O selante de silicone é frequentemente usado para vários reparos, incluindo a instalação de encanamentos no banheiro. Há momentos em que o mofo preto apareceu no selante. Precisa ser removido com urgência. Leia sobre as causas do aparecimento e formas de eliminar para sempre no artigo.
De onde vem o mofo no selante?
A composição do selante de silicone inclui substâncias que protegem a superfície tratada com ele da umidade. Elástico formado, revestimento durável, resistente a influências externas. Existem selantes com aditivos fungicidas que impedem a formação de fungos e bolores. Condições de alta umidade são condições ideais para sua aparência.
Para o banheiro, é recomendável comprar apenas essa ferramenta. Além da alta umidade, o mofo pode causar:
- má ventilação;
- isolamento insuficiente da parede;
- vedação de baixa qualidade de costuras entre painéis.
Quando o mofo se forma após o tratamento com uma substância com fungicidas, a causa do mofo é a má qualidade do selante. Quando você está confiante na qualidade do remédio, os motivos podem estar ocultos em trabalhos de vedação de baixa qualidade ou na presença de rachaduras, lascas na superfície a ser tratada.
Como remover mofo de selante
Os mais eficazes contra o fungo são as substâncias que contêm cloro. Esses incluem:
- alvejante com cloro;
- pós como Comet;
- preparações especiais para mofo.
Ao trabalhar com esses produtos, é necessário usar proteção para mãos, olhos, nariz e boca. Quanto mais forte o agente, mais tóxico ele é. Um bom remédio é a amônia comum. Para preparar a solução, leve água e amônia em quantidades iguais. Aplique nas áreas com mofo por algumas horas e depois enxágue bem. Não misture amônia e substâncias que contenham cloro. Isso levará a um aumento acentuado na toxicidade do agente.
O vinagre é uma ótima maneira de matar o mofo. É inofensivo para os humanos. É simplesmente aplicado com um pano na área afetada, deixando por algumas horas, após o que é enxugado com um pano limpo e seco. Outro remédio eficaz é o bórax. É um sal de ácido bórico. Para a solução, pegue um copo de matéria seca e misture 2-3 litros de água. Aplique com um pincel. Um bom auxiliar na eliminação do mofo é o peróxido de hidrogênio. Também é seguro para humanos. Não precisa diluir. Basta aplicar na superfície.
O peróxido tem um efeito de branqueamento.Antes de usar em superfícies claras, vale a pena testar escolhendo um ponto discreto no teto. Uma solução de refrigerante pode ajudar na luta contra fungos. Aplicar com um pulverizador. O mofo também tem muito medo da árvore do chá - o melhor anti-séptico natural. Basta colocar algumas gotas na água e tratar a superfície afetada. Dá ao quarto um agradável aroma de frescura. Em caso de intolerância aos componentes do óleo, não se deve utilizá-lo.
O artigo te ajudou?