A entrada central da casa é a cara do seu dono, então todos se esforçam para deixá-la bonita, mas não se esqueça da praticidade. As copas sobre a varanda ajudarão a proteger a porta da frente da neve, chuva e ventos fortes. Sobre a que se destina também este design, que tipos existem, bem como como e de que fazer viseiras por conta própria, contaremos neste artigo.

Material e forma
O design do alpendre existente é limitado apenas pela imaginação do proprietário.Ao mesmo tempo, se você precisa não apenas de um elemento estético, mas também prático, recomendamos que você pense em todos os detalhes antes de fabricar.
As viseiras podem diferir umas das outras por:
- material do quadro;
- a forma e o material do próprio dossel.
Como a moldura é um elemento funcional muito importante, vamos dar uma olhada no material para sua fabricação:
Metal | Existem duas opções para sua fabricação:
|
Madeira | É feito em várias formas e desenhos, mas não se deve esquecer que a madeira não tem a mesma flexibilidade que o metal. A armação é geralmente feita de barras de várias seções, que devem ser pré-tratadas com compostos especiais para proteger o material da chuva, neve, sol e temperaturas extremas. |

Dica: você também pode fazer um dossel plano sem moldura, composto por uma única folha, para fixar quais suportes e extensões especiais são usados.
Considere também as principais formas de tais coberturas:
- Plano - a opção mais simples, mas também a mais aberta. Ele só pode proteger contra chuva caindo verticalmente. Instale em qualquer quadro e use qualquer material para isso.

- Gable - um design bastante simples que o ajudará a se esconder da chuva e do vento oblíquos. É feito de qualquer material.
- O tri-slope geralmente é executado em uma estrutura de metal. O design é bastante confiável e pode proteger contra quaisquer problemas climáticos.
- O semicircular parece o mais impressionante, além de ser mais funcional. Uma cobertura para esse dossel é feita de qualquer material flexível.

A viseira pode ser feita de:
- policarbonato;
- folha de metal;
- papelão ondulado;
- plástico;
- ladrilhos metálicos;
- árvore.
Interessante, mas muito caro será um dossel de ferro forjado para a varanda da frente.
Requisitos de concepção
Se você não quiser refazer a copa depois de um tempo, considere na hora de organizá-la os requisitos mínimos que a estrutura deve atender:
- O desenho deve ser calculado de forma a suportar não só o seu próprio peso, mas também a massa de eventual precipitação, em particular a neve, bem como o peso dos espaços verdes que o possam envolver no futuro.
- Observe que você precisa coletar a água em um recipiente ou escoá-la para o esgoto.
- É muito bom quando não só a porta da frente está protegida, mas também o alpendre.
- O estilo do edifício deve corresponder ao estilo da casa.
Dica: você não precisa ter uma combinação completa de materiais com o design da casa, basta escolher a forma, as dimensões, a cor, você pode até contrastar.
seleção de materiais
A seguir vamos analisar com mais detalhes o material para o velame, para que você entenda qual é o melhor para você.
- O policarbonato está à frente de todos os concorrentes hoje. Além da durabilidade, confiabilidade e praticidade, também possui apelo visual. O material ajuda os designers a realizar muitas decisões e trabalhar com ele é um prazer.
Dica: não se apresse em iniciar imediatamente a instalação do policarbonato, é melhor estudar as regras para trabalhar com ele, que devem ser levadas em consideração.

- A estrutura metálica é fácil de fabricar, mas requer equipamentos especiais e certas habilidades. Embora você possa substituir a soldagem por rebites ou parafusos. A falta de material - enferruja, portanto, precisa de tratamento anticorrosivo.
- Decking pode ser comparado em popularidade com policarbonato. O revestimento de polímero permite que o material concorra com quaisquer "rivais". A desvantagem é que após danos mecânicos, não será possível endireitar sua superfície. Para evitar que isso aconteça, você deve escolher um papelão ondulado mais grosso, mas custa mais.
- O plástico leve também se assemelha ao policarbonato, embora sejam placas especiais de PVC. No nosso caso, precisamos de material para trabalhos externos, que não deve ser confundido com decoração de interiores.

Sua principal característica é a leveza única. Mas, é durável em operação e bastante confiável. É oferecido em redes varejistas em diversas cores, sendo possível também dar a tonalidade desejada com a ajuda de um filme.
- Telha metálica e telha flexível - apesar do nome comum, são materiais completamente diferentes. Recomenda-se fazer copas simultaneamente com a construção do próprio prédio, o que reduzirá o custo do mesmo.
Dica: lembre-se, esses materiais serão apropriados quando o teto e a viseira forem completamente idênticos.
Caso contrário, a diferença será muito marcante.
- O forjamento artístico é uma decoração de casa cara e original. Se não houver dinheiro suficiente para um produto totalmente forjado, faça-o combinado. Combina muito bem com policarbonato, plástico e ladrilhos. A desvantagem é muito peso. Portanto, ao calcular, leve em consideração esse parâmetro para que o dossel não desmorone com o peso da neve.
- Clássicos de madeira são ótimos para cabanas de madeira. Não se esqueça de tratar o material com preparações anti-podridão e também protegê-lo de insetos e outros problemas. Certifique-se de cuidar da impermeabilização, por exemplo, use ruberoide, ardósia, plástico, policarbonato, chapa ou papelão ondulado.
Fazemos um dossel de metal
Você só precisa ter paciência, pois o trabalho em si não é difícil.
Antes de fazer um dossel sobre a varanda, prepare os seguintes materiais:
- cantos metálicos;
- prancha de beiral;
- barra de junção;
- calha;
- barras;
- cano;
- telhas flexíveis ou papelão ondulado;
- parafusos, parafusos, âncoras.
Das ferramentas você vai precisar:
- roleta;
- máquina de solda;
- serra para metal.
A seguir, você aprenderá como fazer uma varanda com dossel com as próprias mãos:
- Prepare um esboço do design futuro. Para fazer isso, meça a largura da varanda com uma fita métrica e adicione 600 mm ao valor resultante, que será a largura do dossel.
- Meça a distância entre a porta da frente e o local que deseja proteger a estrutura.. Determine sua altura com base na arquitetura da casa. Observe que a inclinação deve ser de cerca de 20˚.
- Corte os cantos à medida, tendo em conta que o comprimento das vigas será igual à altura do declive. Faça também suportes e uma viga de parede. Monte todas as partes da estrutura soldando e fixe sobre a varanda.Prenda a viga da parede com parafusos inoxidáveis na frente da entrada, fixe as escoras com âncoras.

- Faça uma caixa em vigas de viga. Para papelão ondulado deixar uma distância de 300 mm, para telhas flexíveis deve ser maciço. Disponha o material preparado e conserte-o.
- Instale uma barra de metal adjacente ao topo da inclinação. Prenda uma faixa de cornija no fundo, monte a calha e o tubo.
Conclusão
Uma estrutura simples, mas confiável - um dossel sobre a varanda ajudará a eliminar muitos problemas, em particular, aumentará a vida útil da própria varanda e da porta da frente. Pode ser feito de diferentes materiais, dado o seu peso e capacidade de suportar cargas adicionais. O vídeo deste artigo ajudará você a encontrar mais informações sobre esse tópico.
O artigo te ajudou?