O nó da passagem pelo telhado do duto de ar é uma estrutura metálica utilizada na instalação de poços de ventilação de aço nos locais das passagens de tetos de vários tipos e finalidades de edificações. Este artigo falará sobre o que são nós de passagem, quais tipos deles existem e como são instalados.
O conjunto de passagem do duto de ar pelo telhado de uso geral é mais frequentemente colocado em copos de concreto armado, sua fixação é realizada por meio de chumbadores e porcas fornecidos inicialmente nos copos.
O principal objetivo dos nós da passagem pelo telhado é o transporte de fluxos de ar e ambientes que não possuem atividade química, cuja temperatura não exceda 80 graus e a umidade relativa não seja superior a 60%. A produção de unidades de passagem para poços de ventilação de exaustão é realizada de acordo com GOST-15150.
As penetrações do telhado na forma de material de isolamento térmico são feitas com placas de lã mineral de alto desempenho, revestidas adicionalmente com fibra de vidro na parte externa.
Para implementar o controle mecânico da válvula, é utilizado um mecanismo especial, configurado para dois modos principais de operação:
- "Abrir";
- "Fechado".
Importante: o mecanismo de controle não deve ser colocado sob a luva do anel, pois acumulará condensação ali.
Instalação de nós de passagem pelo telhado

O conjunto de passagem de telhado é mais frequentemente instalado no sistema de ventilação de edifícios e estruturas destinadas a uso geral, onde é utilizada ventilação natural ou forçada.
A escolha de um sistema de ventilação específico na fase de projeto tecnológico de um edifício é realizada levando em consideração toda uma lista de condições, como umidade, temperatura ambiente, etc.
Para calcular o nó da passagem pela cobertura bastam apenas dois parâmetros:
- Distância da cumeeira;
- Inclinação do telhado.
A penetração do telhado também tem uma característica tão específica quanto a presença no projeto de um ramal conectado ao flange de suporte, que atua como um elemento de fixação que permite que a unidade de passagem se conecte através do telhado com um vidro de concreto armado.
Além disso, o flange da extremidade inferior deste ramal é usado para prender dutos de ar ou válvulas, e o superior é usado para prender um eixo redondo. Para fixar os suportes, são utilizados vários suportes e braçadeiras.
Variedades de nós de passagem

Na construção moderna, são utilizadas as seguintes opções para a fabricação de nós de passagem pelo telhado:
- nós de passagem telhado faça você mesmo com válvula ausente;
- Unidades de passagem equipadas com válvula, equipadas com controle manual;
- Unidades de passagem isoladas ou não isoladas com um mecanismo controlado por acionamento.
Os nós de passagem, caracterizados por um acionamento manual, são usados em um modo de operação estável que não requer comutação múltipla.
Este acionamento manual inclui os seguintes itens:
- setor de gestão;
- cabo;
- pano de alfaiate;
- contrapeso.
Além disso, pode ser utilizada uma saia para instalação do sistema, que também proporciona impermeabilização adicional do revestimento. telhados.
É permitido, se necessário, por exemplo - quando a umidade cai da mistura de gás e ar e equipamentos adicionais das unidades de passagem com um coletor de condensado soldado ao ramal.
Para o controle mecânico da válvula, é utilizado um atuador especial do tipo MEO, cuja regulagem é realizada por meio dos comandos “abrir” e “fechar”.
Para evitar danos ao atuador, ele não deve ser instalado próximo a um coletor de condensado ou acoplamento de anel.
Neste momento, são utilizados os seguintes materiais para a produção de unidades de passagem pela cobertura para diversos fins:
- o aço é preto, a espessura do material é de um e meio a dois milímetros;
- aço inoxidável, espessura do material é de 0,5 mm;
- aço inoxidável de 0,8 mm de espessura.
São produzidas onze opções padrão para o tamanho do diâmetro da passagem pelo telhado.
Além disso, o fabricante pode decidir produzir um conjunto de passagem com diâmetro não padronizado no caso de usar placas de lã mineral como isolamento do conjunto de passagem.
Várias opções para os nós da passagem pelo telhado são marcadas com as seguintes designações:
- De UP1 a UP1-10, são marcadas unidades de passagem, nas quais não há válvulas e anéis coletores de condensado;
- De UP2 a UP2-10, são designadas unidades de passagem, equipadas com uma válvula equipada com controle manual, mas com um anel ausente que coleta o condensado;
- De UP2-11 a UP12-21 designam unidades de passagem equipadas com uma válvula equipada com controle manual e um anel coletor de condensado;
- De UP3 a UP3-10, são marcados nós de passagem, nos quais é usada uma válvula equipada com um design de etiqueta, mas um anel não é usado;
- De UP3-11 a UP3-21 designam as unidades de passagem que são equipadas simultaneamente com uma válvula usando controle mecânico do projeto de marcação e um anel projetado para coletar condensado.
O artigo te ajudou?