Todo construtor que se preze, tanto iniciante quanto profissional, sabe que o isolamento do telhado, por exemplo, o isolamento do telhado com Penoplex, é um dos pontos importantes em qualquer tipo de construção. Um telhado quente é garantia de aconchego em sua casa.
Em nosso artigo, vamos considerar questões relacionadas ao próprio isolamento do telhado, bem como os tipos de materiais, modernização, onde começa o isolamento e como fazê-lo corretamente e, o mais importante, como resolver esse problema de maneira racional. Depois de ler a descrição até o fim, você entenderá que é bastante viável e realista isolar o telhado de qualquer edifício.

Mais de 25% da perda de calor passa pelo telhado.
Para reduzir esse indicador, os designs modernos consistem nos seguintes elementos:
- Aquecedores;
- Vapor e películas impermeabilizantes;
- membranas.
Tendo pensado em melhorar o isolamento térmico do telhado - isolamento, decida, para começar, qual o método que mais lhe convém.
Listamos as principais formas:
- Rolo de isolamento térmico;
- Zasypnaya (recheado);
- soprado;
- Folha.
Quando se deparar com a escolha da melhor ou mais barata forma de fazer o trabalho, tenha em mente uma coisa: o telhado ficará quente quando os materiais forem selecionados com base em toda uma lista de características da área em que o edifício está localizado e suas especificidades internas.
Não arrisque comprar materiais caros, esperando apenas pela super qualidade (o que nem sempre é verdade).
Vamos considerar cada um deles em detalhes.
Materiais e tipos de isolamento
O isolamento de rolo é um material feito de vidro, pedra ou fibras minerais. Basicamente, toda esta gama é não inflamável, não absorve humidade e é resistente ao apodrecimento.
Ele vem na forma de rolos ou tapetes. Os fabricantes costumam usar um forro de folha para fornecer um efeito de barreira de vapor ou um forro de papel para maior resistência.
Considere as principais dimensões dos rolos:
- Espessura do isolamento do telhado - 100, 150 ou 200 mm;
- Largura - de 370 a 400 mm;
- Comprimento - de 6 a 8 metros.
Importante: A espessura do isolamento do telhado é selecionada levando em consideração parâmetros importantes como umidade e tamanho do sótão.
Você não deve se guiar pelo princípio "Quanto mais grosso, mais quente". Calcule o volume da sala, sua forma e escolha o tamanho e a espessura adequados do isolamento.
Quando for necessário colocar isolamento térmico em declives, use rolos com suporte saliente nas laterais.

Importante: preste atenção ao isolamento do rolo de betume-polímero.Ao fundi-lo diretamente na superfície, você pode economizar tempo e dinheiro.
Um exemplo notável de um tipo de rolo de isolamento térmico é um isolamento de telhado com uma carga de polímero e um substrato.. Sendo folha, fornece uma barreira de vapor do telhado e quartos.
A densidade desse material é muito baixa - de 15 a 20 kg por metro cúbico, o que proporciona um alto nível de isolamento térmico.
Zasypnaya isolamento de telhado usado para espaçamento desigual entre vigas. O material principal é vermiculita expandida na forma de grânulos ou fibras individuais. Além disso, são utilizados espuma de vidro e areia perlita. Quando aquecida, a vermiculita aumenta de volume em 7-9 vezes.
Calcule o plano de trabalho com antecedência. Não use o método de preenchimento (recheado) em sótãos ventilados - o material pode simplesmente desbotar. Para coberturas, o isolamento não é apenas o isolamento do telhado, é um regulador do acesso de ar ao sótão.
Por isso é tão importante usar o material de aterro corretamente.Se a estrutura do seu telhado não for padronizada, esse método será a melhor maneira de resolver o problema.

Como isolar o telhado com um método de enchimento, considere o seguinte exemplo. Para comodidade de fornecimento do material, instalamos uma malha metálica, fixamos nos pinos dispostos em padrão quadriculado (a altura dos pinos é compatível com os objetivos definidos).
Sobre esses pinos, esticamos uma malha de metal com uma célula de 15 por 15 mm. E camada por camada adormecemos nosso material.
O próximo tipo de isolamento - soprado, é uma massa fibrosa com as qualidades de um polímero.
Essa massa é expelida por meio de um duto flexível. Este método não pode ser usado em sótãos e telhados com terreno complexo.Antes do trabalho, considere antecipadamente o aumento no volume de material. Isso ajudará a economizar tempo e dinheiro extra.

Útil: Use isolamento soprado à base de fibras de celulose. Esse material é ecologicamente correto e possui um alto grau de fator de qualidade.
Outra maneira de isolar seu telhado é o isolamento de folhas.. Normalmente são utilizadas mantas de fibra mineral, placas de poliuretano e poliestireno e os fixadores são feitos diretamente nas vigas do telhado.
A espessura do isolamento para o telhado varia dependendo da finalidade e forma. Ao contrário do isolamento de rolo, o isolamento de chapa feito de materiais modernos é mais leve, o que reduz significativamente o custo de transporte e instalação.
Portanto, consideramos todos os tipos de isolamento de telhado. Telhado isolado - a correção de sua instalação depende não apenas dos materiais. Existem certas nuances ao projetar um telhado com isolamento térmico. Aqui está um exemplo de um telhado isolado com um revestimento pré-fabricado.

1 - perfil concreto de tira de aço galvanizado; 2 - fita impermeabilizante; 3 - perfil de montagem com degrau de 50 cm; 4 - isolamento térmico; 5 - telhado com camada de nivelamento; 6 - aterro de cascalho; 7 - suporte articulado; 8 - gesso; 9 - laje de concreto armado; 10 - barreira de vapor; 11 - perfil formando a costura
Ponto importante!!!
A eficiência de isolamento térmico das camadas localizadas atrás da camada impermeável ao calor não deve exceder 13,5% do isolamento térmico total do revestimento.
A barreira de vapor deve estar no lugar certo, conforme mostrado no diagrama.
Como isolar o telhado - métodos, notas
A tecnologia de isolamento de telhados que oferecemos é muito fácil de usar. O número de tecnologias em si é grande. Um deles pode ser a tecnologia de isolamento de telhado de espuma.
O Penoplex é utilizado no isolamento de objetos do tipo inversão (do latim inversio - rearranjo, reviravolta) Com esta opção, a camada de impermeabilização fica localizada na superfície da base do telhado.
Penoplex é um material isolante de calor com células fechadas (fechadas). Não absorve água, não encolhe e não apodrece.

Usamos da seguinte forma:
- Primeiro, colocamos um tapete impermeabilizante sob uma mesa inclinada. A mesa está localizada na base do telhado.
- Colocamos placas Penoplex em cima da impermeabilização. Um design especial com uma extremidade escalonada "em um quarto" excluirá a manifestação de "pontes" de frio.
- Aplicando uma camada de filtro geotêxtil.
Outro exemplo do uso de materiais isolantes de calor ao trabalhar com coberturas é o isolamento de coberturas ursa. Um dos tipos populares desse isolamento pode ser chamado de lã mineral com revestimento de folha RSA M-11-F.

Usamos o isolamento Ursa para o telhado da seguinte forma:
- Formamos a primeira camada com 100 ou 150 mm de espessura a partir de um material de barreira de vapor. Deitamos entre as vigas e consertamos.
- Colocamos o material URSA M-11-F na segunda camada e colocamos no topo do grupo de caibros e assim evitamos a formação de "pontes frias"
- O local onde o isolamento térmico fica contíguo à parede ou outra estrutura é cuidadosamente colado.
Além de várias tecnologias, observamos casos especiais de isolamento térmico de telhados. Por exemplo, isolamento do telhado do sótão.
Levamos em consideração os seguintes fatores mais comuns que devem ser considerados primeiro:
- Instalação de isolamento térmico separando o interior do exterior;
- Umidade do ar decorrente de atividades humanas;
- A quantidade de vapor de água na sala que pode absorver o ar;
- Colocação imprecisa da camada de barreira de vapor.
E a última questão que vamos considerar hoje é que tipo de isolamento é melhor para o telhado? É simplesmente impossível responder de forma inequívoca. Existem centenas de materiais diferentes, assim como suas variedades. É preciso ouvir a opinião dos especialistas e, sobretudo, dos criadores que produzem esses materiais. Se você tiver a oportunidade de conversar com essa pessoa, economizará muito dinheiro na escolha de materiais de acordo com seus planos. Não se esqueça do meio ambiente na hora de escolher o isolamento térmico, principalmente se a obra for realizada em prédios residenciais. Economizar na saúde não vale a pena, é pior que casamento.
Mas se você quiser se concentrar em algo específico, faça sua escolha entre as duas opções apresentadas acima. Suas características são universais e podem ser utilizadas em qualquer tipo de construção. Não confie nas opiniões dos transeuntes ou nas conclusões intermediárias. Avalie a situação com sobriedade, não hesite em levar papel, lápis para anotar as questões que lhe interessam. Então isolamento de telhado faça você mesmo não parecerá um problema para você. Boa sorte na sua construção e tudo de bom.
O artigo te ajudou?