Os modernos sistemas antigelo para telhados, que eram praticamente desconhecidos para uma ampla gama de potenciais compradores há alguns anos, estão se tornando cada vez mais procurados hoje. E a razão para isso é sua alta eficiência, que permite proteger o telhado da formação de pingentes de gelo e gelo.
Neste artigo, descreveremos as tecnologias pelas quais os sistemas de telhado antigelo são projetados e criados e também informaremos como ocorre o processo de instalação.

Por que precisamos de sistemas de degelo?
problemas de gelo
Os sistemas cujo trabalho visa combater o congelamento do telhado são projetados para evitar a formação de telhados instalações residenciais e de utilidade de grandes volumes de gelo, bem como a formação de pingentes de gelo.
E o ponto aqui não está apenas na estética do telhado - existem vários motivos pelos quais você precisa lidar com o gelo:
- As massas de gelo que se acumulam nos telhados durante a separação e queda podem representar um perigo real para a vida das pessoas.. Além disso, quando as camadas de gelo caem, as comunicações (fios elétricos), fragmentos da decoração do prédio e veículos estacionados nas imediações do prédio quase sempre são danificados.
- O acúmulo de massas de gelo nos elementos do telhado leva a um aumento da carga sobre esses elementos.. Isso leva a uma redução na vida útil do telhado como um todo e com o acúmulo de uma massa significativa de gelo - à falha.
- O gelo acumulado no telhado (se o sistema antigelo não foi instalado ou não funcionou com eficiência suficiente) derrete na primavera e durante o degelo, formando uma quantidade significativa de água. Essa água permanece no telhado, pois os ralos estão cheios de gelo que ainda não derreteu - essa situação certamente causará vazamentos.

Observação!
Você pode, é claro, remover o gelo mecanicamente, mas isso leva a uma deterioração muito rápida do telhado e sua vida útil é rapidamente reduzida.
A saída em tal situação é instalar um sistema antigelo.
Vantagens dos sistemas antigelo de telhado
O sistema antigelo devidamente concebido (tendo em conta as características do telhado) e corretamente instalado permite:
- Com custos de instalação relativamente baixos e um baixo nível de consumo de eletricidade, é possível eliminar quase completamente a formação de gelo e gelo nos elementos do telhado
- Garanta a permeabilidade dos canais de drenagem na estação fria
- Proteja o telhado de vazamentos durante o degelo, bem como durante o período de derretimento maciço da neve na primavera

Projeto de sistemas antigelo
Abordagem integrada para degelo
A maneira mais eficaz de lidar com o congelamento do telhado é uma abordagem integrada, na qual os sistemas de degelo não apenas evitam a formação de massas significativas de gelo nos elementos do telhado, mas também garantem que não haja gelo nas calhas e tubulações. Os sistemas de aquecimento de cabos lidam com essa abordagem da maneira mais eficiente possível.

A maioria dos sistemas antigelo no mercado moderno são universais, ou seja, pode ser usado em telhados de quase qualquer design e com calhas de quase qualquer material (metal, plástico, etc.)
Como regra, um sistema antigelo de telhado típico inclui:
- Cabo de aquecimento do telhado é o elemento principal de todo o sistema. Os sistemas antigelo usam cabos otimizados para conexão à rede elétrica de 220 V CA.
- Controlador de temperatura - um dispositivo que permite evitar o superaquecimento do cabo
- Componentes da rede elétrica - starters, dispositivos de corrente residual, caixas de junção, etc.
- Fixadores - clipes, grampos, ganchos de cabo

Cabos de aquecimento para sistemas antigelo
Existem dois tipos principais de cabos usados em sistemas antigelo modernos:
- Títulos auto-ajustáveis
- cabos resistivos
Apesar do princípio de operação semelhante, as diferenças entre esses tipos de produtos a cabo são bastante grandes:
- Um cabo de aquecimento resistivo gera calor através de perdas de resistência no condutor de aquecimento. Além do núcleo de aquecimento, o cabo resistivo contém um núcleo condutor, o que simplifica muito o processo de conexão do cabo.
- Ao contrário do resistivo, o cabo auto-regulável é equipado com dois núcleos condutores. Os condutores desse cabo são cercados por um polímero especial, cuja condutividade depende da temperatura: quanto mais baixa a temperatura, mais ativamente esse cabo funciona.
Além dos cabos para aquecimento direto das seções necessárias do telhado, os sistemas antigelo são equipados com vários sensores térmicos que melhoram a eficiência energética de todo o sistema.
Instalação do sistema antigelo
A instalação de todos os componentes do sistema antigelo no telhado do edifício é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Primeiro, determinamos as áreas onde colocaremos o cabo de aquecimento condutivo. Em regra, a colocação de cabos em vales, calhas, funis de drenagem, etc. é obrigatória.
- Determinamos o método de instalação do cabo, dependendo do material do telhado e seu design.
Observação!
Para alguns materiais de cobertura, a violação de sua integridade é indesejável, portanto, neste caso, não é necessário montar o cabo com buchas e grampos.
- Instalamos na sala ou no espaço sob o telhado (sótão, sótão) um sistema de controle e uma caixa de derivação à qual os cabos serão conectados.
Colocamos cabos de aquecimento em locais selecionados, instalamos sensores de temperatura.
Para cabos de fixação pode ser usado:

- Grampos de cabo com fixação mecânica - para telhados duros
- Clipes de cabos com fixação adesiva – para cabos macios ou cobertura de membrana
- Tiras de fixação - tiras de material de cobertura que são cortadas de forma a fixar o cabo
Os sistemas antigelo demonstram a máxima eficiência quando são projetados levando em consideração as características do telhado e as condições climáticas de sua região. Nesse caso, a seleção dos elementos apropriados do sistema antigelo e sua instalação competente também desempenham um papel muito importante.
O artigo te ajudou?