Ninguém vai argumentar que o telhado é uma das estruturas de construção mais importantes. Ele assume a maior parte dos impactos negativos do meio ambiente, está passando por um estresse muito sério. Portanto, para o bem-estar dos moradores, o desenho do telhado da casa desempenha um papel importante. Como é o telhado em uma seção e sobre seu dispositivo correto - neste artigo
A cobertura do edifício, através dos seus elementos, transfere a carga do seu próprio peso, neve ou vento para as estruturas de suporte da própria casa - sejam paredes ou colunas. Portanto, atenção especial é dada ao seu design adequado.
Calculado incorretamente vigas do telhado faça você mesmo, encostas ou material de cobertura podem danificar-se rapidamente e causar danos a outras estruturas do edifício. Teoricamente, o cálculo dos telhados deve ser realizado de acordo com o SNiP II-26-76 (1979) - "Telhados".
No entanto, as últimas alterações foram feitas a este padrão em 1979, quando muitos dos revestimentos modernos ainda não estavam na natureza.
Portanto, o projeto de telhados e sua construção em termos de materiais isolantes e materiais de cobertura direta agora são aceitos principalmente por analogia com materiais de reposição ou com base nas especificações de seus fabricantes.
Existem muitas formas de telhados, pois cada região tem suas características climáticas e tradições materiais de cobertura.
No entanto, para além de vários projetos exóticos, onde cada componente foi cuidadosamente calculado e feito à mão, todas as coberturas podem ser tipificadas de acordo com as seguintes características:
- viés
- forma do telhado
- O número de raios
- Tipo de estrutura de suporte
- material de cobertura
No entanto, todos esses tipos têm elementos comuns:
- cobertura do piso superior
- estrutura de telhado de suporte de carga
- bolo de cobertura - um conjunto maior ou menor de camadas que fornecem isolamento do edifício da precipitação, vento frio
Em termos de tal inclinação do telhado, o telhado pode ser plano (símbolo, uma inclinação de pelo menos 3% é necessária para qualquer telhado drenar a precipitação) ou inclinado.

Alguns telhados planos são feitos com inclinação "invertida" - eles possuem um sistema de drenagem localizado dentro do prédio, para isso instalam tirantes especiais para tempestades e recebem funis no telhado.
As inclinações, respectivamente, são feitas em direção aos funis. Embora aparentemente complexo, às vezes é mais fácil e barato do que criar um sistema complexo de calhas e tubulações fora do prédio.
Para telhados planos, na grande maioria dos casos, a base do telhado é o teto do último andar do edifício, embora também existam estruturas com sótão, mas isso é raro - geralmente é colocado um piso técnico.
Para criar a inclinação desejada para drenagem: com um sistema de descarga externa, às vezes, um lado da laje do último andar é elevado, com ambos os sistemas, a laje é instalada uniformemente e as inclinações necessárias são definidas com betonilhas de cimento.
estrutura de telhado plano
Informação importante! Um telhado plano é a mais simples das opções de construção de telhado. Possui a menor superfície possível, portanto, proporciona o menor consumo de materiais. No entanto, devido à baixa inclinação, requer um sistema de drenagem de excelente funcionamento, o que significa um projeto e execução cuidadosos.
Os telhados planos são divididos em:
- Não ventilado - esse telhado não tem acesso ao ar do ambiente externo. Materiais isolantes modernos permitem embalar o isolamento quase hermeticamente: por baixo é uma barreira de vapor que impede a penetração da umidade do teto e por cima - impermeabilização. No entanto, com este método de organização é necessário que:
- O isolamento é garantido para não ter umidade residual ao colocar
- Camadas de hidro e barreira de vapor foram colocadas sem falhas
- Ventilado - é uma variante do telhado, em que, com a ajuda de juntas especiais, o isolamento é separado da impermeabilização verticalmente. Isso permite que o ar sopre livremente através da camada isolante de calor e remova a umidade dela.
- Inversa - aqui é usada a ordem inversa das camadas isolantes: a camada de impermeabilização é colocada primeiro e a camada de isolamento térmico é colocada em cima dela. Não absorvente (por exemplo, espuma de poliestireno), uma camada protetora de cascalho é feita no topo. Se necessário, uma camada protetora adicional é colocada.

A cobertura invertida tem várias vantagens sobre outras opções: aqui, se necessário, não é necessário o uso de betonilha, o que reduz drasticamente o peso do telhado, a impermeabilização é protegida de forma confiável contra estresse mecânico, exposição ao calor, geada e ultravioleta radiação.
Além disso, as estruturas de telhado com pequenas inclinações são divididas em não exploradas - onde as pessoas podem permanecer apenas para fins de manutenção do próprio telhado (despejar neve, folhas, reparos, etc.) e exploradas - terraços são dispostos nelas , são colocadas áreas de lazer e campos desportivos, são plantadas plantas .
Este é um uso muito razoável do espaço vazio, tanto para um arranha-céu urbano quanto para uma casa de campo. No entanto, esse telhado é muito mais complicado tanto em termos de processo de equipamento quanto em termos de estrutura. Várias novas camadas são adicionadas a ela.
telhados inclinados

O grupo mais diversificado de estruturas de cobertura é inclinado. Isso não é surpreendente - afinal, apenas um plano pode ser organizado e os inclinados podem ser combinados infinitamente.
Esses telhados são muito bonitos, principalmente devido à combinação de ângulos de inclinação.
Conselho! Ao escolher um telhado para uma casa, você não deve se deixar levar por formas muito complexas.Quanto mais ângulos o telhado tiver (principalmente os côncavos), maior será o custo de sua construção e operação, e o projeto mais pretensioso não se refletirá da melhor maneira no tempo de construção.
Para entender quais são as diferenças em questão nos diferentes tipos de telhados inclinados, você precisa conhecer a terminologia. Ao mesmo tempo, existem dois níveis - estruturas de suporte de carga e cobertura direta - cada um com seu próprio conjunto de elementos padrão. .
Como os telhados são classificados de acordo com sua aparência e se manifestam na forma de um telhado, a primeira coisa é o que está do lado de fora:

2.Konek - junta horizontal superior de taludes
3. Nervura - junção vertical saliente (inclinada) de taludes
4. Topo - o local onde os pontos mais altos das encostas se juntam ao cume
5. Sulco ou vale - junção côncava vertical (oblíqua) de encostas
6. Saliência - a borda inferior da encosta, projetando-se além do perímetro das paredes do edifício
7. Saliência da cornija - uma borda lateral de um telhado de duas águas que se projeta além da linha da empena
8. Empena, ou empena - a parte da parede final afinando para cima, adjacente ao telhado
As principais classes de telhados são de uma só inclinação, empena, quatro águas (quadril e meio quadril) e múltiplas (com mais de 2 empenas e uma configuração de telhado complexa). Além disso, qualquer um dos tipos de telhados inclinados pode ter um telhado reto (mesmo em cada uma das encostas) ou quebrado.
Telhados inclinados são aqueles onde, dentro de uma ou mais inclinações, o ângulo de sua inclinação muda.Nesse caso, a fratura pode ser tanto no sentido de aumento da inclinação, como no clássico telhado de mansarda, quanto no sentido de sua diminuição, como nas casas de enxaimel.
Como a cobertura recai sobre as estruturas de suporte - o sistema de treliças, é claro que quanto mais complexa a configuração do telhado, mais difícil será esse sistema.
Isso leva a um aumento do volume de trabalho, aumento do consumo de materiais e aumento da carga nas estruturas de suporte de todo o edifício. Em tais telhados é mais difícil implementar um sistema de drenagem. Além disso, a área de materiais que são usados para organizar o tapete de cobertura aumenta muito.
sistema de treliça

O sistema de vigas serve como o esqueleto do telhado. Ele assume a carga do material de cobertura (seu próprio peso, a pressão da neve acumulada no inverno, a carga do vento) e os transfere para as estruturas de suporte do edifício.
O objetivo dos principais elementos do sistema de treliça:
- As pernas da viga são usadas para prender e segurar o material da cobertura
- Aperto - um elemento horizontal que não permite que as vigas se separem
- Run (sleight) - uma viga baseada em racks e puffs e que corre ao longo da inclinação do telhado, perpendicular às vigas. Serve para distribuir uniformemente o peso do telhado entre as vigas
- Rack - um elemento vertical de suporte intermediário que transfere o peso do sistema de treliça para as paredes de suporte de carga internas ou laje de piso
- Deitado - uma viga que corre ao longo do piso cria um cinto de reforço junto com uma corrida e racks, e também distribui a carga deles uniformemente ao longo da estrutura de suporte do edifício
- Mauerlat (viga) - cintas ao longo da parte superior das paredes do mancal, às quais são fixadas as bordas inferiores das pernas da viga.Transfere a carga das vigas para as paredes de suporte de carga externas
Existem dois tipos principais de sistemas de vigas: vigas suspensas e em camadas. A diferença entre eles está no princípio de transferência de pressão para estruturas de suporte.
As vigas inclinadas repousam nas paredes externas de suporte de carga de cima, através do mauerlat, exercendo pressão nas paredes de cima para baixo. Se necessário, suportes adicionais são instalados dentro do telhado.
Dependendo da largura do edifício, pode haver um ou dois desses suportes. Nesse caso, a distância máxima entre os pontos de apoio dos caibros nas paredes externas pode ser de 14 m.
Nesse projeto, o rack funciona em compressão, se necessário, também são instaladas escoras, que evitam que as vigas se desviem ou quebrem no meio. Com um longo vão, as vigas são reforçadas adicionalmente com puffs.
No caso de uma estrutura de telhado com vigas suspensas, o sistema, ao contrário, funciona para quebrar. Eles são chamados de pendurados, porque as vigas repousam apenas nas paredes externas de sustentação, sem suportes dentro da casa.
A função do aperto aqui é evitar “o afastamento das pernas do caibro, ele é instalado aqui nas pontas inferiores dos caibros. Com o aumento do vão, uma mesa adicional ou barra transversal é colocada a alguma distância da borda superior das vigas.
Com vãos ainda maiores, um cabeçote vertical com escoras é instalado no centro. Funciona assim: as vigas tendem a quebrar o puff inferior.
Nesse caso, a força deles é transmitida ao cabeçote (de cima para baixo) e através dele - ao sopro. Assim, há um "impulso reverso" - uma força de compressão que dobra o sopro e puxa as pontas das vigas para o centro. Os suportes ajudam a transferir a pressão da parte central das vigas para o mesmo sopro.
Conselho! A cobertura segue a configuração das principais estruturas portantes do edifício, pelo menos as paredes externas. Como telhados com terrenos complexos exigirão um sistema de treliças adequado, vale a pena calcular os ganhos e perdas mesmo na hora de traçar o layout da futura casa. Freqüentemente, é mais conveniente recusar os excessos arquitetônicos. Mesmo um dossel simples sobre o poço funciona de maneira mais confiável.
As vigas são instaladas, dependendo das cargas de projeto, a cada 600-2000 mm, enquanto cada par delas, ou em alguns intervalos, são conectadas por elementos adicionais - as mesmas travessas. Esses feixes são chamados treliças. Com grandes dimensões de telhado, este é um trabalho complexo e demorado se feito no local, logo no momento da instalação.
Para melhorar a precisão dimensional e aumentar a velocidade de construção (além de reduzir custos), são utilizadas treliças de fábrica, fabricadas de forma industrial.
O fim é a coroa

E todas essas dificuldades são necessárias para colocar o último detalhe no telhado do prédio - uma torta de telhado. É ele quem protege todo o interior da casa da chuva, neve e vento. O telhado inclinado é abençoado com o fato de que qualquer tipo de cobertura pode ser colocado sobre ele.
Este, realmente festivo para qualquer dono de casa, parece um bolo fraque da seguinte forma:
- Estrutura do feixe de rolamento
- Camada de barreira de vapor
- isolamento
- Viga
- caixote
- Impermeabilização
- material de cobertura
Como as estruturas de suporte precisavam ser cuidadas com antecedência, o principal era manter a ordem correta das camadas. O princípio aqui é o seguinte: quanto mais próxima a camada estiver do ambiente externo, maior deve ser sua permeabilidade à umidade para o exterior.
A barreira de vapor libera unilateralmente a umidade da casa, mas não a deixa entrar. Mas então segue uma camada de isolamento, que perde suas propriedades quando molhada.
Portanto segue:
- Instale uma impermeabilização confiável com a passagem de vapores de isolamento para o exterior
- Garanta uma boa ventilação do espaço do telhado
Naturalmente, se o material de cobertura não for instalado corretamente, o telhado vazará muito rapidamente, portanto, atenção especial deve ser dada à sua instalação.
Com o cálculo e disposição corretos, qualquer estrutura de telhado funciona bem e dura muito tempo. Porém, você deve levar em consideração as características que cada um deles possui – e a casa estará sempre quentinha e seca.
O artigo te ajudou?