Telhado de vidro não é mais um luxo

teto de vidro Não faz muito tempo, um refinamento arquitetônico como o telhado de vidro de uma casa podia ser imaginado e visto apenas em arranha-céus individuais, hotéis caros, grandes estufas ou museus. A pirâmide de vidro em frente ao Louvre em Paris é provavelmente o edifício todo em vidro mais famoso do mundo, representando essencialmente um telhado de vidro sólido sem paredes e estruturas internas de suporte de carga.

No entanto, agora as tecnologias de construção avançaram tanto em comparação com as tecnologias de uma década atrás que os telhados de vidro deixaram de ser uma curiosidade insanamente cara e já estão disponíveis para um círculo crescente de proprietários de casas de campo e chalés de verão.

E, como esperado, a redução do custo da tecnologia leva à sua popularização.

agora transparente telhado de duas águas acima de sua cabeça não é mais exótico - jardins de inverno aconchegantes, oficinas de artistas, varandas e terraços cobertos de vidro são cada vez mais encontrados em propriedades rurais e chalés.

Características de operação de telhados translúcidos

Além de suas propriedades estéticas incomuns e atraentes, um telhado de vidro possui várias nuances operacionais que podem ser atribuídas a desvantagens:

  • no verão ensolarado, tal estrutura se transforma em uma estufa - a energia do sol passa completamente para a sala, aquecendo-a a temperaturas tropicais. Portanto, são necessárias medidas adicionais para isolar da luz solar penetrante no verão;
  • estrutura de vidro telhado de quadril é impossível fazer uma “saliência”, como ardósia ou lajota, sobrepondo as de baixo com a de cima. Portanto, são necessárias medidas adicionais para impermeabilizar todas as costuras e juntas;
  • a sobrecarga de vidro, gostemos ou não, é uma fonte de maior perigo para aqueles que estão sob ela. Isso significa que é necessário usar um vidro que não produza fragmentos com arestas cortantes quando quebrado;
  • como qualquer outra construção de vidro, o telhado tem a propriedade desagradável de perder a transparência devido ao acúmulo de poeira na parte externa do vidro. Portanto, ao projetar, considere que o teto de vidro deve ser confortável o suficiente para lavagens regulares.
Leia também:  Coberturas modernas: que materiais usar

Materiais para telhados transparentes

casa com telhado de vidro
telhado transparente

Eu acho que é bastante óbvio que os materiais para estruturas translúcidas, como um telhado não padronizado com quadril do tipo faça você mesmo, diferirão em sua resistência e características de isolamento térmico dos materiais para um telhado tradicional.

O vidro é um material mais frágil do que o metal, a ardósia ou a ondulina.

Além disso, para preservar a transparência de toda a estrutura (e foi pela transparência que começámos tudo), não podemos recorrer às tecnologias tradicionais de isolamento e impermeabilização de coberturas, pelo que é necessário que os vidros duplos instalados as próprias janelas e perfis de moldura fornecem calor suficiente e impermeabilização.

Atenção! Particular atenção deve ser dada à escolha correta dos perfis, que determinam a resistência e as características de toda a estrutura como um todo.

Para construir a estrutura do futuro telhado de vidro, são utilizados os seguintes materiais:

  1. Perfil de alumínio. Proporciona alta resistência da estrutura com baixo peso, o que reduz a carga nas estruturas de suporte, aumentando a confiabilidade de todo o sistema como um todo. A desvantagem do alumínio é sua alta condutividade térmica, o que aumenta a perda de calor pelo telhado.
  2. Perfil de aço. Tem a maior resistência e pode suportar a maior área de envidraçamento. A desvantagem é a massa bastante grande da estrutura e a suscetibilidade do aço (mesmo tratado com compostos anticorrosivos) à corrosão. Por esta razão, as estruturas de aço requerem manutenção regular.
  3. Perfil alumínio-madeira. A combinação de alumínio e madeira para criar um perfil para a estrutura de telhados de vidro permite aproveitar as vantagens de ambos os materiais: a resistência e leveza do alumínio e as propriedades isolantes térmicas e decorativas da madeira.A principal desvantagem desse perfil é a impossibilidade de usá-lo para envidraçamento de estufas com imitação de clima tropical úmido. Mesmo tratada com compostos especiais, a árvore começa a apodrecer com o tempo e precisa ser substituída.

Conselho! É estritamente proibido usar para a construção de uma moldura para um telhado transparente o perfil de metal-plástico que conhecemos, que é usado para janelas de fachada. Não é capaz de fornecer a resistência estrutural necessária.

O máximo que pode ser feito para dar à estufa um design unificado de parede e teto é usar forro de plástico.

Leia também:  Cobertura líquida: cobertura por décadas

Janelas com vidros duplos e seus substitutos

telhados de vidro
Jardim de inverno, clarabóias, jardim de inverno

Para o envidraçamento de telhados, são utilizadas apenas janelas de vidro duplo de câmara única, pois as janelas de vidro duplo, embora proporcionem um isolamento térmico muito melhor, ainda têm muita massa para serem usadas no lugar de um telhado.

Para fins de segurança, nessas janelas com vidros duplos, o vidro externo é temperado e o interno é triplex. Essa combinação dobra o custo das janelas com vidros duplos em comparação com o vidro convencional, mas a segurança vale a pena.

Uma opção muito interessante é o uso de janelas estruturais de vidro duplo com vidro externo maior que o interno. Essas janelas com vidros duplos são montadas em um perfil especial usando um selante adesivo resistente ao gelo sem o uso de tiras de fixação externas.

O resultado é uma superfície de vidro lisa sem elementos externos, que tem uma aparência muito original.

Além disso, este design não retém neve e chuva. Uma casa com telhado de vidro desse tipo sempre chama a atenção pelo seu design de alta tecnologia.

No caso de um telhado translúcido não precisar ser completamente transparente, mas simplesmente fornecer iluminação superior adicional, painéis de policarbonato são frequentemente usados ​​​​em vez de janelas com vidros duplos.

Esses painéis se distinguem pela alta resistência (o painel de 16 mm pode suportar facilmente o golpe de uma marreta) e resistência ao gelo.

Atenção Ao utilizar o policarbonato, deve-se levar em consideração que ele possui um coeficiente de dilatação térmica muito significativo. Portanto, ao instalar as chapas, deixe espaços entre a borda da chapa e a moldura de pelo menos 5 mm.

nuances de design

teto de vidro
Telhado embutido "TechnoNikol", "IcoPal", "Stekloizol"

Ao projetar telhados translúcidos, é imperativo fornecer maneiras de lidar com gelo e neve no telhado. Uma maneira mais cara e confiável é usar sistemas de aquecimento de vidro - neste caso, você tem a garantia de um céu claro sobre sua cabeça.

Uma maneira mais barata é aumentar o ângulo da inclinação do telhado para trinta ou mais graus. Ao mesmo tempo, seu custo também aumenta devido ao aumento da área, mas não tão significativamente quanto na primeira variante.

Leia também:  Dosséis sobre a varanda - tipos, materiais e fabricação

Em muitos projetos europeus, o telhado de vidro da estufa tem uma inclinação inversa em direção à casa. Nas condições russas, tal esquema não é aplicável - a massa de neve, acumulando-se em uma cavidade, irá gradualmente empurrar qualquer estrutura.

Um ponto importante na criação de telhados de vidro é garantir uma impermeabilização confiável da junção da estrutura com o restante do telhado.

Um dos métodos de impermeabilização mais comuns é cobrir o telhado com isolamento de vidro como material isolante.Para descobrir como cobrir o telhado com isolamento de vidro e fornecer impermeabilização das juntas, você precisa conhecer a estrutura do isolamento de vidro.

Stekloizol é um tecido de fibra de vidro revestido em ambos os lados com um polímero betuminoso e no lado superior coberto com enchimento de granulação grossa. Como o feltro comum para telhados, o isolamento de vidro é sobreposto e fundido por aquecimento com maçarico.

Conselho! Antes de cobrir o telhado com isolamento de vidro, é necessário garantir que a estrutura do telhado de vidro esteja bem presa à estrutura de treliça de um telhado comum ou à parede do edifício. Em seguida, o isolamento de vidro é sobreposto em 10 cm na estrutura e fundido a ela.

Neste caso, é necessário aquecê-lo gradualmente para evitar o superaquecimento e rachaduras da janela de vidro duplo.


Depois de ler este artigo, você terá uma ideia do que é um telhado de vidro e como organizá-lo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC