Um dos revestimentos mais populares até agora é a ardósia de cimento de amianto. Discutiremos como a caixa de ardósia é feita, como colocá-la corretamente e como prendê-la - discutiremos neste artigo.
Ardósia e suas propriedades
Por muitos anos, a ardósia tem sido usada para cobrir telhados de casas, dependências, bem como para a fabricação de cercas, cercas e muito mais.
O material é bastante fácil de instalar. É à prova de fogo, resistente a ultravioleta e temperaturas extremas.
Suporta bem o peso da cobertura de neve, protege o telhado da água. Graças à superfície ondulada, amortece os efeitos sonoros das gotas de chuva e granizo.
Para sua fixação, são utilizados pregos ou parafusos especiais, que seguram o material no telhado com segurança.
Certamente, material de cobertura não está na vanguarda em termos de atratividade externa, então grandes edifícios e casas respeitáveis praticamente não estão acabados com eles agora.
Mas para uma casa de tamanho médio, com telhado pouco complexo, bem como para anexos, banheiros, varandas, despensas e outras coisas, é perfeito.
A ardósia é mais barata que os revestimentos metálicos em cerca de um terço e sua vida útil praticamente não é inferior a esta última. Portanto, se custo baixo e praticidade são mais importantes para você do que o lado estético, você fará sua escolha em favor do material de cimento-amianto.
É processado com facilidade, basta ter uma boa furadeira e serra elétrica à mão. Para fixadores, um parafuso auto-roscante para ardósia ou pregos comuns é mais adequado. As folhas padrão são cinza, mas se necessário, você mesmo pode pintar o material na cor desejada.
Você pode usar qualquer tinta destinada ao trabalho de fachada. Assim, você não apenas tornará o telhado mais atraente, mas também criará proteção adicional contra a umidade. Recentemente, os fabricantes também começaram a produzir chapas pintadas.
A ardósia tem a desvantagem de, com o tempo, ao absorver a umidade, criar um solo favorável para o desenvolvimento de fungos e musgos. A camada pintada prolongará várias vezes a vida útil do revestimento, aumentando sua resistência à água.
instalação de torneamento

As chapas de fibrocimento, embora mais leves que as telhas cerâmicas, são mais pesadas que muitos outros revestimentos. Portanto, o dispositivo da caixa sob a ardósia deve ser tomado com muito cuidado.
A espessura ideal da viga sob ela é de 50 mm a 75 mm.Uma espessura menor não é recomendada por razões de segurança, e uma maior pode levar à deformação devido à umidade absorvida.
Conselho! Não é necessário pisar com muita frequência, pois as telhas, apesar de pesadas, possuem boa resistência intrínseca. Basta que a ardósia tenha um apoio na madeira nas bordas e no meio. Mas, se você usar folhas de tamanhos fora do padrão, com comprimento e largura maiores, precisará criar um suporte adicional para elas.
Os tamanhos padrão são considerados 120 × 68 cm e, para essa folha, é suficiente uma etapa de 50 cm.As folhas não padronizadas têm 175 × 112,5 cm de tamanho e, para elas, uma etapa de 70 a 80 cm será ideal.
Certifique-se de que as barras ímpares estão localizadas 3 cm abaixo das pares. Isso é feito para evitar a deformação das chapas ao colocar com sobreposição. Se você estiver usando ardósia plana, coloque-a em uma superfície sólida caixote ou caixote com um pequeno degrau.
É melhor montá-lo até mesmo em tábuas planas ou compensado tratado com um composto repelente à água. Tábuas ou compensados para isso são firmemente pregados nas vigas.
Como anexar planilhas
Como mencionado acima, parafusos de ardósia ou pregos para telhados podem ser usados como fixadores.

Parafusos de ardósia. A vantagem é que são feitos de aço temperado, portanto, são muito mais resistentes que os pregos comuns. Você pode escolher o comprimento mais conveniente e a cor da cabeça que você precisa.
As cabeças são geralmente hexagonais para uma chave inglesa ou uma fenda para uma chave de fenda convencional.
Os parafusos são equipados com arruelas de vedação adicionais que criam aperto no orifício de montagem.As pontas dos parafusos também têm duas variedades - afiadas e em forma de broca.
Tendo comprado parafusos com ponta afiada, você terá que usar uma broca e furar a ardósia nos locais de fixação futura. Se o parafuso autorroscante tiver uma ponta como uma furadeira, você não precisará mais dela.
Basta apertar o parafuso com uma chave de fenda ou chave inglesa no lugar certo. Obviamente, os parafusos especiais são mais caros do que os pregos comuns, mas faz sentido comprá-los por vários motivos.
Os parafusos autorroscantes não enferrujam, reduzem o tempo de instalação e economizam material, pois ao cravar um prego corre-se o risco de quebrar a telha.
Pregos para ardósia. Eles diferem das tampas usuais de grande diâmetro, atingindo até 14 mm. O comprimento varia de 70 mm a 120 mm. Freqüentemente, eles são revestidos com galvanizado, o que confere propriedades anticorrosivas.
Como as ondas das placas de ardósia têm padrões diferentes para a altura das ondas, os pregos devem ser selecionados com o comprimento apropriado. É fácil calcular o tamanho do prego necessário - some a altura da onda e a espessura da placa da caixa, adicione 10 mm de margem à soma.
Como os pregos não estão equipados com arruelas de vedação de borracha, você mesmo pode resolver esse problema facilmente. Basta cortar o número necessário de juntas redondas ou quadradas de um pedaço de borracha fina com antecedência e usá-las durante a instalação.
Observação! Também são produzidos pregos para telhados, que têm um formato especial do tronco - com serifas, em forma de rufo, com superfície helicoidal, como um parafuso auto-roscante. Esta forma de fecho não permitirá que uma rajada de vento puxe um prego já cravado com uma folha pregada. Muitos telhados profissionais usam exatamente esses pregos.
Se surgir a pergunta - como perfurar a ardósia sob os pregos, é melhor usar uma broca convencional de um bom fabricante. Ao cravar pregos, tenha muito cuidado, pois a ardósia é um material bastante frágil e pode rachar com um golpe forte.
Cuidados com ardósia
Como toda cobertura de telhado, as telhas de fibrocimento precisam de cuidados. Ao contrário das telhas de metal idealmente lisas, a ardósia tem uma superfície ligeiramente áspera.
Nela permanecem detritos, galhos e folhas, que devem ser limpos periodicamente. Como limpar ardósia sem prejudicar o próprio revestimento e sem muito trabalho?
- Para começar, é aconselhável subir no telhado para limpeza e inspeção pelo menos uma vez a cada seis meses. É melhor fazer isso antes do início da estação chuvosa e depois que ela terminar. No outono, uma grande quantidade de folhas caídas se acumula no telhado. Ela, agarrada ao revestimento, retém a umidade que pode destruir o telhado com o tempo. Em um telhado sujo, podem se desenvolver colônias de musgo e líquen, e até grama pode crescer, usando folhagem apodrecida como solo fértil.
- Para que o revestimento dure mais e não cause muitos problemas, é melhor pintar as placas antes ou depois da instalação. Isso prolongará sua vida útil e aumentará várias vezes a resistência à água. Você pode usar uma tinta especialmente projetada para isso ou qualquer outra que tenha propriedades à prova d'água.
- Você também pode limpar o telhado manualmente, usando meios improvisados. Mas, se você é um feliz proprietário de uma bomba elétrica, será muito conveniente lavar a sujeira com ela. Além disso, seus vizinhos provavelmente oferecerão a você que não os ajude de graça. O fato é que nem todo mundo tem bomba, e ela é cara, então quem tem também pode ganhar dinheiro pelo caminho.
- Por falta de uma bomba, você não pode ficar chateado. Uma vassoura comum irá ajudá-lo, com a qual você simplesmente varrerá tudo o que for desnecessário. E o telhado será completamente lavado pelas fortes chuvas.
- Neve e gelo no inverno também são desejáveis para limpar. Isso evitará o congestionamento do revestimento e o acúmulo de umidade durante o degelo. Não se esqueça de usar sapatos e roupas confortáveis e tenha muito cuidado em um telhado escorregadio.
- Não podendo cuidar sozinho do telhado, procure envolver periodicamente assistentes para isso. Pode ser uma equipe especial ou um vizinho amigável. Não leve isso a sério, porque consertar o revestimento devido ao manuseio descuidado custará muito mais.
Muitos proprietários de casas que estão com o telhado coberto há muito tempo, com o tempo, começam a pensar em como atualizar a ardósia para prolongar sua vida útil.
A maneira mais eficiente conhecida pintura em ardósia. Agora, o mercado de materiais de construção oferece uma ampla gama de tintas especiais projetadas especificamente para esses fins.
Observação! Depois de comprar a tinta, você pode cobrir o telhado com ela, e não há necessidade de aplicar massa preliminar e preparar a superfície. Assim, você prolongará a vida útil da ardósia pelo menos duas vezes. Você pode pintar não apenas novo, mas também bastante material usado.
Muitas pessoas estão interessadas na questão - como usar ardósia quebrada para fins econômicos. Existem várias maneiras de usá-lo, porque um proprietário zeloso deve colocar tudo em ação.
- Peças suficientemente grandes podem ser niveladas com uma serra. Eles fazem uma cerca maravilhosa.Claro, neste caso você não poderá construir uma cerca grandiosa, mas uma cerca simbólica ao longo dos caminhos ou para marcar o território será útil.
- Pedaços menores, impróprios para construção, podem ser quebrados em pedaços muito pequenos e depois usados como drenagem.
- A pequena ardósia quebrada é perfeita para polvilhar caminhos ou uma plataforma para um carro. Onde não há como colocar asfalto, telha ou cascalho, os pedaços de cimento amianto se encaixam bem.
- Para quem gosta de decorar o jardim e construir canteiros de flores, a batalha de ardósia será útil como material de trabalho. Com peças, você pode proteger um jardim de flores ou uma clareira, reforçá-los e pintá-los em cores diferentes.
O artigo te ajudou?