O assunto deste artigo é o aquecimento de telhados e calhas: instalação, seleção de equipamentos, áreas que precisam instalar elementos de aquecimento.
Além disso, descobriremos qual é a necessidade de telhados em energia térmica e, o mais importante, por que eles precisam de aquecimento.

Metas
O principal objetivo da instalação de elementos de aquecimento no telhado é combater o congelamento.
De onde vem o gelo nos telhados?
- No degelo e na baixa temporada, os picos mais baixos e mais altos da temperatura da rua geralmente ficam em lados opostos da marca zero.. Assim, durante o dia a neve no telhado está derretendo, à noite congela com segurança.
- Se um sótão ou sótão isolado explorado estiver localizado sob o telhado, o vazamento de calor é inevitável. Com isolamento térmico insuficiente, eles podem ser grandes o suficiente para derreter a neve em temperaturas bem abaixo de zero.
Nota: os telhados onde a neve e o gelo derretem a temperaturas tão baixas quanto -10 são caracterizados como "quentes" e requerem um aquecimento mais eficiente para evitar a formação de gelo.
Se o gelo do telhado derreter em temperaturas mais baixas (o chamado telhado "quente"), seu aquecimento torna-se ineficiente: naquelas geadas em que a formação de gelo será possível, o uso de uma potência térmica razoável será insuficiente para derreter o gelo .
O que há de errado com o gelo?
Ah, isso cria muitos problemas.
- Pingentes de gelo ao longo das bordas do telhado são perigosos para transeuntes e veículos. Eles geralmente atingem tamanhos e massas impressionantes. Agora imagine a queda de um pedaço de gelo de vários quilos com bordas pontiagudas de uma altura de 10 a 30 metros. Nada de bom para quem está de baixo, não promete, né?
- O gelo se forma não apenas no próprio telhado, mas também em calhas e canos verticais. Como resultado da criação de uma barragem, a água começa a fluir sob o material da cobertura. O resultado são vigas podres, isolamento úmido e um sótão inundado.
- Finalmente, os drenos cheios de gelo são muito pesados para fixação regular. Sua quebra significa a necessidade de reparos caros. Não se esqueça do perigo para os transeuntes.
Instalações
Como é organizado o aquecimento de calhas e telhados? Na verdade, existem poucas opções: um cabo aquecedor é usado para esse fim. Vamos mergulhar nos detalhes.

Tipos de cabo
Para os fins de que estamos falando, são utilizados dois tipos de cabos:
- Resistivo.
- Auto-ajustável.
Qual é a diferença?
resistivo
Resistivo é um elemento de aquecimento extremamente simples, que é um condutor com uma resistividade razoavelmente alta em um invólucro hermético isolante.
Claro, variações são possíveis:
- Pode haver um ou dois condutores de corrente. No primeiro caso, o contorno deve ser um anel fechado; no segundo, o cabo pode ser colocado arbitrariamente.
- O isolamento de cloreto de polivinila geralmente é reforçado com bainhas ou tranças adicionais feitas de PTFE, fibra de vidro, etc.
- Um cabo com corrente fluindo através dele é uma fonte potencial de indutância induzida em todos os circuitos próximos. Claro, eletrodomésticos podem não gostar de tal bairro. O problema é resolvido introduzindo uma bainha adicional feita de folha de alumínio ou trança de cobre sob a bainha.

O custo de um metro desse cabo começa em apenas 80-90 rublos.
O baixo custo relativo, no entanto, é compensado por uma série de desvantagens:
- Um cabo resistivo, após energizado, aquece com uma potência específica constante em todo o seu comprimento, seja necessário ou não. A maior parte do calor é dissipada inutilmente no espaço circundante.
- O cabo de dois núcleos não deve ser cortado, pois é um circuito fechado. O núcleo único pode ser ligeiramente encurtado. Porém, também aqui nos espera um problema: com uma diminuição significativa no comprimento, a resistência total do circuito cairá e, portanto, a corrente aumentará. Conseqüentemente - um aumento no consumo de energia e provável superaquecimento, até o derretimento da casca.
- A sobreposição do cabo provavelmente derreterá novamente a bainha: muito calor não terá tempo de se dissipar.
autoajustável
Uma parte significativa desses problemas foi resolvida com sucesso no projeto de um cabo auto-regulável. O que ele representa?
Dois núcleos de transporte de corrente são separados ao longo de todo o comprimento por um inserto feito de um polímero com alto coeficiente de expansão térmica, no qual um condutor de pó finamente disperso é misturado (como regra, o pó de carvão desempenha esse papel).
Como isso ajuda o controle automático de temperatura?
- Quando aquecido, o inserto de polímero se expande. Isso aumenta a distância entre as partículas condutoras e... certo, aumenta a resistividade. A corrente que flui através do polímero cai, o aquecimento diminui.
- À medida que a temperatura cai, o inserto diminui de tamanho, acompanhado por uma queda na resistência, um aumento na corrente e um aumento no aquecimento.

Qual é o resultado?
- Você pode cortar o cabo em qualquer lugar. O comprimento dos condutores não afeta o grau de aquecimento: afinal, não são eles que aquecem, mas o inserto de polímero-carbono.
- As sobreposições não são terríveis: em caso de superaquecimento, a seção do cabo simplesmente reduzirá o consumo de energia.
- O aquecimento de um telhado e calhas torna-se muito mais econômico. O elemento de aquecimento reduz dinamicamente o consumo de energia quando o aquecimento não é necessário (por exemplo, sob luz solar quente em um local seco telhado ou em um ralo completamente descongelado).
Zonas de empilhamento
Onde está instalado o cabo de aquecimento?
- Ao longo da borda das encostas. Lá evita o congelamento das bordas do telhado e o aparecimento de pingentes de gelo.É praticado tanto colocando o cabo em uma linha acima da borda quanto montando com uma cobra de até um metro de largura.
Dica: em regiões com neve acima da zona de aquecimento, os retentores de neve não interferem - obstáculos localizados paralelamente à borda da encosta que impedem a descida rápida de uma grande massa de neve.
Caso contrário, tanto o cabo aquecedor quanto os drenos podem ser danificados.
- Em vales - cantos internos nos quais convergem encostas adjacentes. A largura da zona de aquecimento neles é geralmente de 40 a 100 centímetros.

- Nas sarjetas. É claro que em temperaturas negativas, a água congelará nelas com um resultado completamente previsível.
- Nos ralos. Um ou dois cabos são pendurados ao longo de todo o comprimento, de cima para baixo. Claro, não deve ficar pendurado fora do ralo: infelizmente, ninguém cancelou o vandalismo.
- Para telhados com bom isolamento térmico recomenda-se calcular a potência do cabo com base em 250-350 watts / m2.
- Os chamados telhados "quentes" elevam a fasquia para 400 watts por quadrado.
- Nas calhas e ralos de telhados "frios", a necessidade de calor é de 30 a 40 watts por metro linear.
- Em ralos de plástico de telhados "quentes", é utilizado um cabo com potência de 40-50 watts / metro.
- A combinação de um dreno de metal e um telhado com isolamento térmico ruim é a mais exigente: cada metro requer até 70 watts de calor.
poder específico

Conclusão
Como sempre, o vídeo deste artigo oferece informações adicionais sobre um tópico de seu interesse.Boa sorte!
O artigo te ajudou?