O telhado está vazando: o que fazer se você mora em um prédio particular ou de apartamentos

telhado vazandoMuitos estão familiarizados com a situação quando, com o advento do mau tempo, começam os problemas com vazamentos no telhado. Poucas pessoas ficarão satisfeitas com o teto danificado e as correntes de água de cima. E se você fez um novo reparo recentemente, observar manchas sujas acima de sua cabeça é ainda mais desagradável. Se o telhado estiver vazando, o que devemos fazer primeiro e a quem reclamar, vamos ver os detalhes.

Se você mora em sua própria casa

Chuvas frequentes, neve que começou a derreter, muitas vezes conseguem penetrar em nossas casas, infiltrando-se no piso do sótão, camadas de isolamento e tetos.

Então, o telhado está vazando: para onde irse você mora em sua própria casa? Primeiro, vamos tentar resolver tudo sozinhos.

A água é capaz de superar muitos obstáculos em seu caminho, e o menor dano à cobertura pode ser uma brecha adequada para ela.

Muitas vezes acontece que, quando o telhado vaza, é muito difícil identificar o local específico do vazamento. Afinal, pode estar a uma distância considerável do local de sua manifestação óbvia.

onde ir se o telhado estiver vazando
Reparação do telhado da sua própria casa

A água penetra muito bem pelo sótão e pelos tetos, encharcando os materiais da cobertura, de modo que o local danificado no telhado pode não estar onde pinga do teto dentro da habitação.

Se você se comprometeu a identificar o local original da entrada de água, deve subir no telhado. Em seguida, inspecione com muito cuidado o local proposto e verifique a área ao redor.

E certifique-se de verificar se estava correto

Em telhados inclinados, recomenda-se explorar áreas suspeitas, movendo-se de baixo para cima. Ou seja, sabendo onde ele flui do teto, encontre este lugar no telhado e mova-se deste ponto de partida para cima da encosta.

Muito provavelmente, você encontrará o lugar malfadado um pouco mais alto do que se pensava anteriormente.

Se o telhado vazar repentinamente, o que fazer depois de encontrar o dano? O dono de uma casa particular, sem dúvida, fará o conserto do telhado.

Isso pode ser feito sozinho ou com ajuda externa, substituindo parte do revestimento por um novo.

Mas e quem mora em prédio de apartamentos e não em casa própria? Com frequência, esse problema preocupa os moradores dos andares superiores, embora o vazamento possa ser tão grave que vários apartamentos em níveis diferentes possam ser inundados ao mesmo tempo.

Leia também:  Ralos de telhado: características de projeto, projeto, instalação e manutenção

Onde entrar em contato se isso aconteceu em um prédio de apartamentos

Quais devem ser as ações dos proprietários de apartamentos em uma casa grande e para onde recorrer se o telhado estiver vazando? Os moradores de apartamentos inundados com água, antes de mais nada, devem ligar com urgência para os serviços de habitação e comunidade que atendem sua casa.

se o telhado está vazando
Reivindicação de vazamento no telhado

Ao mesmo tempo, é aconselhável saber o nome e o cargo da pessoa que aceitou o pedido de sinistro. Assim que possível depois disso, os funcionários da concessionária e um encanador devem ir à sua casa para inspeção.

Recomenda-se tirar uma foto de tetos e paredes danificados e, possivelmente, uma gravação de vídeo. Isso servirá como forte evidência em caso de litígio, se for o caso. Certifique-se de ativar a função de data e hora da filmagem em sua câmera ou filmadora.

Em caso de vazamento que tenha causado danos ao patrimônio dos cidadãos, bem como alterado a aparência dos apartamentos, é feito um requerimento por escrito à administradora. O requerimento é redigido em duas vias, uma das quais o requerente guarda para si com a assinatura do trabalhador que aceitou este requerimento.

Agora se o telhado da sua casa está vazando: o que fazervocê sabe com certeza.

Atendendo à sua chamada, os funcionários públicos são obrigados a redigir um ato sobre a presença de danos em cada apartamento. O ato deve ser elaborado na presença de vários membros competentes da comissão e testemunhas independentes.

O documento deve ser redigido em duas vias, uma das quais fica com o inquilino afetado.

Quando um vazamento no telhado causar danos a móveis, utensílios domésticos, coisas e outras coisas, isso deve ser indicado no ato.

Além disso, os membros da comissão devem indicar com o máximo de detalhes possível a natureza dos danos ao patrimônio, listar tudo o que ficou inutilizável e também indicar a gravidade do dano.

O inquilino é livre para assinar o ato elaborado pela comissão somente após seu estudo detalhado. Além disso, você tem o direito de não assinar o documento se não estiver satisfeito com tudo o que está indicado nele, ou pontos individuais.

Vale a pena prestar especial atenção ao fato de que o ato não indica o custo específico dos danos causados ​​às vítimas. (Isso deve ser detalhado em outro ato - uma declaração defeituosa).

Leia também:  Reparação de calhas: finalidade e tipos de sistemas de drenagem, instalação e manutenção

O documento descreve apenas a causa e as características do acidente, seus possíveis autores, e também lista o que se tornou inutilizável por culpa do incidente.

No caso de o ato de vazamento do telhado não levar a ações racionais da habitação e dos serviços comunitários para corrigir as consequências, você tem o direito de registrar uma reclamação junto à sua empresa de gestão. A reclamação deve indicar o motivo do seu recurso, a natureza e a extensão do acidente, bem como o valor dos danos materiais.

O aplicativo está escrito em nome do chefe desta empresa. Uma cópia do seu passaporte deve ser anexada a ele, bem como uma cópia de um documento que confirme seu direito de possuir um apartamento. Se houver uma comissão de especialistas independentes, será anexada uma cópia do ato por eles elaborado.

Na maioria das vezes, a sociedade gestora, tendo recebido uma declaração desta natureza, não leva o caso a julgamento. Portanto, se o telhado estiver vazando, é melhor agir nessa sequência.

Se a reivindicação da sua empresa não tiver efeito e a empresa estiver inativa, você deve entrar com uma ação judicial contra ela.

Algumas dicas

Muitos inquilinos costumam ser culpados pelo fato de os serviços de habitação não prestarem a devida atenção aos seus problemas. Muitas vezes, simplesmente não há vontade de arrastar tarefas desagradáveis, acreditando que, mesmo assim, os perpetradores não serão encontrados e os danos não serão indenizados.

Infelizmente, os próprios inquilinos, portanto, dão aos serviços públicos uma razão para não temer por sua negligência. Em muitos países estrangeiros, pratica-se exatamente o contrário.

Os proprietários estudam e praticam seus direitos tão meticulosamente que as empresas de administração simplesmente tentam evitar acidentes. Eles sabem que as menores violações em seu trabalho podem levar a multas pesadas e perda de empregos.

Se você tem um vazamento e parece que os danos e problemas são mínimos, solicite um relatório. Este vazamento no telhado - uma amostra que você pode encontrar em nosso site, será um documento bastante forte a seu favor.

Se o dano no telhado não for reparado pela concessionária, entre em contato novamente. Quando a precipitação para, a água pode parar temporariamente de inundar o teto, mas isso é apenas temporário - até a próxima chuva ou neve.

Leia também:  Sistema de telhado de calha: tipos e variedades, seleção e trabalho de instalação

Portanto, não sucumba à persuasão dos trabalhadores da habitação e dos serviços comunitários de que tudo se fechará por si mesmo, o vão se fechará e a água não correrá mais. De forma alguma, se o telhado não for consertado a tempo, os vazamentos só vão se intensificar com o tempo.

Se você estiver fotografando propriedades danificadas, bem como reparos danificados devido a um vazamento, não defina apenas a data da filmagem na câmera.

É altamente desejável que a comissão que elabora o ato certifique oficialmente as fotografias ou material de vídeo.Tente realizar todas as ações na presença de especialistas independentes ou de seus vizinhos.

Eles poderão confirmar os fatos necessários, se necessário em processos posteriores.


Os recibos da loja para os móveis e equipamentos que você comprou serão úteis. Se estiver deteriorado e inutilizável, será muito mais fácil para você confirmar seu valor. As verificações de materiais de construção adquiridos durante a última reforma do apartamento também podem ser úteis.

Nos casos em que as ações judiciais passo a passo não trouxeram um resultado positivo, vá mais alto. Ou seja, respeitando a cadeia de comando, cada vez se aplica a uma autoridade cada vez maior.

Lembre-se de que toda organização é influenciada por uma superior. Muitas vezes, até mesmo mencionar que você irá mais alto pode dar um resultado positivo.

Com suas ações persistentes e decisivas logo no início do problema, as concessionárias entenderão que você não recuará. Como regra, as pessoas que não têm preguiça de buscar seus direitos continuam sendo as vencedoras.

Pergunte a seus amigos e conhecidos como foi o processo de resolução do problema deles, se eles tiveram que lidar com isso. Como eles agiram no caso deles e o que eles aconselhariam nessa situação.

Quando você sabe a quem ir e o que fazer - se o telhado estiver vazando, você não ficará perdido quando surgir um problema semelhante. E ações decisivas e competentes sempre terminam em sucesso.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC