Cada desenvolvedor recém-formado invariavelmente enfrenta a questão de como fazer um telhado. É essa complexa estrutura de proteção que se torna a principal barreira à penetração de umidade e frio na casa. O prazo e a qualidade do serviço de todo o edifício como um todo, o aconchego e o conforto dos quartos inferiores dependem da competência com que o telhado é construído. Neste artigo, vamos considerar os princípios básicos da cobertura, destacar como você pode obter uma construção sólida e durável.
Como garantir a durabilidade e bom funcionamento do telhado
Antes de fazer um telhado, você deve entender os principais aspectos de seu funcionamento.
Uma das condições mais importantes para a vida útil de uma estrutura de telhado é a ausência de acúmulo de umidade na forma de vapor e água, e isso só pode ser alcançado com ventilação adequadamente instalada e bom isolamento.
Esta condição é especialmente importante ao construir sótãos ou simplesmente isolar o sótão.

Um telhado frio, via de regra, já implica a presença de ventilação, porém sua instalação exigirá o cumprimento da tecnologia de instalação.
Assim, a umidade contida no ar é, talvez, o principal inimigo da estrutura. Flutuações diárias e sazonais na temperatura são propícias à formação de condensado em metal e outros tipos de coberturas.
Isso também se aplica a outras partes da estrutura. Além disso, na época mais fria, com uma diferença de temperatura no isolamento chegando a dezenas de graus, o ar contido nele libera umidade, que aí se deposita.
Também curioso é o fato de que quanto mais baixa a temperatura, mais forte a pressão no espaço sob o teto do vapor d'água da sala.
O ar frio ao mesmo tempo é capaz de reter uma pequena quantidade de vapor. Isso pode levar ao fato de que o isolamento saturado de umidade simplesmente deixa de desempenhar sua função devido a um aumento de quase vinte vezes na condutividade térmica.
Além disso, a umidade afeta negativamente a condição das estruturas propensas à corrosão.Fontes de umidade, entre outras coisas, podem servir como derretimento e água da chuva.
Conselho! Durante a instalação, deve-se prestar atenção especial não apenas à proteção contra a chuva, mas também contra a precipitação na forma de neve, capaz de penetrar em qualquer brecha.
Em outras palavras, fazer um telhado com as próprias mãos, projetado para uma longa vida útil, deve fornecer ventilação, e isso requer circulação de ar.
Como garantir a ventilação do telhado:
- Bainha dos beirais do telhado deve fornecer livre acesso de ar fresco ao redor do perímetro de todo o telhado. Por exemplo, isso pode ser obtido com a instalação de holofotes perfurados ou revestimento com espaços fornecidos entre as pranchas.
- Como de costume, o movimento do ar ocorre do beiral para a cumeeira, aquecendo o telhado com os raios do sol e o calor da casa. Isso implica a possibilidade de escape de ar por baixo da cumeeira. Se as inclinações do telhado forem grandes o suficiente e tiverem mais de 7 a 10 m de comprimento, devem ser instaladas saídas de ventilação adicionais.
- Na vedação do telhado, não é recomendado o uso de espuma de poliuretano de montagem, pois após o endurecimento perde sua elasticidade, e os elementos da estrutura do telhado mudam de tamanho e se deslocam em relação uns aos outros sob a influência das temperaturas ao longo do tempo. É necessário o uso de vedações especiais.
Sobre a base do telhado

O material mais comum para a construção de estruturas de suporte de carga para telhados de sótão inclinados é a madeira macia.
Esta categoria de estruturas envolve o uso de madeira semi-seca ou seca ao ar com um teor de umidade não superior a 20%. O material utilizado deve estar isento de defeitos como trincas, nós, buracos de minhoca, tubos oblíquos, em forma de coração.
Madeira estrutura do telhado deve atender a todos os requisitos para o cálculo da capacidade de carga e deformação que não interfira no funcionamento normal, levando em consideração a duração da ação e a natureza das cargas.
A durabilidade de tais estruturas, via de regra, é assegurada por medidas construtivas e tratamento protetor, o que implica sua proteção contra danos biológicos, fogo e umidade.
Dispositivo de isolamento de telhado

A disposição de um telhado do tipo frio pressupõe a presença de isolamento térmico com base no isolamento do sótão.
Para garantir uma proteção térmica confiável do piso do sótão, é necessário colocar uma camada de barreira contra vapor no interior do isolamento para protegê-lo do vapor de umidade do ar interno.
As regras para a colocação de material de isolamento térmico são as seguintes:
- Para garantir uma proteção térmica competente em casa, o material é colocado continuamente, sem quebras e, assim, formando pontes frias.
- Ao isolar o piso do sótão, o isolamento também é colocado verticalmente em uma seção da parede externa, bloqueando assim a camada isolante localizada horizontalmente.
- Ao organizar o sótão, todas as superfícies verticais, horizontais e inclinadas estão sujeitas a isolamento.
- As placas de isolamento são colocadas na base bem próximas umas das outras, garantindo a mesma espessura em cada camada.
- Coloco o isolamento térmico em várias camadas, prevendo a separação das costuras das placas.
- O isolamento do sótão envolve a colocação de uma membrana de barreira de vapor no interior do material de isolamento, após o que a sala pode ser revestida com tábuas, placas, drywall e outros materiais de acabamento.
- Para proteger a base do telhado e a camada de isolamento térmico da umidade com o vapor que penetra nas instalações, a barreira de vapor deve ser colocada hermeticamente.
- Para evitar vazamento de calor, as placas de isolamento térmico devem ser instaladas no teto e nas paredes do sótão o mais firmemente possível e, ao colocar o material em várias camadas, também entre si, evitando a deformação das placas.
- É muito importante que o isolamento térmico esteja inicialmente seco e não caia na chuva durante a instalação. Para isso, costuma-se instalar primeiro uma película impermeabilizante, principalmente em casas grandes, cujos prazos de obra costumam ser longos.
Um sinal de instalação de má qualidade ou simplesmente isolamento térmico insuficiente do telhado é a formação de condensado nas paredes internas, bem como barreira de vapor.
O telhado correto para o clima da faixa do meio deve ter uma espessura de isolamento de pelo menos 150 mm. A espessura depende do material de isolamento, das recomendações de instalação do fabricante e da espessura da parede.
Assim, quanto mais ao norte a construção é realizada, mais espessa deve ser a camada de isolamento térmico e mais ao sul - mais fina (no sul, a camada de isolamento pode ter apenas 50 mm)
O tamanho do isolamento é selecionado para que a laje possa ser mantida firmemente entre as vigas, enquanto o ar não pode circular entre elas.
Para finalmente fixar as placas nas vigas, ripas finas adicionais são montadas sob o isolamento.O material isolante preenche todo o espaço fornecido para ele. Na camada de isolamento térmico, evita-se a formação de depressões e cavidades para passagem de ar.
Para evitar a formação de pontes frias durante a construção da interface entre o revestimento e a parede, os seguintes erros devem ser evitados:
- Coincidência de costuras horizontais e verticais de várias partes estruturais.
- Curvatura e curvatura das vigas e suportes do caixilho, que criam canais de ar para passagem de ar frio na camada de isolamento térmico.
- Pressão frouxa do material isolante na superfície quente do revestimento.
- A formação de uma lacuna entre uma camada adicional de isolamento térmico de parede instalada verticalmente e uma camada de isolamento de revestimento.
Dispositivos de ventilação do telhado
Antes de fazer um telhado adequadamente, você deve estudar os critérios para garantir a ventilação adequada do telhado:
- deve ser fornecido com desobstrução penetração no telhado fluxo de ar do beiral para o cume.
- A altura necessária da camada de ar ventilado acima do isolamento térmico é determinada com base no cálculo do efeito de secagem da camada durante um período de operação de 1 ano. Neste caso, deve ser de pelo menos 50 mm. A área das aberturas de suprimento e exaustão não é menor que a área da seção transversal da camada de ventilação.
- As aberturas de exaustão devem estar localizadas no ponto mais alto do telhado.
Conselho! É permitida uma camada de ar não ventilado no telhado do edifício acima das instalações, cuja umidade relativa não exceda 60%. Ao instalar revestimentos não ventilados, é proibido o uso de madeira e materiais isolantes de calor com base nele.
A espessura da camada de ventilação depende do ângulo de inclinação e do comprimento da inclinação: quanto menor o ângulo e maior a inclinação, maior deve ser o vão.
O objetivo geral dessa ventilação é o seguinte:
- reduzindo o influxo de calor que ocorre sob a cobertura do telhado sob a ação da luz solar;
- remoção de vapor que penetra para cima de espaços interiores como uma cozinha ou casa de banho;
- garantindo uniformidade de temperatura em toda a superfície da cobertura para evitar o aparecimento de gelo sobre a superfície aquecida devido ao derretimento da neve.
Dispositivo de impermeabilização de telhado

A impermeabilização de telhados é geralmente feita com materiais impermeabilizantes laminados no topo da contra-rede sob o próprio telhado.
Antes do assentamento, os materiais laminados são colocados no local de instalação, devendo a colocação das placas de impermeabilizantes laminados respeitar os valores das suas sobreposições durante a fixação.
Como isolamento de umidade adicional, podem ser usados materiais de revestimento, como uma membrana impermeabilizante betuminosa à base de poliéster e uma membrana autoadesiva de betume SBS com uma camada protetora polimérica.
Com uma inclinação de até 30 graus, uma camada de revestimento adicional é colocada em toda a área do telhado em fileiras paralelas aos beirais com sobreposição longitudinal e transversal de 10 e 20 cm, respectivamente.
Se a inclinação for superior a 30 graus, a impermeabilização Membrana de PVC basta montá-lo nos vales, ao redor da chaminé, clarabóias, poços de ventilação, ao longo dos beirais e em outros locais onde a neve pode se acumular.
Instalação de estrutura de telhado

Antes de colocar o telhado, você precisa cuidar do arranjo da caixa.
Ao organizar uma caixa de madeira para telhados feitos de materiais de peça, vários requisitos devem ser observados:
- as juntas da caixa devem ser separadas;
- o degrau entre os elementos estruturais deve ser observado de acordo com o projeto;
- em locais de abrigo de vales, sulcos, saliências de cornija, bem como sob o telhado de elementos de peças pequenas, uma base sólida deve ser disposta.
Ao instalar, por exemplo, ladrilhos betuminosos, é equipada uma base lisa, limpa e seca, feita de compensado resistente à umidade com pelo menos 9,5 mm de espessura, bordas, placas macho-fêmea de 25 mm de espessura, OSB, lajes de concreto armado, etc.
As diferenças máximas de altura permitidas, bem como as folgas entre as partes da base, não excedem 2 mm.
dispositivo de drenagem
A drenagem do telhado pode ser externa e interna e, em qualquer caso, a água é removida por sistemas especiais de drenagem. Existe também um sistema de drenagem não organizado, no qual a água flui da cornija para o território adjacente, embora esta opção seja aplicável apenas a estruturas baixas localizadas no meio do desenvolvimento do quarteirão.
A drenagem externa é aplicável em edifícios não superiores a 5 andares. A organização da drenagem externa do telhado por meio de calhas, funis e tubos de descarga requer um cálculo preliminar.
Um componente importante para a implementação do trabalho de reparo de telhados é o GOST sobre segurança para telhados e cumprimento estrito de suas instruções.
É obrigatório que os instaladores usem cintos de segurança antes de subir no telhado. Para um movimento confortável no telhado, as escadas devem ter pelo menos 0,3 m de largura com ripas para apoio dos pés.
Você não deve executar o trabalho de telhado no gelo, neblina, tempestade ou vento, porque você concorda que é melhor terminar o trabalho com um pequeno atraso do que se arrepender do acidente depois.
O artigo te ajudou?