Transformadores de alta precisão são usados \u200b\u200bpara converter valores atuais em determinados valores, proporcionando assim a capacidade de conectar outros dispositivos à rede elétrica - por exemplo, dispositivos de proteção de relé. Devido ao bom isolamento dos transformadores de corrente, uma pessoa que usa esse dispositivo se protege de forma confiável contra choques de alta tensão.
Este dispositivo simples, mas eficaz, é usado com mais frequência como parte do projeto de usinas ou subestações. Os modelos mais populares de transformadores de corrente, como TTI-60 600 5A, pode ser comprado na maioria das lojas especializadas, incluindo a loja online da conhecida empresa de Moscou SKM-Electro.

Projeto e princípio de operação do transformador de corrente
Qualquer transformador de corrente consiste em três elementos principais - um circuito magnético fechado e dois tipos de enrolamento (secundário e primário). O princípio de sua operação é simples - o enrolamento primário é ligado em série, passando por si a corrente total. A superação da resistência neste caso leva à formação de um fluxo magnético, que captura o circuito magnético. Passando pelas voltas do enrolamento secundário, tal fluxo provoca a ativação de uma força eletromotriz. Isso, por sua vez, leva ao aparecimento de uma corrente que supera a resistência da bobina e a carga de entrada. Como resultado, ocorre uma queda de tensão na saída do enrolamento secundário.
Tipos de transformador de corrente
Existe um número bastante grande de classificações de tais dispositivos - eles são divididos de acordo com o tipo de instalação, método de execução. o número de etapas e de acordo com outros fatores. A classificação mais popular leva em consideração a finalidade do transformador, distinguindo duas variedades principais:
- Medindo. Esses transformadores transmitem dados para dispositivos de medição conectados à rede. Essa variedade é destinada à instalação em circuitos de alta tensão, aos quais é simplesmente impossível conectar dispositivos de medição sem esse “intermediário”;
- Protetor. Ao contrário da versão anterior, o transformador de proteção transmite as informações recebidas aos equipamentos de controle e segurança.
Vale ressaltar que também existem transformadores de corrente universais que podem realizar as duas funções ao mesmo tempo.
O artigo te ajudou?