A construção do telhado da casa ocupa um lugar especial no processo de todo o complexo de obras na construção da casa, porque. É da forma e confiabilidade dos pisos e telhados que dependem tanto a aparência quanto a vida útil do edifício. No âmbito deste artigo, analisaremos a construção privada do telhado, suas características de design.
Basicamente, os telhados podem ser divididos em dois tipos principais:
- Plano (ângulo de inclinação inferior a 10 graus, superfície sólida plana).
- Inclinado (inclinação de 10 ou mais graus, uma ou mais inclinações em várias combinações).
Telhado plano

Esse tipo de telhado é encontrado na construção privada com muito menos frequência do que as opções inclinadas, pois o plano implica uma alta resistência às cargas verticais, que são a precipitação (neve) e a colocação de objetos adicionais no telhado.
Este telhado plano é conveniente, o que permite dominar sua área de superfície para vários fins.
Os pisos são geralmente lajes de concreto. Esta é a opção mais confiável. Se a configuração do telhado for intrincada, as formas pré-preparadas com reforço são despejadas com concreto ou uma estrutura de madeira é construída.
As lajes de concreto devem ser colocadas com muita precisão nas bordas das paredes, unindo-se o mais firmemente possível. Todas as lacunas e rachaduras são seladas com mástique betuminoso.
Em seguida, é colocado um aquecedor, várias camadas de impermeabilização e uma reconciliação da camada frontal, protegida de influências externas adversas.
Conselho: qualquer telhado tem um ângulo de inclinação, mesmo mínimo, que garante a precipitação.

Uma estrutura de madeira para telhado plano é uma construção bastante complicada e deve ser realizada apenas por profissionais (porém, como qualquer outra).
A figura mostra como é difícil organizar adequadamente essa estrutura. 1 vigas transversais, 2 ripas, 3 barras, 4 espaçadores, 5 ripas, 6 camadas de nivelamento, 7 placas de drenagem, 8 rebordos de envidraçamento, 9 primeiras camadas de telhado, 10 segundos de camada de telhado, 11- camada final, corrimão de 12 meios-fios, saliência de cornija de 13 macios, saliência de 14 frontões, ralo de saliência de 15 frontões.
Novamente, esse telhado requer um projeto levando em consideração cargas críticas, seleção de materiais, suas dimensões, etc. Convide um profissional.
telhado inclinado
A construção de telhados inclinados também é dividida em:
- Telhado do sótão.Nesta opção existe uma sala técnica, um sótão, entre a cobertura e a zona habitacional.
- Telhado nu. Aqui, as lajes de cobertura servem simultaneamente como teto do espaço superior.
Antes de planejar a forma do telhado e os ângulos de inclinação, a construção do telhado deve levar em consideração os seguintes fatores:
- A espessura máxima da cobertura de neve. Quanto maior o ângulo de inclinação do telhado, menos neve se acumula nele. Por exemplo, nas latitudes do sul (Ucrânia, Cáucaso), a neve pesa 80-120 kg por metro quadrado e nas latitudes do norte - até 250 kg por metro. A diferença é óbvia, então a arquitetura é diferente.
- Material do telhado. Depende diretamente do ângulo do telhado. Além disso, materiais diferentes têm pesos diferentes, o que também precisa ser levado em consideração.
formas de telhado

Vamos olhar mais de perto:
- Telhado de galpão é a construção de telhado mais simples. A precipitação flui em uma direção, tudo é simples e confiável, embora a visão de tal telhado não seja apresentável, portanto, um telhado de galpão é mais comum em galpões e outros edifícios não residenciais.
- O telhado de duas águas é a forma mais comum. Simples, confiável, bonito, de bom gosto.
- Um telhado de quatro inclinações (quadril, meio quadril) também é uma visão muito popular, especialmente em aldeias e casas de veraneio.
- A forma do sótão permite organizar um andar residencial quase completo, mantendo o volume residencial principal.
- Forma de tenda. Todas as quatro inclinações convergem em um ponto. Aplicável a estruturas quadradas.
- A forma em forma de pináculo é encontrada nos telhados na forma de "sinos e assobios". Cata-ventos, galos e outros elementos decorativos são colocados em tais pináculos.
estrutura do telhado
O design é influenciado por fatores como:
- O vão a ser percorrido.Quanto maior, mais poderosas as vigas são necessárias e menor o degrau entre as pernas da viga.
- Inclinação do telhado. Quanto maior o grau de inclinação, mais leve pode ser o telhado. Se o ângulo for superior a 50 graus, a neve não poderá se acumular na superfície do telhado, mas cairá. Se o ângulo for de 20 a 30 graus, a neve pode se acumular, exercendo pressão adicional sobre o piso, o que significa que as dimensões das vigas devem ser escolhidas grandes.
- Vida. O material pode ser selecionado dependendo da vida útil esperada de todo o edifício. Sem uma grande reforma, um telhado de madeira dura 30 anos, metal ou concreto armado - 50 anos. Embora em condições favoráveis, muitos telhados duram mais de cem anos.
- requisitos de resistência ao fogo. Quanto mais largas as vigas, mais tempo elas resistem à ação do fogo. Mas eles também são mais caros.
- Características térmicas. Quanto mais quente for o telhado, mais espessa será a camada de isolamento, mais peso a estrutura adquirirá, mais caro custará.
Construindo um telhado

A construção de casas e esboços de telhados incluem os seguintes elementos:
- Vigas (em camadas, penduradas, treliças). São as pernas da viga que assumem a carga principal.
- Mauerlat. Uma viga situada ao longo do perímetro do telhado, sobre a qual repousam as pernas da viga.
- Racks. Vigas auxiliares de suporte em madeira.
- Estrias. Vigas horizontais que impedem a "separação" do telhado.
- Caixote. A base para colocar o telhado nele.
Vigas laminadas são as mais comuns, porque. facilmente realizável. As vigas repousam em uma extremidade na parede e a outra na prateleira.

Vigas de telhado faça você mesmo definido dependendo da carga em incrementos de 0,6 m a 2 m. Para eles, levam uma viga de 150x200 mm, ou são compostas por tábuas grossas de 50 mm de espessura. Certifique-se de prender a estrutura do telhado com abraçadeiras nas paredes da casa para que uma forte rajada de vento não a desaloje.
Vigas suspensas são usadas onde não há suportes intermediários, apenas paredes externas. Este projeto é eficaz se a largura da casa não for superior a 8 metros. Caso contrário, é recomendável instalar suportes.
Dica: quanto mais baixos os laços forem colocados, mais eficazes eles serão. Quanto mais alto, mais potentes serão necessários slats para isso.
As quintas são utilizadas nos casos em que é necessário bloquear grandes divisões que não tenham suportes no seu interior. Esse caibro do telhado regular usado em locais como armazéns, hangares, salões, etc.
É popular usar fazendas em casos de grandes reparos ou reconstrução completa de telhados que cumpriram seu tempo completamente. As treliças simplesmente substituem o telhado antigo, assumindo a carga do rolamento.
Muitas vezes você também pode encontrar estruturas de armação de telhado de metal. São utilizados em vãos grandes e largos, bem como em construções não residenciais.
No final do artigo, sugerimos assistir a um videoclipe demonstrando a construção de um telhado de madeira de uma casa.
O artigo te ajudou?