A cobertura Ruberoid é popular devido ao seu baixo custo, facilidade de instalação e durabilidade (se colocada em várias camadas). Como isso é feito e qual material de cobertura escolher, você pode descobrir lendo nosso artigo.
Ruberoid é popular há muito tempo. Especialmente muitas vezes a cobertura com material de cobertura é feita em pequenas casas, banheiros e casas de campo. Esse material tem baixo custo em comparação com papelão ondulado e telhas, sendo, portanto, mais acessível.
Além disso, o material de cobertura pode ser usado em telhados planos e inclinados. O que ele representa?
Ruberoid é um material de cobertura ou impermeabilização macio. É feito de papel de cobertura impregnado com betume de petróleo.
No futuro, é revestido em um ou ambos os lados com betume refratário com aditivos e cargas.Este material é utilizado para as camadas inferior e superior do telhado, impermeabilizando estruturas e fundações de edifícios.
É condicionalmente possível dividir o feltro de cobertura em 4 gerações:
- Material de cobertura laminado simples (glassine, material de cobertura). Sobre uma base de papelão impregnada com betume, é aplicada uma composição de revestimento e aspersão. A instalação é realizada manualmente, o número mínimo de camadas é de 3 a 5, a vida útil é de pelo menos 10 anos.
- Material de cobertura embutido (rubemast). A colocação do tapete de cobertura leva menos tempo do que os materiais de primeira geração.
- Atualmente, além do papelão tradicional, utiliza-se uma base de fibra de vidro ou sintética. Isso torna o material de cobertura mais durável. Este tipo de materiais não está sujeito a apodrecimento, a vida útil é aumentada (pelo menos 12 anos).
- Além disso, o progresso não pára. Surgiram novos materiais muito semelhantes ao material de cobertura, mas a tecnologia para sua fabricação é muito mais complicada. Este é o chamado "material de euroroofing" construído. Devido ao complexo processo de produção, as propriedades mecânicas e físicas do material são melhoradas, como resistência, flexibilidade, envelhecimento e resistência a altas temperaturas, o nível de permeabilidade é muito inferior ao tradicional. Materiais de betume-polímero em bases que não estão sujeitas a deterioração. Graças às tecnologias modernas, o número de camadas pode ser reduzido para 2-3, a vida útil do revestimento é aumentada para 25 anos.
Para sua informação: atualmente existem materiais autoadesivos. Suas propriedades adesivas são ativadas pelo calor do sol. Claro, custa mais, mas você não precisa gastar dinheiro com despesas adicionais e levará menos tempo.

Feltro de cobertura + GOST de materiais de última geração (3-4) como tal não existem.Esses tipos de coberturas são produzidos por diversos fabricantes, cada empresa tem suas próprias especificações.
O material de cobertura das duas primeiras gerações é marcado com as letras:
- O primeiro é "P", que significa material de cobertura.
- Segue-se a letra que designa o tipo de material de cobertura: "K" - cobertura; "P" - forro e "E" - elástico.
- A terceira letra designa o tipo de cobertura externa. "K" - curativo de granulação grossa, "M" é de granulação fina, "H" - curativo de mica escamosa, "P" - pulverizado.
Para a sua informação. Se a letra “O” estiver presente na marcação, isso significa que o material de cobertura possui um curativo unilateral.
- Isso é seguido por um traço, seguido pelo número da marca. O que ela quer dizer? Peso do papelão em gramas por metro quadrado de material. Naturalmente, quanto maior o número, mais denso é o papelão, o que significa maior resistência do material de cobertura.
É claro que cada um escolhe a cobertura de feltro de acordo com suas capacidades. Mas não importa qual você escolha, a durabilidade do telhado dependerá da construção correta da torta de cobertura e do cumprimento de todas as tecnologias durante a obra.
Como é feito o telhado
todo o processo coberturas de telhado com ruberoide é dividido em duas partes: trabalho preparatório e principal. Os preparatórios incluem alisar e limpar o material do pó.
O feltro de cobertura é desenrolado no telhado e deixado nesta posição por pelo menos um dia. Retiramos a cobertura mecanicamente, umedecendo a superfície com óleo diesel.

Você também deve preparar mástique e primers com antecedência. Os primeiros são divididos em dois tipos: quentes e frios. Eles são usados para colar e colar material de cobertura.
O mastique quente é feito da seguinte forma: são retirados 8,2 kg de betume e 1,2 kg de enchimento.
Como enchimento, pode-se usar amianto, migalhas de turfa, lã mineral picada, serragem e farinha, giz finamente moído.
Eles são peneirados por uma peneira, a célula não é superior a 3 mm. Tudo isso é despejado em um recipiente, não mais que 3/4, com tampa de fechamento e incendiado.
Aqueça até o derretimento denso e o desaparecimento dos caroços. Quando aparecer espuma, as impurezas flutuantes e não dissolvidas devem ser removidas com uma rede.

O processo continua até que o betume pare de espumar e assobiar. O resultado deve ser uma massa homogênea com superfície espelhada. Rendimento 10kg.
A mástique fria é preparada assim. 3 kg de betume são retirados e derretidos, depois desidratados.
Quando esfria a uma temperatura de 70-90 graus, é despejado em um recipiente e são adicionados 7 kg de solvente. Para esses fins, um solário ou querosene é adequado. Misture bem até ficar homogêneo. Rendimento 10kg.
A cobertura do material de cobertura começa com a preparação da base do telhado. Lajes de concreto armado são esfregadas com cimento; para lajes inclinadas, uma caixa é feita de tábuas cortadas a seco com 30 mm de espessura.
Então, se for usado um material de cobertura de primeira ou segunda geração, uma barreira de vapor é colocada. É pintado e colado.
Para a primeira opção, betuminoso quente ou frio mástique para o telhado, que é aplicado em uma camada de 2 mm. Colado é feito de vidro ou mástique quente. A espessura da camada também é de 2 mm.
Depois disso, geralmente é colocado isolamento térmico. Isso é feito depois que o mastique endurece.Tiras de isolamento térmico são colocadas através de uma, com 4-6 m de largura, ao longo dos trilhos do farol. Em seguida, recomenda-se fazer uma mesa de cimento.
Sua espessura depende do isolamento:
- Para monolítico -10 mm;
- Para aquecedores de placas -20 mm;
- Para granel -30 mm.
Em seguida é o primer. É produzido nas primeiras horas após a colocação da betonilha.
Isso se deve ao fato de que assim a composição penetra mais profundamente na argamassa, formando uma película que impede a evaporação da água da argamassa de cimento e fecha bem os poros. Para esses fins, o betume é usado.
Deve-se notar que o material de cobertura é usado para telhados, cujo ângulo de inclinação não é superior a 25%. Para um telhado com inclinação superior a 15%, o número mínimo de camadas é 2, se a inclinação for menor, recomenda-se fazer 3 ou mais camadas.
O feltro para telhados mais comumente usado é o rm 350 com revestimento fino, usado tanto na camada inferior quanto na superior.
Os panos são colados em uma sobreposição. Em comprimento (se o telhado tiver grandes volumes), a sobreposição é de pelo menos 200 mm, em largura: a camada inferior é de pelo menos 70 mm, as subsequentes são de pelo menos 100 mm.
Aqui vale a pena prestar atenção ao ângulo da inclinação do telhado. Quanto mais inclinação, mais sobreposição.
Atenção! As costuras de duas camadas não podem estar no mesmo lugar. Ou seja, cada camada subsequente é enrolada em um padrão quadriculado.
De cima, a cumeeira é coberta com um painel adicional, cuja largura deve ser de pelo menos 500 mm.
O material de cobertura deve ser colocado em locais baixos: vales, cornijas e calhas. Coloque a camada inferior primeiro.
Então, após sua aceitação (verificada quanto a inchaços e rachaduras), a segunda camada é colocada, etc.para material de cobertura de primeira e segunda geração, são utilizadas máquinas TsNIIOMTP.
O rolo é colocado no eixo, o tanque é enchido com mástique. O trabalhador aplica o mastique na mesa, nivela e depois desenrola. E assim por diante, camada por camada.
Em seguida, o pó superior é feito. É aplicada uma camada de mástique betuminoso. Lascas de pedra são derramadas sobre ele e roladas com um rinque de patinação.
Ao usar materiais mais modernos, são usados queimadores a gás. Ao colocar a camada inferior, a parte inferior do material é aquecida, após o que material para telhado assente sobre uma base betuminosa.
Ao colocar as camadas subseqüentes, não apenas o lado inferior do material de cobertura e o topo da camada anterior aquecem. Isso é feito para melhorar a adesão dos materiais.
Como você já entendeu, a tecnologia de cobertura de material de cobertura depende de muitos fatores e todos eles devem ser levados em consideração durante a instalação.
Claro, é melhor confiar este trabalho a especialistas, mas se você quiser, pode fazer tudo sozinho. O principal é não ter pressa e entrar bem no processo.
O artigo te ajudou?