Qualquer construção é acompanhada por vários cálculos diferentes relacionados a uma variedade de parâmetros, por exemplo, o cálculo da resistência da estrutura ou a quantidade necessária de materiais de construção. Este artigo falará sobre como é feito o cálculo do telhado da casa e seus elementos individuais.
Ao realizar esse cálculo, vários dados auxiliares são usados, por exemplo, vários tamanhos e dimensões.
O cálculo dos materiais para o telhado que estamos considerando exigirá as seguintes informações:
- O cálculo da madeira para um telhado requer as seções transversais das vigas e o peso aproximado de toda a estrutura do telhado, incluindo o material de cobertura;
- Para calcular o material do telhado, é necessário conhecer suas dimensões, bem como as dimensões do próprio material.
Em primeiro lugar, considere o cálculo do sistema de caibros, ou seja, a estrutura do telhado de madeira.
Cálculo do sistema treliçado

sistema de treliça - Trata-se de um conjunto de toras ou vigas que juntas compõem a estrutura do telhado. Existem diferentes tipos de telhados, respectivamente, e os sistemas de treliça podem diferir entre si.
Assim, por exemplo, os telhados podem ser de uma, duas, três ou quatro inclinações.
O número de inclinações afeta os resultados obtidos na hora de calcular a resistência e encontrar a espessura mais adequada de uma tora ou viga, o que também afeta a quantidade de material utilizado.
Portanto, o cálculo do andaime para o telhado começa antes de tudo com a escolha do tipo de material.
Se o sistema de caibro for feito de vigas, o cálculo pode ser feito de duas formas:
- A seção transversal da viga é conhecida, calculamos os parâmetros de assentamento;
- Os parâmetros de instalação das vigas são conhecidos, é necessário calcular a seção transversal.
O cálculo da etapa de assentamento das vigas requer um cálculo preliminar da carga no telhado, composta por cargas individuais, sendo as principais o peso próprio do telhado e o peso de sua cobertura.
A cobertura de neve é considerada uma carga temporária secundária, cuja pressão no sistema de vigas pode, em certos momentos, exceder a carga criada pelos tetos.
Além disso, ao calcular a carga, você pode levar em consideração o peso das pessoas que realizam vários trabalhos de reparo ou manutenção no telhado. A carga de vento também é levada em consideração ao realizar o cálculo.
Importante: ao calcular o telhado, é recomendável deixar uma pequena margem de segurança para garantir a segurança do telhado em situações de emergência, por exemplo, durante um furacão.
Depois de calcular a carga total, você deve calcular quantas vigas precisam ser distribuídas no ângulo certo para fornecer a resistência necessária à estrutura do telhado.
Este cálculo é realizado da seguinte forma:
- Com a ajuda de tabelas especiais que podem ser encontradas em livros de referência especializados, é determinada a carga máxima possível por metro linear da viga de caibro.
- A metragem total é calculada, o que permite fornecer a força necessária com uma margem.
- Dado o comprimento de um vigas faça você mesmo seu número total é calculado.
- É calculado o número de pares de vigas, que são então distribuídos ao longo de todo o comprimento do telhado.
Útil: Uma calculadora de cálculo de telhado também pode ser usada para calcular cargas, reduzindo o risco de erros ou imprecisões.
Vamos dar um exemplo de cálculo específico: digamos que o cálculo do telhado já tenha sido concluído - altura, comprimento e outros parâmetros. O comprimento do telhado é de 4,5 metros, o ângulo de inclinação é de 30°.
A seção transversal das vigas existentes de 3 metros de comprimento permite suportar não mais que 100 kg por metro linear.
- O cálculo das cargas de neve e vento mostra que a carga total é de 2400 kg.
- Tendo em conta os dados disponíveis, o passo das vigas, que permite criar uma carga por metro que não exceda 100 kg de força, é calculado com bastante facilidade: dividimos 2400 por 100, obtemos 24 como resultado. , a metragem mínima permitida das vigas é de 24 m.
- Dado que o comprimento de uma viga é conhecido, o número necessário de vigas também é calculado de maneira bastante simples - 24/3 = 8 peças.. Como as vigas são instaladas em pares, o número de pares é calculado simplesmente dividindo o número de vigas por dois - 8/2 = 4 pares de vigas.
- A distância mínima entre as vigas é calculada dividindo o comprimento total do telhado por um número um a menos que o número de pares (já que um par está na borda): 4,5 / (4 - 1) \u003d 1,5 m. Dado o dados iniciais, o passo máximo de instalação da viga é de 1,5 m, mas a maior confiabilidade é garantida por sua instalação a uma distância menor, por exemplo, a cada 90 cm.
- Esta distância será ideal para colocar vigas levando em consideração o fato de que 4,5 m é dividido em 90 cm sem deixar vestígios, ou seja, são necessários 5 pares de caibros. Levando em consideração o par extremo, obtemos o resultado desejado: seis pares de caibros de três metros.
Em seguida, calcula-se a quantidade de material necessária para cobrir o telhado. Para fazer isso, você também precisa saber calcular corretamente a área do telhado.
Cálculo da cobertura do telhado

O cálculo do material para a cobertura requer dados como a superfície a cobrir e as dimensões do material utilizado. Suponha que uma telha metálica seja usada como material de cobertura. Considere o cálculo das dimensões deste material.
Útil: para facilitar o cálculo da área, você também pode usar um programa de calculadora especial para calcular a área do telhado.
Para ladrilhos metálicos, à semelhança da ardósia, existem dois tamanhos, mais precisamente duas larguras - reais e efetivas:
- Sob a largura real, entenda a distância real entre as bordas da folha;
A largura efetiva é a largura coberta por uma folha de material.
Importante: ao calcular a cobertura do telhado, deve-se lembrar que o valor da largura efetiva é sempre menor que o valor da largura real.
Essa diferença ocorre devido ao fato de que, no processo de assentamento de ladrilhos, cada folha seguinte cobre ligeiramente a anterior, tanto pela lateral quanto por baixo e por cima. Consequentemente, o comprimento da folha pode ser classificado de acordo com o mesmo critério.
As dimensões padrão de uma folha de ladrilho são as seguintes:
- A largura real é de 1180 mm;
- Efetivo - 1100 mm.
Agora que está tudo claro com a largura, você pode passar diretamente para as medições, cujo objetivo é estabelecer o comprimento do telhado que você pretende cobrir. Para fazer isso, o comprimento de todo o telhado é medido ao longo da cumeeira ou do beiral.
Digamos que o comprimento resultante seja de seis metros. Dividimos esse valor por 1,1 m, obtemos 5,45 como resultado. O resultado é arredondado - obtemos 6 folhas. Este é o número necessário de folhas de material para colocar uma fileira de telhas ao longo de todo o comprimento do telhado.
Em seguida, calculamos quantas folhas são necessárias para colocar uma linha vertical da cumeeira até o beiral. Para isso, é medido o comprimento da linha, que inclui os seguintes parâmetros:
- A distância entre o cume e o beiral;
- O comprimento da saliência da cornija;
- O tamanho da sobreposição, que geralmente é de cerca de 150 mm.
Suponhamos que a distância entre a cumeeira e o beiral seja de 4 m, a folha sobressai 30 cm por baixo, portanto, a distância total é de 4,3 m.
Vamos supor também que o comprimento de uma folha é de 1 metro. Subtraindo 15 cm de cada folha sobreposta, obtém-se um comprimento efetivo de folha de 85 cm, portanto, 4,3/0,85 = 5,05 folhas são necessárias para cobrir toda a fileira.
Útil: neste caso, você pode arredondar o valor resultante para 5 folhas, pois o espaço restante pode ser coberto com telhas de cumeeira.
Outros cálculos
A quantidade de vapor e material impermeabilizante é calculada dividindo a área coberta pela área do material utilizado.
Considere ao mesmo tempo como calcular a área do telhado: digamos que o telhado seja de duas águas, o comprimento de uma inclinação é de 5 m, a largura é de 4 m. A área total coberta neste caso será ser 5 x 4 x 2 = 40 m2.
Em seguida, é calculada a área de vapor e material impermeabilizante em um rolo. Digamos que em um rolo 80 m2 material, 15% deles são deduzidos para elementos como sobreposições e sobreposições. Obtemos como resultado 70 m2, respectivamente, um rolo de material será suficiente.
Ao realizar um cálculo de custo, os principais materiais utilizados e as peças de reposição devem ser levados em consideração.
O custo é calculado multiplicando-se a quantidade necessária de material pelo custo desse material, sendo que, no caso de cálculo de material back-to-back, o custo calculado deve ser acrescido em cerca de 10%.
O custo total de um telhado também inclui o custo de execução do trabalho de cobertura e possíveis serviços de consultoria e transporte.
Isso é tudo que eu queria falar sobre o cálculo do telhado. Ao iniciar a construção, é importante lembrar que é melhor gastar tempo calculando antes de erguer o telhado do que gastar muito mais tempo e dinheiro posteriormente corrigindo várias deficiências identificadas durante a operação.
O artigo te ajudou?