Se ventos fortes forem frequentes em sua região, é recomendável definir a inclinação mínima do telhado ao construir telhados. Isso se deve ao fato de que com o aumento do ângulo de inclinação das encostas, a "vela" aumenta. Consequentemente, a carga nas estruturas de suporte do telhado aumenta. Mais sobre isso com mais detalhes.
Um telhado de baixa inclinação é um telhado cuja instalação foi realizada com base no menor ângulo de inclinação recomendado das encostas. Cada material de cobertura tem sua própria inclinação mínima.
O que é uma inclinação do telhado? Este é o ângulo do telhado em relação ao horizonte. Para que serve? Qualquer pessoa pode dizer que quanto maior a inclinação, mais rápido a água escoará dessa superfície.
Portanto, em um telhado com um grande ângulo de inclinação, a neve, a sujeira, a água e as folhas não permanecerão.Além disso, os designs desses telhados são mais simples, quase todos os materiais de cobertura podem ser usados \u200b\u200bpara cobertura e o próprio telhado parece muito mais interessante. E o que afeta o ângulo de inclinação?
O que determina a inclinação do telhado?
Ninguém argumentará que a principal função do telhado é proteger a estrutura de fatores externos.
Ou seja, o telhado deve ser impermeável, confiável e durável. Portanto, é necessário abordar a escolha do design e dos materiais de cobertura com toda a responsabilidade.
E aqui o ângulo de inclinação do telhado terá um papel importante e depende dos seguintes fatores:
- Vento. Quanto mais alto o telhado, maior a “vela”, a resistência ao vento. Telhados de baixa inclinação são usados na construção de edifícios em áreas onde há ventos fortes.
- Precipitação. A taxa de escoamento de água em telhados de baixa inclinação é muito menor do que em telhados altos. Consequentemente, sujeira e folhas podem permanecer neles, especialmente se forem usados materiais com superfície áspera para revestir.
- Materiais de cobertura. Para cada cobertura existe um ângulo mínimo de inclinação em que este material pode ser utilizado.
- Tradições. Em cada região, é dada preferência a um ou outro desenho de telhado. E esse fator também deve ser levado em consideração.
Para a sua informação! O progresso não pára. Existem novos materiais de cobertura que podem resolver muitos problemas. Os arquitetos podem criar projetos que não apenas atendam aos desejos dos clientes, mas também cumpram todas as normas e tradições da região.
Como é medido o ângulo de inclinação?

A inclinação do telhado é medida em graus ou por cento. Sua proporção é mostrada na tabela da Figura 2.O ângulo de inclinação é medido usando um inclinômetro ou um método matemático.
Um inclinômetro é um trilho com uma moldura, entre as barras das quais existe um eixo ao qual está preso um pêndulo + escala de divisão. Se a pauta estiver na posição horizontal, a escala indicará zero.
Para determinar o ângulo do telhado, o trilho é mantido perpendicular ao cume. Na escala, o pêndulo mostrará a inclinação do telhado em graus.
Matematicamente, esse valor é encontrado da seguinte forma. Qual é o ângulo de inclinação da inclinação - a relação entre a altura da cumeeira e metade da colocação do telhado (a largura do edifício dividida por dois). .
Para obter o valor em porcentagem, multiplicamos o número resultante por 100. Além disso, se você precisar descobrir o valor da inclinação em graus, traduzimos de acordo com a tabela. Para ficar mais claro, vejamos um exemplo.
A largura do prédio é de 7 m, a altura da crista é de 0,6 m, obtemos: 0,6: (7/2) \u003d 0,17, agora multiplicamos 0,17x100 \u003d 17%. Olhamos para a tabela: 17% \u003d 10 graus. Ou seja, o ângulo de inclinação do telhado será de 10 graus.
A designação da inclinação do telhado nos desenhos pode ser em graus ou em porcentagem. A inclinação é indicada pela letra inglesa "i".
Alguns podem indicar em ppm, mas dizem que isso não é muito conveniente.
No SNiP II-26-76, esse valor é indicado como uma porcentagem. Ou seja, para quem é conveniente, no momento não há regras rígidas sobre o assunto.
Agora considere o valor mínimo do ângulo de inclinação do telhado para os materiais de cobertura mais comuns.
Inclinação mínima do telhado para materiais de cobertura:
- revestimentos de membrana.Pode ser usado para telhados de qualquer projeto. A inclinação mínima é de 2 graus.
- Materiais de rolo. Ao colocar 3 ou mais camadas, o ângulo mínimo será de 2 a 5 graus. Se você planeja colocar duas camadas ou menos, o ângulo será de 15 graus.
- Ondulina - 6 graus.
- Azulejos macios. Pode ser usado em um ângulo de inclinação de 11 graus, mas ao mesmo tempo o material é colocado em uma caixa contínua.
- Decking. O ângulo mínimo de inclinação será de 12 graus, mas é recomendável revestir adicionalmente as juntas com selantes.
- Telha de metal - 14 graus.
- Ardósia, telhas. Para que a umidade não permaneça no telhado e não penetre no telhado na junção, o ângulo mínimo de inclinação deve ser de 22 graus.
Lidou com os materiais. Agora listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração na construção de telhados com pouca inclinação.
Nomeadamente:
- Equipe adequadamente o sistema de drenagem. Pode ser interno (os reservatórios de água estão localizados no próprio telhado e a inclinação é feita na direção deles) e externo (a água flui para fora do telhado, ao longo das calhas).
- No inclinação do telhado menos do que o recomendado por 10, um telhado inferior à prova d'água deve ser instalado.
- Quanto menos ângulo de inclinação do telhado, maior será a abertura de ventilação sob o teto.
- Se a inclinação do telhado for inferior a 10 graus, a ventilação deve ser de declive a declive.
- Se forem utilizadas telhas betuminosas como cobertura, e inclinação do telhado é de 6 graus, os especialistas recomendam membranas de impermeabilização em toda a base do telhado.
De tudo o que foi exposto, podemos concluir: a inclinação mínima do telhado não é um valor único para todos os telhados.Para cada cobertura, este valor é diferente, mas em certas condições pode ser reduzido.
Mas a utilização de materiais, com inclinações inferiores às recomendadas, aumenta significativamente o custo de construção da cobertura, embora nem sempre se justifique esteticamente.
O artigo te ajudou?