A principal tarefa do material de cobertura é proteger outras estruturas de construção (sistema de vigas, isolamento, etc.) de fatores externos (neve, vento, chuva, sol, sujeira). A lata de telhado lida perfeitamente com essa tarefa e sua vida útil não é pequena. Se você deseja cobrir o telhado de sua casa com este material, leia o artigo.
O que é um telhado de zinco? Este é um telhado coberto com chapa de aço com espessura de 0,5-1 mm, a instalação é realizada por meio de uma conexão de costura (dobra de borda).
Existem dois tipos de gesto:
- Revestido de zinco (aço galvanizado). Vida útil 25-30 anos.
- Não revestido (aço preto). Vida útil 20-25 anos.
Gostaria de salientar desde já que este tipo de telhado é mais caro do que um revestimento feito de materiais macios (telhados flexíveis, telhados laminados).Além disso, você precisará de cuidados constantes (limpeza, pintura) e é melhor confiar a instalação a especialistas.
Apesar disso, este material está em demanda. Além disso, também apresenta vantagens:
- Facilidade;
- Incombustibilidade;
- Versatilidade (utilizado para telhados de complexidade variada);
- À prova d'água;
- Durabilidade.
Mas se o seu cobertura metálica tem volumes pequenos e sua configuração não é muito complicada, você pode tentar fazer todo o trabalho sozinho.
Preparação de folhas
O trabalho começa com a preparação das folhas (fotos). Para isso você vai precisar dos seguintes itens:
- Trapos;
- Óleo de secagem quente;
- Bancada de trabalho com canto de metal pregado na borda;
- alicate para telhados;
- Kromkogib (para o futuro);
- malho;
- Martelos para telhados;
- Governante;
- Escriba.

As folhas são limpas de sujeira, graxa, poeira, ferrugem. Em seguida, duas camadas de óleo de secagem quente são aplicadas em ambos os lados. Depois disso, as pinturas são feitas a partir das folhas.
Conselho! A graxa das folhas pode ser facilmente removida com um pano embebido em gasolina. É desejável adicionar um corante ao óleo de secagem. Isso ajudará você a perceber facilmente as lacunas na lata quando ela for aplicada.
As imagens são um elemento de cobertura, cujas bordas são preparadas para a conexão de costura. Normalmente, duas folhas de ferro são usadas para fazer uma foto (a exceção são folhas longas de 1,5 a 2 m).
Entre si, eles são presos com uma única conexão de costura reclinada. Isso é feito da seguinte maneira: as bordas da folha superior são dobradas em 10 mm, a inferior em 5 mm (Fig. 2 a, b) em ângulo reto. Em seguida, dobramos as bordas no plano da folha principal (Fig. 2d).
Telhas galvanizadas nós o conectamos em uma fechadura (Fig. 2 e) e selamos com um martelo. A última ação é cortar a dobra. Para fazer isso, você precisa de uma prancha de madeira e um martelo.Colocamos a barra ao longo da dobra e batemos com um martelo (Fig. 2 e).

As bordas da imagem são dobradas da seguinte forma: no lado direito em 35-50 mm, no lado esquerdo em 20-25 mm. Esta será uma conexão de costura permanente (ver Fig. 3). Dobramos as extremidades superior e inferior, conforme indicado acima, para uma única conexão de costura deitada.
A próxima etapa da preparação é a fabricação de grampos. São tiras de aço para prender pinturas na caixa. Eles são cortados das mesmas chapas de metal das quais são feitas as pinturas. As tiras devem ter 20-25 mm de largura e 120-130 mm de comprimento.
instalação de pinturas

Agora você pode prosseguir para a instalação da caixa. . É feito de uma placa bordada de 50x50 mm. É recheado perpendicularmente às vigas, com degrau de 250 mm.
Se a distância for maior, o metal pode ceder, o que não é desejável.
Conselho! Se for utilizada uma caixa sólida, é imperativo deixar uma abertura de ventilação entre ela e as chapas de ferro.
As fotos são anexadas da esquerda para a direita. Ao colocar a primeira linha, é feita uma sobreposição: ao longo da saliência da empena - 20-30 mm, ao longo da saliência do beiral - 100 mm. Conforme mencionado acima, as pinturas são fixadas na caixa com a ajuda de grampos.
Eles são dobrados em 20-30 mm e fixados nas placas com pregos, no lado direito da folha. Em seguida, eles são dobrados ao longo de uma dobra em pé. A distância entre os grampos é de 60-70 mm.
A instalação do telhado é realizada em faixas verticais desde a cumeeira até as saliências. Entre si, eles são conectados por dobras reclinadas. Para isso, é mais conveniente usar uma tira de metal de 50 mm de largura, 800 mm de comprimento e 5 mm de espessura.
As dobras deitadas devem ir estritamente na horizontal, em relação à cumeeira do telhado.Nesse caso, recomenda-se revestir com massa (selante) no momento do alisamento.
A segunda linha de fotos é montada da seguinte maneira: as fotos são anexadas à primeira linha. Acontece que a borda da segunda linha será menor em tamanho que a primeira.
As tiras são fixadas com dobras verticais, a altura final deve ser de 20 a 25 mm. Nesse caso, é desejável deslocar as dobras reclinadas em 15-20 mm horizontalmente, uma em relação à outra.
Isso facilitará a instalação de costuras em pé. Para dobrar, você pode usar alicates ou martelos especiais, conforme desejar. Todas as cristas devem ter a mesma altura, bem compactadas.
O encaixe no cume é feito quando todas as linhas de fotos são montadas. O excesso de estanho é cortado com uma tesoura especial ao longo da crista, de um lado abaixo, do outro acima, para formar uma dobra vertical. Então as bordas são dobradas.
Para sua informação: todos os elementos metálicos do telhado (grampos, pregos, parafusos) devem ser feitos do mesmo material, o mesmo que o revestimento. Caso contrário, a vida útil do telhado será determinada pela vida útil deste elemento.
Um telhado de zinco durará muito tempo se todas as nuances forem levadas em consideração durante a instalação. Portanto, vamos nos deter nos erros mais comuns ao construir um telhado de zinco.
Erros de montagem:
- Se a inclinação do telhado for inferior a 14C, a caixa deve ser contínua.
- A água pode vazar pelas conexões. Para evitar isso, use um conector vertical com abas. Ao cravar a costura, é aconselhável usar selante de silicone (lubrificar as juntas), isso aumentará sua resistência à água. Ao usar folhas de estanho com comprimento superior a 10 m, a fixação à caixa é realizada com grampos flutuantes.
- Ao instalar tetos metálicos, o uso de parafusos e cavilhas deve ser excluído. A fixação rígida não dá liberdade de movimento, o que leva à deformação do revestimento.
- Com toda a responsabilidade, é necessário abordar o arranjo da ventilação. Se a condensação se acumular na parte de trás do telhado, isso levará à corrosão e à falha prematura do material. Para evitar isso, o feltro ou material de cobertura é colocado diretamente sob o revestimento. Toda a torta de cobertura é disposta de forma a garantir uma boa ventilação do espaço sob o telhado e minimizar o influxo de ar quente de dentro da casa. Para isso, são utilizadas barreiras especiais e barreiras de vapor. Os pontos de fixação são cuidadosamente verificados, pois geralmente vazam ar quente.
- Sob a influência de temperaturas, pode ocorrer expansão ou contração do metal. Para evitar deformações, devem ser usados elementos de conexão especiais projetados para tais mudanças.
- Ao projetar, todas as cargas devem ser calculadas corretamente, antes de mais nada, isso se aplica a regiões em que há muita precipitação, principalmente no inverno.
- Ao instalar aventais de metal ao redor de eixos e em junções com superfícies verticais, deve-se ter em mente que sua instalação pressionando firmemente contra uma superfície vertical não fornece uma conexão adequada, a água ainda ficará sob o metal. Para evitar isso, esses elementos são instalados em nichos ou flashes. E isso se aplica não apenas a telhados metálicos, mas também a outros materiais (laminados, flexíveis). Esquemas de instalação de junção tradicionais são mostrados na Fig.5.
Isto é no que diz respeito à instalação de coberturas de chapas de metal. Mas, além disso, em quase todos os telhados é necessário usar estanho. Estes podem ser sistemas de drenagem, aventais de metal em torno de poços de ventilação, cumes, junções, etc.
O trabalho de estanho nem sempre é difícil, mas é uma etapa crucial na instalação de qualquer telhado. Portanto, se você não está confiante em suas habilidades, convide especialistas.
O artigo te ajudou?