O telhado sem gelo é o mais recente sistema de aquecimento do telhado de um edifício, que elimina completamente a possibilidade de formação de gelo, que se forma não apenas nas calhas, nas calhas e nas bordas dos telhados, mas também em outros locais de sua possível ocorrência.
Para selecionar a opção mais adequada para você, você precisa entender quais parâmetros você precisa para escolher a solução ideal, levando em consideração todas as condições e tarefas de aquecimento.
Sistema projetado de forma inteligente isolamento do telhado por dentro, ralos, calhas e vales, permitirão evitar custos desnecessários e irracionais no futuro, bem como garantir um funcionamento fiável e de alta qualidade de todo o sistema durante muitos anos de funcionamento.
O aparecimento de gelo indesejado é muito perigoso.
As consequências indesejáveis desse fenômeno podem ser identificadas da seguinte forma:
- Fragmentos de uma impressionante massa de gelo que representa uma ameaça real à vida humana, podendo causar danos físicos e materiais significativos.
- A massa de gelo que se desprendeu do telhado pode danificar os veículos em pé, bem como causar danos aos elementos e estruturas arquitetônicas subjacentes.
- A alta carga mecânica exercida pela retenção de água em toda a superfície do telhado pode levar a um maior desgaste do telhado e reduzir sua vida útil sem problemas.
- A retenção de água derretida na superfície do telhado, principalmente durante o degelo, devido ao fechamento de ralos e calhas, leva a vazamentos indesejados e, consequentemente, a danos materiais significativos.
- Mais frequentemente, os pisos residenciais localizados sob a parte do telhado, bem como as partes da fachada dos edifícios localizados nas imediações dos ralos, são danificados.
- A necessidade de limpeza mecânica do telhado também reduz significativamente sua vida útil.
O sucesso da implementação de sistemas antigelo feitos com cabos de aquecimento reside, em primeiro lugar, no seu design correto. Sujeito a todas as características do design do telhado e instalação de alta qualidade, você obtém:
- A ausência da possível formação de pingentes de gelo e gelo, devido a custos de material relativamente baixos e consumo de eletricidade muito baixo.
- Garantir a operacionalidade dos sistemas de drenagem geral durante todo o período de inverno e na entressafra.
- Exclusão da possibilidade de vazamento, bem como danos mecânicos em fachadas e sistemas de drenagem.
Conjunto completo e tipos de sistemas

Os sistemas de aquecimento de telhados e caleiras estão equipados com um cabo de aquecimento e acessórios especializados que evitam a formação de gelo e ajudam a remover o gelo e a neve.
O isolamento do telhado faça você mesmo é muito eficaz.
Sistema antigelo - proteção contra pingentes de telhados, é usado em telhados dos seguintes tipos:
- Com "costura permanente", ou seja, cobertura metálica.
- Com uma "costura variável" - uma cobertura de tipo macio.
Os telhados com costura variável podem ser feitos de vários materiais de cobertura: metal, plástico, madeira, seixos, borracha e resina.
Os sistemas antigelo também podem ser utilizados em calhas de materiais comuns: metal, plástico e madeira; e em funis de material padrão: metal e plástico.
Componentes de um sistema de cabos antigelo
O sistema antigelo e aquecimento do telhado consiste nos seguintes componentes:
- A seção de aquecimento é um cabo com manga especial projetado para conexão a uma rede elétrica de 220 V e corrente alternada com frequência de 50 Hz.
- Regulador de temperatura.
- Blocos de fiação: UZO, partida magnética.
- Caixa de montagem: para conexão e ramificação.
- Kit de montagem: clipes, corda, ganchos giratórios, suporte de montagem, fita de montagem, rebites, buchas e parafusos autorroscantes.
Cabos de aquecimento
As principais características do cabo de aquecimento:
- Potência térmica linear.
- Tensão de trabalho.
- Dimensões da seção.
- A relação entre as temperaturas operacional e máxima permitida.
Tipos de cabo:
- tipo resistivo.
- tipo autoajustável.
Um cabo resistivo é um cabo no qual o calor é dissipado através de "perdas ôhmicas" que ocorrem nos fios do cabo. Além dos condutores de aquecimento, o cabo pode conter condutores condutores, o que simplifica bastante o esquema de sua instalação.
A saída de calor deste tipo de cabo de aquecimento não depende diretamente da temperatura de operação. Para garantir a operação contínua, confiável e duradoura de tal cabo, bem como protegê-lo contra superaquecimento, é necessário cumprir as condições de projeto para transferência de calor.
Cabo auto-regulável com dois condutores paralelos envoltos por um plástico condutor no qual é gerado calor.
A condutividade do plástico depende da temperatura, o que garante a auto-regulação da saída de calor: o cabo dá mais calor, quanto menor a temperatura; e, inversamente, à medida que a temperatura aumenta, o calor diminui. Esse cabo economiza energia e nunca queima, mesmo com um curto-circuito.
Controladores de temperatura, sensores de temperatura e cabos
Nos sistemas de aquecimento - telhado sem gelo, são utilizados termostatos com um conjunto completo de vários sensores, dependendo da finalidade e cobertura das áreas de aquecimento.
Para realizar a instalação de sistemas antigelo do sistema de cobertura, é necessário realizar as seguintes ações:
- Determine áreas para colocação de cabos: telhado, calha, funis de drenagem e assim por diante.
- Determine o método de colocação do cabo - é escolhido separadamente para um caso específico específico. Tudo depende do tipo de telhado.
- Selecione o tipo de controle do sistema.
- Selecione os componentes necessários para a conexão geral do sistema.
- Instale seções de aquecimento.
- Instalar e instalar caixas de junção.
- Determine os requisitos elétricos para o sistema de energia e selecione os blocos necessários.
- Realizar instalação e instalação de gabinetes de controle.
- Monte os cabos de alimentação que alimentam as seções de aquecimento.
- Instale e monte o sensor de temperatura.
- Conecte o sistema.
- Faça um teste.
Colocação de cabos de aquecimento

Nos sistemas de cabos - um telhado sem gelo, existem várias maneiras de colocar cabos de aquecimento, dependendo diretamente dos seguintes fatores:
- O regime térmico da cobertura.
- Tipo de telhado.
- Características de localização.
- A presença de calhas
- Disponibilidade de tomadas de água.
Com base nos parâmetros do regime térmico dos telhados, eles são condicionalmente divididos em várias variedades:
- Um telhado frio é bem isolado e tem um baixo nível de perda de calor através de sua superfície, especialmente se o espaço sob o telhado for ventilado. Para este tipo de telhado, a potência dos sistemas de degelo é utilizada ao mínimo, pelo que a instalação dos sistemas de aquecimento é realizada apenas no ralo.
- Telhado padrão quente - um telhado com mau isolamento térmico. Nela, o processo de derretimento da neve ocorre em baixa temperatura negativa do ar. A água flui por gravidade para a borda fria e para o dreno. Como resultado, ele congela e forma gelo. Para esses telhados, é necessário o uso de um sistema integrado de derretimento de neve, que é instalado no telhado, em calhas e calhas. A potência utilizada é maior do que com a organização do "teto frio".
O artigo te ajudou?