Devido às características técnicas atraentes e às propriedades estéticas únicas, esse tipo de revestimento, como a cobertura de junco, está ganhando cada vez mais popularidade. Com frequência, essa tecnologia de cobertura de telhado é usada nos países da Europa Ocidental e nos EUA.
A utilização de caules e folhas de diversas plantas como cobertura de telhados é uma das técnicas construtivas mais antigas.
Hoje em dia, esse método de cobertura está passando por um renascimento. A razão para esse fenômeno é perfeitamente compreensível - as pessoas modernas tendem a se cercar de coisas naturais e ecológicas.
Hoje, o telhado de junco é um revestimento de elite. Serve não apenas para proteger a casa de influências externas, mas também atua como um meio de auto-expressão arquitetônica.
Que material é usado para criar o telhado?

Via de regra, hastes de juncos comuns são escolhidas como telhados, cujo nome em latim soa como Phragmites austalis.
Este é um material bastante pesado, um metro quadrado do revestimento montado pesa cerca de 40 kg se o telhado estiver seco e 10 kg a mais quando molhado.
Como regra, a cobertura de junco é recomendada para telhados com forma simples e ângulo de inclinação de pelo menos 45 graus. Essas encostas íngremes devem ser planejadas para que a água escoe do telhado mais rapidamente.
Além da própria palheta no telhado, ao criar tais telhados, são utilizados elementos adicionais feitos de telhas, cobre ou madeira. Eles são usados para proteger os vales e o cume do telhado.
Benefícios da cobertura de junco
Uma opção de revestimento como um telhado de junco tem várias vantagens.
Entre eles:
- Alto apelo estético;
- Naturalidade e respeito pelo meio ambiente do revestimento;
- A capacidade de manter uma temperatura estável nas instalações da casa;
- Não há necessidade de instalar um sistema de ventilação no sótão.
A cobertura de junco com espessura de cobertura de 30 centímetros atende totalmente aos padrões atuais de isolamento térmico.
Além disso, um telhado de junco moderno, desde que instalado corretamente, resiste perfeitamente a vários fenômenos atmosféricos (fortes rajadas de vento, precipitação), bem como a possíveis ataques de pássaros.
Além disso, a vida útil de um telhado de junco montado corretamente é de dezenas de anos.
O uso de tecnologias modernas eliminou a desvantagem mais importante desse tipo de cobertura - um alto risco de incêndio.
Hoje, para evitar incêndios, são utilizadas impregnações retardadoras de chama especiais, além disso, é utilizada uma tecnologia de assentamento especial, graças à qual as vigas ficam muito firmes.
Outra condição é a instalação de canos de chaminé mais altos que o normal, neste caso, a faísca que saiu sairá no ar antes de atingir o revestimento.
As nuances das tecnologias utilizadas na instalação do telhado

As empresas de construção modernas, via de regra, oferecem aos clientes uma variedade de tipos arquitetônicos de telhados de junco.
Para a instalação, são utilizadas várias tecnologias comprovadas há centenas de anos, incluindo:
- Holandês;
- Dinamarquês;
- Inglês;
- americano e outros
Via de regra, com qualquer método de assentamento, os feixes de juncos são sobrepostos. Para a fixação, é utilizado um fio de aço inoxidável. O colar de fixação é instalado aproximadamente no meio da viga.
As diferenças entre as tecnologias são o uso de hastes de diferentes comprimentos. Por exemplo, de acordo com os padrões da tecnologia holandesa, são utilizados feixes de juncos de 1,1 a 1,8 m de comprimento, enquanto a espessura das hastes individuais não deve exceder 0,2-0,6 centímetros.
A tecnologia dinamarquesa envolve o uso de caules de até um metro de comprimento e espessura média de 0,4-0,5 cm.
É claro que quanto mais homogêneos e finos os elementos individuais do telhado, mais limpo ele parece, e as propriedades protetoras desse revestimento aumentam. Portanto, via de regra, são utilizadas hastes de junco no trabalho, cuja espessura não ultrapassa 0,5 cm.
É necessário observar diferenças de tecnologia como as nuances do preenchimento. Por exemplo, um telhado feito com a tecnologia polonesa será mais solto do que um feito com o método holandês.
Além disso, a tecnologia polonesa prevê a decoração da crista com a mesma palheta, enquanto a holandesa utiliza um material diferente para esse fim. Em particular, hoje os patins são decorados com ladrilhos.
Assim, as tecnologias utilizadas hoje para a colocação de coberturas de junco não apresentam diferenças significativas, as nuances estão relacionadas principalmente ao comprimento e espessura das hastes, bem como ao método de acabamento da cumeeira.
Além disso, estão disponíveis opções com teto aberto e fechado com revestimento de cana. No primeiro caso, feixes de material são colocados na caixa de forma que a superfície interna do revestimento seja o teto da sala localizada sob o telhado.
Esta opção é utilizada, em regra, exclusivamente para fins decorativos, por exemplo, em restaurantes ou mini-hotéis. Além de alguns inconvenientes (cotão de junco pode entrar nas instalações), esse projeto também é mais difícil de implementar.
Na variante do telhado fechado, feixes de material são colocados sobre uma cobertura contínua de madeira, que desempenha o papel de uma camada adicional de impermeabilização. A instalação de tal telhado pode ser realizada muito mais rapidamente.
Instalação de um telhado de junco fechado usando tecnologia holandesa

Via de regra, na construção de casas particulares, é dada preferência a uma opção como telhado de junco fechado. E, na maioria das vezes, é a tecnologia de assentamento holandesa que é usada. Considere como vai o trabalho dos telhados.
Com esta tecnologia de construção, as roldanas são fixadas a uma base sólida com parafusos. Como material para a construção da base, são utilizadas folhas de compensado, aglomerado colado ou papelão.
Ao mesmo tempo, a base sob o material de cobertura deve ser uniforme, limpa, seca e hermética. Se houver elementos como clarabóias ou tubos de chaminé no telhado, deve-se prestar atenção especial ao seu isolamento.
Destaques de montagem
- A qualidade do material utilizado. Para que um telhado de junco atenda a todos os requisitos de qualidade, é necessário selecionar cuidadosamente o material. Apenas hastes de junco de água doce sem folhas, que tenham flexibilidade suficiente, podem trabalhar. Material de qualidade não pode ser queimado, mofado ou misturado com grama ou caules de outras plantas.
- Compressão. Em todos os locais onde os talos de junco vão até os limites da base do telhado, o material deve ser compactado. A compressão é feita em direção à superfície externa do telhado para que não haja lacunas. Para compressão, são utilizados grampos de arame de aço revestido de zinco. A primeira fixação é realizada a uma distância de 20 cm da barra de fixação. O segundo grampo é recuado 12 cm do primeiro. Todos os grampos subsequentes são realizados a uma distância de 28 a 30 cm um do outro.
- Recursos de anexo.Os feixes de juncos devem ser firmemente fixados. Nas vigas de canto, o método de piscar é usado com um fio fino.
- A espessura da camada de palheta. Desde que a distância da barra de fixação até a cumeeira do telhado seja inferior a sete metros em um ângulo de inclinação telhados de junco 40 graus, a espessura da cobertura do telhado deve ser de pelo menos 25 cm na parte inferior do telhado e de pelo menos 22 cm na cumeeira.
- Aparência do revestimento. Um telhado de junco instalado corretamente deve ser plano. Deve-se ter em mente que a palheta é um material natural, portanto as hastes podem apresentar diferenças de cor e espessura. Isso pode ser perceptível em telhados recém-instalados, no entanto, tais diferenças não são consideradas um defeito e após um certo período de funcionamento do telhado tornam-se quase invisíveis.
Etapas de instalação
Ao criar um telhado de junco, o trabalho pode ser dividido em várias etapas:
- Fixação temporária de vigas com prendedores de roupa;
- Feixes permanentes de firmware;
- Reed padding para formar uma estrutura densa e nivelamento final
- Aparar e moldar o telhado.
Vamos considerar esses estágios com mais detalhes.
A fixação temporária é usada para que uma camada uniforme de polias possa ser criada. À medida que a colocação é concluída, os prendedores de roupa temporários são movidos pelos grampos, deslocando-se ao longo das fileiras. Como regra, são necessárias 20 a 30 peças desses prendedores de roupa para instalação.
Conselho! Parte dos clipes devem ser marcados para serem usados para controlar a espessura da camada de cana colocada.

A fixação permanente das polias pode ser realizada usando diferentes métodos. Usado com mais frequência:
- Firmware do fio. Esta opção é boa para opções de telhado aberto. O trabalho é feito em conjunto.Um mestre está na superfície do telhado e o segundo está dentro da sala.
- Firmware com parafusos. Este método é usado para telhados fechados, reforçando as roldanas com parafusos com uma braçadeira de arame colocada sobre eles. Para tornar o trabalho mais rápido, os parafusos com alças de arame devem ser preparados com antecedência.
- Firmware com pregos. Esta opção é semelhante à anterior. São utilizados pregos, nos quais uma das pontas é dobrada em forma de laço, ao qual é preso o fio.
- Firmware usando constrições. As amarras são pedaços de arame, talos de bambu ou material semelhante pelo qual feixes de juncos podem ser fixados ao telhado.
Para formar uma camada mais densa de juncos e seu alinhamento, utiliza-se acolchoamento com uma pá especial, que pode diferir em peso e formato.
Assim, uma espátula pesada é uma ferramenta para o alinhamento final, e um modelo mais compacto é usado nos locais onde os planos são unidos.
A última etapa é aparar e moldar o telhado. Tudo depende das preferências do cliente. O telhado pode ter uma aparência muito elegante ou você pode deixar uma "desordem" pitoresca.
Conselho! Apenas a camada superior de juncos pode ser deixada solta, caso contrário, o telhado não cumprirá suas funções de proteção.
Conclusão
A cobertura de junco é uma excelente escolha para uma casa particular ou outros edifícios. No entanto, a instalação de tal telhado é uma questão complexa que requer alto profissionalismo e considerável experiência.
Portanto, coberturas de junco com suas próprias mãos só podem ser criadas se for planejada a construção de um mirante de jardim ou estrutura semelhante, cujo telhado não possui requisitos sérios.
O artigo te ajudou?