Você provavelmente já ouviu em um noticiário que em algum lugar um pedaço de gelo quebrado matou uma pessoa e, infelizmente, esses casos ocorrem de vez em quando.
No território da Rússia, o clima favorece a formação de gelo em calhas, bordas de telhados e vales, portanto, para proteger os transeuntes, além de evitar danos ao telhado, existe um sistema antigelo para telhados, quais especialistas irão ajudá-lo a instalar.

A viabilidade de usar o sistema


Os problemas associados ao congelamento dos telhados não são de forma alguma únicos, portanto, devem ser tratados constantemente. Para instalar esse sistema antigelo em seu telhado, antes de tudo, não faria mal descobrir o que esse sistema representa.
Uma lista de razões que falam sobre os benefícios de um sistema antigelo
- Quando o gelo é formado, pedaços de gelo bastante pesados \u200b\u200bpodem se quebrar, o que pode prejudicar a saúde e a vida humana, as estruturas arquitetônicas localizadas abaixo, bem como os veículos estacionados próximo ao prédio. (ver também artigo Limpando o telhado da neve e do gelo: como é feito esse trabalho?)
- As formações de gelo constantemente acumulam massa e pressionam o telhado. Isso pode levar a desgaste prematuro e danos ao material de cobertura.
- Devido ao congelamento da borda do telhado durante o degelo, a água se acumula no telhado, o que contribui para a destruição prematura do material da cobertura, além de causar danos aos tetos e paredes dos apartamentos do andar superior. Perto das calhas, partes da fachada são destruídas muito mais rapidamente.
- Todo verão você tem que limpar teto de detritos que se acumulam devido ao congelamento da borda do telhado, o que leva a danos prematuros no material do telhado.
O que é um sistema antigelo

- O sistema antigelo para telhados e calhas é um conjunto de acessórios que permite eliminar o gelo e a neve do telhado e dos dispositivos a ele associados.
- O dispositivo inclui um cabo para aquecimento de neve e gelo, que possui um determinado comprimento, ajustável por meio de um acoplamento.O cabo está pronto para ser conectado a uma rede com tensão de 220V e frequência de 50Hz.
- O sistema também inclui um termostato, RCD e partidas magnéticas.
- Caixas de montagem para cabos de conexão e ramificação.
- Para fixar o sistema, o kit inclui parafusos autorroscantes, buchas, rebites, grampos, fita de montagem, clipes, cabos e um gancho giratório.
Tipos de cabos para o sistema de gelo

Os sistemas antigelo de telhado são produzidos por muitos fabricantes e, por exemplo, consideraremos o sistema finlandês da ENSTO. Esses cabos são fornecidos com plugue, não precisam ser conectados a um termostato e podem ser instalados diretamente em um cano de água potável. A potência nominal deste aparelho é de 9W/m, com tensão máxima de 230V.
Tipo de cabo anticongelante | Comprimento do cabo (m) | Potência do cabo (W) |
EFPPH2 | 2 | 18 |
EFPPH4 | 4 | 36 |
EFPPH6 | 6 | 54 |
EFPPH10 | 10 | 90 |
EFPPH15 | 15 | 135 |
EFPPH20 | 20 | 180 |
Cabos aquecedores autorregulados

Neste cabo, uma matriz plástica serve como elemento gerador de calor. A peculiaridade deste cabo é que ele reage de forma independente à temperatura ambiente e funciona exatamente no modo necessário para este caso. O cabo, dependendo da necessidade, pode produzir de 6 a 90 W/m.
O cabo distribui o calor de forma que o aquecimento ocorra de acordo com a necessidade de cada área, além disso, é plano, o que contribui para um bom encaixe na superfície e garante maior desempenho.Um cabo autorregulado custa um pouco mais que um resistivo, mas sempre teve que pagar mais pela qualidade, mas depois esse cabo compensa pela economia de energia.
Ao instalar esse tipo de cabo em telhados, o antigelo pode ser regulado pelo comprimento do cabo, ou seja, pode ser cortado diretamente no local da instalação, começando em 20 cm e terminando com um comprimento de 50-100 m (dependendo do tipo de cabo). Os cabos desse tipo têm uma característica interessante: durante a operação, sua potência excede a nominal em 1,5 a 2 vezes, pois está na água.
Ao instalar auto-ajuste cabos de aquecimento para telhados leve em consideração o fato de que a potência inicial deste dispositivo pode ser 2 a 3 vezes maior que a potência nominal. Isso deve ser refletido na documentação técnica que acompanha e o tipo de partida deve ser levado em consideração.
Cabos de aquecimento resistivos

Nos cabos resistivos, o calor é emitido por núcleos de metal cobertos com plástico resistente ao calor. A dissipação de calor do cabo é de 20-30W/m, dependendo do ambiente e é a mesma ao longo de todo o comprimento do cabo. Esses cabos são muito fortes e difíceis de danificar, mas seu problema é o comprimento fixo da seção. Você deve adaptar o cabo ao comprimento do ralo ou ao perímetro do telhado.
Conselho-recomendação. Não use sistemas que não possuam documentos de certificação, incluindo um certificado de segurança contra incêndio.
O antigelo do telhado deve ser realizado por um sistema equipado com um RCD ou um disjuntor diferencial (corrente de fuga não superior a 30mA). Recomendação.
A instalação dos cabos do sistema antigelo deve ser realizada durante o período de degelo ou quando não há neve no telhado.
A rota do cabo deve percorrer todo o caminho da água derretida.
Em ralos, deve começar com vazantes horizontais e terminar na saída do tubo de descarga.
Conclusão
Observe que o antigelo de telhados, realizado de acordo com todas as instruções e regras prescritas nos documentos anexos, anula a manutenção deste sistema no período de inverno (trabalho).
O artigo te ajudou?