O telhado verde não é de forma alguma um produto do pensamento moderno. A história dos jardins nos telhados dos edifícios remonta a vários milênios - o primeiro deles apareceu na Assíria e na Babilônia. Talvez o mais famoso complexo de jardins na cobertura seja o Gardens of Babylon. Um pouco mais tarde, os telhados verdes apareceram na Grécia, em Roma e na Europa medieval.
Hoje, esses sistemas de jardinagem no telhado são uma espécie de bolo de três camadas.
O que fazer tal telhado? A camada inferior é um filme especial que protege o telhado dos efeitos das plantas. Em seguida, uma junta de espuma é colocada para ajudar a manter o equilíbrio necessário de água no sistema.
E, finalmente, a camada em que as plantas são plantadas.Em geral, o projeto tem um peso muito baixo, o que permite o esverdeamento extensivo e intensivo do telhado de um edifício residencial na cidade.
Esse tipo de telhado tem, talvez, apenas uma desvantagem - os olhares invejosos dos moradores das casas vizinhas, o que é compensado por muitas vantagens:
- Respeito ambiental absoluto - um telhado de relva.
- Proteção contra radiação eletromagnética e ultravioleta nociva.
- Proteção contra ruído.
- Uma camada adicional de isolamento térmico, um efeito positivo no microclima dos andares superiores - no inverno os quartos são muito mais quentes, no verão - mais frios.
- Reduzindo a poeira, aumentando a quantidade de oxigênio no ar.
- Proteção do telhado contra danos mecânicos.
- Melhorar a estética do edifício e o seu prestígio num edifício monótono, o que leva a um aumento significativo do valor da habitação.
- A possibilidade de uma estadia confortável.
Agora provavelmente está claro qual telhado é melhor.
Tipos de trabalho de paisagismo no telhado

Hoje, há uma distinção entre jardinagem de cobertura intensiva e extensiva.
Um tipo extenso de paisagismo é o mais simples e ideal nos casos em que a manutenção do telhado é difícil por algum motivo. Este sistema é utilizado em coberturas planas e inclinadas, cujo ângulo de inclinação não exceda 45°.
Assim, enobrecido:
- telhados de shopping,
- empreendimentos industriais,
- terraços,
- pavilhões,
- garagens,
- paradas
- dependências e prédios residenciais que não preveem a possibilidade de uma pessoa sair para o telhado.
Conselho.Nesse caso, dezenas de variedades de plantas perenes são plantadas no telhado, que não requerem corte e rega, e também toleram bem o nosso inverno. Como regra, essas são variedades de stonecrops e sedums.
Apesar da simplicidade deste sistema, o esverdeamento da cobertura, realizado por especialistas, pode ser uma composição bastante original.
Com o tempo, forma-se uma espécie de comunidade sobre tal telhado, que, muitas vezes, não se limita apenas aos representantes das plantas. É bem possível que em alguns anos sua manhã comece com o maravilhoso canto dos pássaros que vivem “no andar de cima”.

No entanto, este tipo de cobertura paisagística permite apenas admirar o esplendor natural, mas se também pretende relaxar na sua cobertura ajardinada, deverá recorrer a uma cobertura paisagística intensiva.
A jardinagem intensiva de telhados pode ser aplicada em quase todos os lugares, no entanto, recebeu o maior uso no projeto de edifícios residenciais. Envolve traçar caminhos, plantar árvores e arbustos e muito mais.
Na verdade, praticamente nada limita a imaginação do designer - é possível criar canteiros de flores de várias camadas, reservatórios artificiais, escorregadores alpinos, etc. Como regra, o fornecimento de luz e água é fornecido.
Seu jardim na cobertura permitirá que você relaxe confortavelmente mesmo nos dias mais quentes do verão, pois o telhado vivo é muito resistente ao calor forte, graças às plantas que suportam o microclima.
Conselho. Além disso, para o período de verão, é racional adicionar espécies exóticas adicionais em recipientes e vários dispositivos recreativos, como espreguiçadeiras, toldos, fontes portáteis, à variedade geral de plantas vivas.
Características de design de jardins de cobertura
Os jardins de cobertura são caracterizados pelos seguintes parâmetros:
- Segurança suficiente das pessoas (especialmente crianças pequenas). É obrigatório criar parapeitos confiáveis e cercas de proteção com altura de pelo menos 1,2m. São necessários reforços adicionais para o telhado e a criação do nível adequado de proteção contra o vento (especialmente importante para edifícios de grande altura)
- O uso de apenas materiais ecológicos modernos que são resistentes a efeitos biológicos.
- Proteção contra corrosão de metais, mofo e oxidação.
- Isolamento da raiz.
- Dimensões permitidas de cargas na estrutura do telhado, inclusive levando em consideração cargas dinâmicas (mecanismos de trabalho, aparência de grandes multidões de pessoas)
- Disponibilidade de salas especiais para armazenamento de estoque

Idealmente, a decisão sobre a necessidade de trabalhos de paisagismo é feita na fase de projeto da casa.
Neste caso, é possível realizar todos os cálculos preliminares de carga e criar todas as condições necessárias para o crescimento das plantas (rega, impermeabilização, locais de plantio, drenagem).
Também é muito produtivo instalar o sistema nas fases finais da construção, mesmo que a organização do projeto não inclua um jardim vivo na cobertura na planta da casa. Neste caso, o trabalho é executado como no caso de uma sala já ocupada, mas o tempo de instalação é necessário uma ordem de grandeza menor.
Faixa
Vale ressaltar que esverdear o telhado requer a seleção de plantas que atendam plenamente a alguns critérios importantes que variam de um objeto para outro. Por exemplo, os telhados de arranha-céus impõem suas próprias limitações.
As plantas nelas plantadas encontram-se em condições muito próximas das montanhosas: ventos fortes, maiores níveis de radiação solar, oscilações bruscas e frequentes de temperatura. Além disso, o solo artificial é bastante semelhante às rochas.
Nem todas as plantas são capazes de suportar mudanças tão dramáticas, embora haja um ponto positivo - uma redução significativa de substâncias nocivas que interferem no crescimento saudável.
Independentemente do tipo de telhado, as plantas devem ter:
- pequeno sistema radicular
- ser tolerante à seca e tolerante à geada,
- não deve exigir manutenção extensiva.
Ao mesmo tempo, o telhado de grama deve ter uma aparência muito atraente, por isso é dada preferência a espécies anãs ou rastejantes de arbustos e árvores, trepadeiras despretensiosas, gramíneas resistentes ao gelo e plantas de cobertura do solo.
Conselho. Para que o telhado de relva fique na primavera, são plantados narcisos de bulbo pequeno, açafrão, muscari e scills.

Devido ao fato de que as plantas nesses jardins podem ser estudadas com algum detalhe a curtas distâncias, o habitus (aparência) da planta é de particular importância - a cor da folhagem, a forma do tronco e da copa e a cor da a casca. Para criar as composições mais harmoniosas, são selecionados grupos de árvores, arbustos e flores semelhantes.
Depois que os especialistas trabalharem em seu telhado, ele não será mais apenas um telhado - uma camada de grama o tornará muito mais atraente na aparência e muito mais ecológico.
Esta é uma ótima maneira de criar um design único que se destacará no contexto de edifícios monótonos, dando vivacidade à monumentalidade arquitetônica e expressividade emocional.Nada mais se compara ao conforto de relaxar no telhado de sua própria casa.
Então, estes são os telhados, agora a escolha é sua!
O artigo te ajudou?