Anticongelamento de telhado: recursos de instalação

No inverno, quase todos os telhados estão sujeitos a formação de gelo - o acúmulo de uma grande quantidade de gelo e neve na superfície e no sistema de drenagem. Isso é perigoso tanto para as pessoas que passam quanto para o próprio telhado. Nem sempre há tempo e oportunidade para limpar o telhado a tempo.

Portanto, o anti-gelo pode ser considerado a melhor opção para mantê-lo em perfeitas condições. Este é um sistema de aquecimento de telhado que não permitirá o acúmulo de gelo, ele simplesmente derreterá, transformando-se em água e será descarregado pelas calhas.

O sistema antigelo evita a acumulação de neve e gelo no tejadilho.
O sistema antigelo evita a acumulação de neve e gelo no tejadilho.

Projeto de sistema

Há vários fatores a serem considerados ao planejar sistemas de aquecimento.

Coisas a considerar

  1. Condições climáticas de uma determinada região.
  2. Tipo de telhado. Pode ser um telhado frio ou quente.
  3. Projeto de calha (cobertura ou suspensa).
  4. Recursos de design do conta-gotas.
  5. O material com o qual o telhado é coberto.
  6. O material de que são feitas calhas e tubos de queda.

Tipos de isolamento térmico

Isolamento de telhado pode ser do tipo frio ou quente.

  1. Um telhado com bom isolamento térmico pode ser atribuído ao tipo frio, neste caso a temperatura na sua superfície é quase a mesma do sótão. Com o início do degelo, formam-se pingentes de gelo e gelo. No caso de telhado do tipo frio, basta instalar o degelo nos tubos de descarga e ao longo das calhas.
  2. O tipo quente inclui telhados com isolamento térmico insuficiente, devido ao qual a perda de calor do interior da sala cria uma temperatura elevada na superfície do telhado. Como resultado, a neve acumulada começa a derreter no ponto de contato com o revestimento. A água flui para calhas mais frias que o próprio telhado e congela nelas, formando gelo. Em telhados deste tipo, é necessário instalar um cabo de aquecimento adicional na borda do telhado.

Observação!
Um cabo adicional é recomendado para ser colocado em superfícies com um grande ângulo de inclinação.
Também é necessário onde uma grande camada de neve é ​​formada.

Como escolher o tipo certo de cabo

Para cada coberturas, é necessário escolher a melhor opção para cabo de aquecimento e seu poder.

Leia também:  Sistema de aquecimento de telhado: primeiro contato

Ao longo do perímetro dos telhados, são instaladas diferentes calhas, dependendo do tipo de calha, o tipo de aquecimento é selecionado.

  1. Se forem instaladas calhas plásticas suspensas e o telhado for do tipo frio, a potência do sistema de aquecimento por metro de drenagem é de 35 W / m a 40 W / m.
  2. Com calhas metálicas suspensas instaladas em telhado frio, a potência já passará de 40 W/m para 50 W/m.
  3. A cobertura fria com calhas metálicas rigidamente instaladas ao longo do perímetro é fornecida com um cabo com potência de 50 W/m a 60 W/m.

Observação!
Deve-se levar em consideração o clima da região, no caso de invernos frios, a potência específica aumenta em 25% do recomendado.
Para evitar a formação de gelo e gelo nas áreas entre a borda do telhado e a calha, é aconselhável equipar o aquecimento por gotejamento.

Será necessário um cabo com autorregulador, pois a remoção de calor é desigual ao longo do conta-gotas. Não importa - tipo de telhado frio ou quente neste caso, então o cabo pode ser instalado no gotejamento em ambas as versões.

instalação do sistema

Instalação de cabos.
Instalação de cabos.

Para instalar o revestimento anticongelante, você precisará de fixadores. Para pendurar o cabo nos canos dos ralos, são necessários ganchos especiais e, para fortalecê-lo no telhado, é necessária uma fita de montagem. O cabo é instalado no ralo, calhas, ao redor das janelas do telhado e ao longo das bordas do telhado.

Sobre telhados com uma ligeira inclinação, recomenda-se colocar um cabo resistivo. Suas vantagens estão no custo barato, mas a desvantagem é a impossibilidade de auto-regulação do aquecimento. Por causa disso, o consumo de energia aumenta significativamente.

É aconselhável colocar um cabo auto-regulável ao longo das bordas e superfície do telhado. Nele, a fonte de calor é uma matriz especial localizada entre os fios condutores de corrente.

O cabo plano tem mais superfície de contato, resultando em economia significativa de energia e aquecimento confiável. O controlador reduz a geração de calor quando a temperatura ambiente aumenta.

Leia também:  Isolamento de telhado faça você mesmo: erros típicos

Quando frio, o processo ocorre na ordem inversa. Graças a isso, o cabo não superaquece e o sistema funciona por muito tempo e de forma confiável. Os recursos energéticos são economizados e os custos de eletricidade são significativamente reduzidos.

O regulador monitora a intensidade de aquecimento de diferentes seções do cabo. Depende do grau de aquecimento das diferentes seções do telhado. Onde o sol aquece mais o telhado, o aquecimento do cabo é automaticamente reduzido. Em áreas mais frias, o aquecimento é aumentado pelo regulador.

Benefícios do sistema

Isso pode acontecer se o sistema antigelo não estiver instalado.
Isso pode acontecer se o sistema antigelo não estiver instalado.

Ao instalar um sistema de aquecimento de telhado, o dono da casa se livrará de muitos problemas por muito tempo. Claro, existe um fluido anticongelante especial, mas dá apenas um efeito temporário e é bastante problemático usá-lo.

Aqui estão os benefícios que serão evidentes se você colocar um sistema antigelo em seu telhado.

  1. Gelo e neve não se acumulam no telhado. A segurança dos proprietários e transeuntes é garantida neste caso.
  2. Não haverá carga na superfície, isso é muito importante principalmente nos casos em que o revestimento tem uma pequena margem de segurança.
  3. Os sistemas de calhas e calhas não se quebram com o gelo. A água, congelando, tende a se expandir, pelo que é mais provável que o cano estoure com o gelo acumulado no interior.
  4. Ao instalar descongeladores, você se livra do trabalho trabalhoso e nem sempre seguro de limpar o telhado.
  5. A perda de calor de dentro da casa será minimizada.Isto é especialmente importante se o telhado não estiver suficientemente isolado durante a instalação.
  6. A cobertura durará muito mais tempo, a umidade não a destruirá, não haverá necessidade de reparos e pinturas frequentes.

É claro que as vantagens são óbvias e os benefícios da instalação de um sistema antigelo no telhado são grandes. Recomenda-se levar em consideração a instalação de tais sistemas já na fase de projeto da habitação. Isso facilitará tanto para o proprietário quanto para quem realizará a instalação.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC