclinação é selecionada em função do material da cobertura do telhado. A fixação das barras de torneamento é realizada perpendicularmente às vigas.

Para realizar a caixa, são utilizadas barras com seção de 50x50 ou 40x40 mm, que são colocadas perpendicularmente às vigas. Isso cria uma segunda abertura de ventilação entre o material da cobertura e a impermeabilização, que serve para remover a umidade retida sob o telhado.
Importante: para o assentamento de alguns materiais (cobertura mole betuminosa, ardósia plana de fibrocimento, junco, chapa de aço e cobre), é necessária a instalação de caixote contínuo. Nesse caso, a caixa é feita de placas OSB ou compensado resistente à umidade, dispostas com várias costuras.
Colocação de revestimento
O material de cobertura é colocado diretamente sobre a caixa, sendo necessário mover de cima para baixo e da direita para a esquerda, para facilitar a tarefa, pode-se usar uma máquina de cobertura.
Para diferentes materiais, são utilizados diferentes métodos de fixação à caixa:
- Para telhas - pregos e cola;
- Para areia de cimento e ladrilhos de cerâmica, bem como telhas e ardósias - uma fechadura especial e parafusos ou braçadeiras;
- Para materiais de chapa plana, como cobre, aço, alumínio, zinco-titânio, ao construir um telhado de costura - uma trava especial (costura) ou uma máquina de telhado;
- Para revestimentos de perfis de grande porte (ondulina, papelão ondulado, ardósia e telhas metálicas) - pregos helicoidais longos.
Ao colocar em cima de uma caixa contínua de telhas macias, um tapete de revestimento especial deve ser colocado por baixo, nivelando a superfície do telhado e protegendo-o da umidade durante a aplicação do revestimento.
A fixação dos materiais das peças na caixa deve ser feita separadamente.
isolamento térmico

Depois que o telhado é protegido da chuva, ele é isolado.
Nesse caso, você deve usar as regras básicas:
- Isolamento de telhado é colocado o mais firmemente possível no interior do espaço sob o telhado, evitando frestas;
- A espessura da camada de isolamento térmico não deve ultrapassar a altura das vigas;
- Ao colocar várias camadas de isolamento, a sobreposição deve ser deixada;
- Para isolamento de telhado faça você mesmo recomenda-se o uso de materiais ecológicos, como placas de lã mineral. Eles se distinguem pela baixa condutividade térmica e uma densidade de 35 kg/m3 e mais alto;
- Entre as vigas, o isolamento também se encaixa bem e sem folgas.
Instalação de barreira de vapor
A barreira de vapor é colocada dentro do espaço sob o telhado ao longo do interior do material isolante. O material de barreira de vapor (polietileno reforçado com malha ou tecido) deve ser colocado, observando uma sobreposição de 10 cm.
Para vedar, cole as juntas com fita autoadesiva. A barreira de vapor é presa às vigas usando um grampeador.
Importante: deve-se ter cuidado para garantir que a permeabilidade ao vapor das camadas individuais do bolo de cobertura aumente para o exterior. Isso permite que o telhado “respire” e evita o acúmulo de umidade em seus materiais e estruturas.
Isso é tudo que eu queria falar sobre a fabricação do telhado.É importante lembrar que cada etapa de sua construção deve ser realizada com a maior eficiência e precisão possível, a fim de garantir sua confiabilidade e durabilidade.
O artigo te ajudou?