Em um apartamento comum com layout clássico, sempre há um lugar onde uma pessoa pode se aposentar para relaxar. Via de regra, trata-se de uma sala separada, geralmente um quarto. Ele entrou, fechou a porta e nada te incomoda, nem os moradores da casa, nem sons altos. E o que fazer em um apartamento onde só há um cômodo? E esta divisão é ao mesmo tempo hall de entrada, sala, cozinha, quarto e escritório. No artigo falaremos sobre esses apartamentos, eles também são chamados de "estúdio" e como equipá-los com um local separado para relaxar.
O que é um estúdio e suas características
Os apartamentos estúdio são ideais para uma pessoa solteira ou um jovem casal sem filhos.Estes apartamentos têm suas próprias vantagens:
- Tudo que você precisa está à mão, a uma curta distância. Não há armários e despensas enormes. Tudo é simples, acessível, sem lixo desnecessário.
- Cada um deles é criado de acordo com um design individual, o que é motivo de orgulho especial para seus proprietários. Um apartamento comum e apertado de um quarto é ocupado, no qual todas as paredes são demolidas e um único espaço é deixado.
- Os estúdios, se forem vendidos prontos, são muito mais baratos que um apartamento com a mesma metragem, mas com cômodos separados. Este é um detalhe importante para famílias jovens.
Um ambiente de estúdio requer menos móveis. Eles são mais leves e mais espaçosos.
Opções de layout de estúdio
Nos apartamentos urbanos, as instalações são divididas em 3 tipos principais: fechadas, parcialmente fechadas e abertas. Fechado - cada área funcional para dormir, cozinhar, trabalhar e lazer é separada entre si por paredes ou divisórias.
Parcialmente fechado
A sala comum para todos os membros da família está aberta. Os quartos para dormir, procedimentos de higiene e descanso são separados por divisórias de paredes finas ou telas portáteis.
abrir
Todas as áreas residenciais e funcionais são combinadas em um único espaço. As zonas são separadas umas das outras apenas condicionalmente. O apartamento estúdio é um apartamento de plano aberto. Se for necessário separar o espaço para relaxamento, ele é facilmente transferido para a categoria de parcialmente fechado.
Idéias para criar um lugar para relaxar
Os especialistas em design de interiores dizem que, se você abordar o layout do apartamento corretamente, criar um espaço isolado não será nada difícil. Isso nem requer a construção de estruturas estacionárias.
Aqui estão alguns exemplos de tais soluções:
- Descanse no segundo andar.Em apartamentos com metragem pequena, não é razoável comprar móveis adicionais para relaxamento. Os especialistas recomendam procurar oportunidades não na expansão horizontal, mas na vertical, para cima. Uma dessas soluções para pequenos apartamentos é o design de móveis em dois níveis.
- No primeiro andar há um local de trabalho com mesa, e no segundo andar há um lugar para dormir. O design ocupa uma pequena área e parece muito elegante. Para os hóspedes que passam a noite, há um bom bônus - há uma cama dobrável em frente à mesa.
- Outra boa solução é um pequeno pódio no qual está localizado um colchão para relaxamento. Este local é separado do resto da sala por uma pequena superestrutura que abriga uma TV e estantes.
Mesmo que alguém esteja descansando no colchão, não é visível. Paz e solidão.
O artigo te ajudou?