Se você decidir que seu telhado terá um telhado flexível instalado por conta própria, este artigo é para você. Nele contaremos o que é, como fazer e em que sequência.
O telhado é flexível (soft roof) é feito de telhas betuminosas, telhas flexíveis, telhas, telhas e telhas. Vamos considerar o exemplo de ladrilhos flexíveis.
Ladrilhos flexíveis - placas planas de 1x0,33 m de tamanho Feito de fibra de vidro ou feltro (base), que é impregnado com betume. A base conecta duas camadas de betume oxidado modificado com aditivos poliméricos.
Do lado de fora, o ladrilho é coberto com migalhas minerais. A impregnação betuminosa confere às telhas flexibilidade, resistência e resistência à deformação.
Lascas minerais fornecem proteção contra intempéries e raios UV e também criam a cor do ladrilho.Na parte interna, as telhas são revestidas com uma camada adesiva especial, que é recoberta com filme protetor (autoadesivo) ou areia siliconada (tradicional).
O escopo da cobertura flexível é diferente:
- Em telhados inclinados ângulo de inclinação do telhado pelo menos 12;
- Para a reconstrução de telhados antigos (podem ser colocados em telhados antigos em áreas problemáticas) e a instalação de novos telhados;
- Para telhados complexos.
Quais são suas vantagens sobre outros materiais de cobertura?
- silêncio. Durante a chuva, ao contrário dos telhados corrugados, você não ouvirá os sons das gotas caindo.
- Lucratividade. Nos telhados de configuração complexa e nos comuns, praticamente não há desperdício.
- É isolante térmico e acústico.
- Resistência a ácidos químicos e organismos biológicos (musgo, fungos).
- O material não está sujeito a corrosão e deterioração.
- À prova d'água.
- Serve como um dielétrico.
- Não há necessidade de instalar protetores de neve adicionais.
- Não muda de cor sob a ação da luz solar e não requer pintura posterior.
- Resistência à temperatura. Não tem medo de mudanças repentinas, lida bem com altas e baixas temperaturas.
- Elasticidade. O ladrilho flexível se dobra perfeitamente e qualquer aspereza não é terrível para ele.
- Tem um peso pequeno.
- Fácil de instalar.
- Resiste a fortes rajadas de vento.
- A vida útil é de cerca de 50 anos.

A telha flexível tem uma forma geométrica diferente de escalas, de uma onda a um hexágono. A gama de cores é grande, você pode escolher quase qualquer cor para o seu telhado.
Existem muitos fabricantes, seus produtos podem diferir em forma, preço e qualidade.Falando sobre a política de preços, gostaria de observar que esse tipo de material de cobertura tem um preço relativamente baixo em comparação com outros revestimentos.
Conselho! Antes de comprar o material, é recomendável consultar especialistas ou ler você mesmo as análises e comentários na Internet ou impressos. É aconselhável aprender o máximo possível sobre o fabricante, bem como calcular corretamente os volumes de material necessários.
Dispositivo de telhado

O dispositivo de um telhado flexível deve incluir um conjunto de medidas. Para que o revestimento dure muito tempo, deve-se ter cuidado para criar condições adequadas de temperatura e ventilação.
O trabalho deve ser realizado a uma temperatura de pelo menos +6 graus, caso não seja possível, o material é armazenado em ambiente aquecido e levado para o telhado em pequenos lotes.
Na hora de instalar, o principal é seguir todas as regras e a sequência de trabalho. Os especialistas não recomendam o uso de blocos com datas de lançamento e lotes diferentes. Isso pode dificultar a obtenção da mesma cor em todo o telhado.
Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar e comprar materiais e ferramentas. Para instalação você vai precisar do seguinte:
- Telhas flexíveis.
- Tapete de forro. Se o telhado for colocado do zero, material betuminoso laminado é usado para esses fins. Ao consertar, um material de cobertura colocado anteriormente pode servir como tapete de revestimento.
- Fim do tapete. É utilizado um material betuminoso-polímero, que atua como impermeabilizante na junção com superfícies verticais e nas quebras do telhado. Para sua instalação será necessário um selante ou mástique para o telhado.
- Prancha de adjacência. Ele irá anexar o tapete do vale às superfícies verticais.
- Tábua de cornija. Protege a borda da base da umidade e fortalece os beirais.
- Placa frontal. Reduz as cargas de vento e protege a borda.
- Telhados e pregos galvanizados comuns para instalação.
- Mástique ou selante betuminoso para telhados.
- Secador de cabelo de construção e uma faca com lâmina em forma de gancho para cortar azulejos.
Agora você pode iniciar a instalação.
Instalação de telhas flexíveis
O trabalho começa com a preparação da fundação. Uma caixa sólida está presa às vigas.
Para esses fins, você pode usar placas de madeira de coníferas com espessura de pelo menos 30 mm, placas OSB ou compensado resistente à umidade. Eles são fixados com parafusos autorroscantes.
Conselho! Antes de iniciar o trabalho, todas as superfícies e materiais de madeira são tratados com uma solução especial de proteção e resistência ao fogo.
O próximo passo é a ventilação. Para seu funcionamento normal, três condições devem ser atendidas:
- Providencie aberturas para entrada de ar do lado de fora (externo). Para este brie, o revestimento das caixas de cornija deve usar tiras de intradorso.
- Faça furos de escape. Para espaços abertos entre as vigas - aeradores, para os fechados - uma aresta de ventilação.
- Canais para circulação de ar. A sua altura mínima deve ser de pelo menos 50 mm, com um ângulo de inclinação superior a 20se o ângulo for menor, a altura dos canais pode chegar a 80 mm.

Agora você deve marcar o telhado. Para fazer isso, linhas verticais e horizontais (guias) são desenhadas, ao longo das quais os ladrilhos são alinhados.
Eles não devem ser tomados como um guia para instalação, eles são necessários apenas para alinhamento.O passo das linhas verticais será igual à largura das telhas comuns, e as linhas horizontais à distância entre cada 5 linhas.
Depois disso, você pode começar a colocar o tapete de forro. Ele se espalha por toda a superfície do telhado. Comece a colocar de baixo, paralelamente à saliência e suba gradualmente.
Cada faixa subsequente se sobrepõe à anterior (10 cm). A instalação é realizada com pregos de telhado, o intervalo entre eles é de 20 cm.
No inclinação do telhado mais de 18, é permitido colocar o tapete de revestimento não em todo o telhado, mas apenas no vale, ao longo das extremidades, cumeeiras e cornijas. Também é necessário rastejar em locais de saída de janelas e canos, junções.
Conselho! A instalação de dispositivos de calha, para alguns tipos de telhados, deve ser concluída antes de colocar o forro.
A próxima etapa do trabalho será a instalação de guarnições de cornija e empena. Os beirais são fixados com pregos a cada 10 cm, em zigue-zague. As pranchas são montadas com uma sobreposição (2 cm). Empenas protegem as bordas das ripas. O princípio de instalação é semelhante às tiras de cornija.
Para evitar que a água penetre no vale interno, recomenda-se colocar mais uma camada nesses locais.
Isso é feito da seguinte maneira: o material de polímero de betume é lançado. Suas bordas são fixadas com mástique betuminoso e pregos para telhados.
Os pregos são colocados a uma distância de 2 cm da borda do material e com intervalos de 10 cm, vale ressaltar que o material para o tapete do vale deve ser escolhido de acordo com a cor do telhado principal (telhas flexíveis).
A instalação das telhas começa da mesma forma a partir do fundo (do beiral). A distância da cornija é de 1-2 cm, os ladrilhos são colados de ponta a ponta. Para fazer isso, remova a camada protetora da parte de trás do material.
Para colocar telhas comuns, as seguintes etapas devem ser executadas: a camada protetora inferior é removida e a telha é colada no topo do beiral (deve ficar 1 cm da borda da telha).
As juntas das telhas de cornija devem ser completamente fechadas ordinariamente. As telhas são empilhadas umas sobre as outras, após o que cada uma deve ser fixada com 4 pregos.
Cada linha subseqüente é colocada ligeiramente acima dos recortes da linha anterior. Nas pontas, o excesso é cortado com faca, a borda é colada com mástique a uma distância de pelo menos 10 cm da ponta.
As telhas de cumeeira são feitas de beirais. É cortado em três partes e colado com sobreposição (5 cm), depois pregado, dois de cada lado.
Os pontos de conexão com superfícies verticais são montados na seguinte ordem:
- As pranchas são fixadas (slats 50x50);
- Um tapete de forro é colocado sobre eles com a ajuda de mástique;
- Em seguida, vem o ladrilho comum, as bordas são enroladas (pelo menos 30 cm) em uma superfície vertical e fixadas com mástique;
- As junções são fechadas com um avental de metal, que é fixado com selante de silicone.
Como você pode ver, a instalação de um telhado flexível não requer habilidades e ferramentas especiais. O principal é seguir rigorosamente todas as regras e tecnologias e você terá um telhado quente, bonito e confiável.
O artigo te ajudou?