Queimador de telhados - equipamento necessário para a instalação de telhados embutidos

queimador de telhadoAo realizar trabalhos de cobertura e reparar o telhado, o material de impermeabilização é colocado ou os mástiques à base de betume são derretidos. Para secar e aquecer materiais, é usado um dispositivo portátil, como um queimador de teto a gás.

Além disso, os queimadores são utilizados em outros trabalhos, incluindo operações como:

  • Aquecimento a altas temperaturas de quaisquer produtos ou peças de trabalho;
  • Secagem de superfícies;
  • Soldar ou cortar metais;
  • Queima de tinta velha e outros trabalhos que requeiram aquecimento a altas temperaturas.

O que é este equipamento?

Como regra, um queimador de telhado é um copo de metal equipado com um bico e complementado por uma alça de madeira ou plástico presa ao corpo. O copo do queimador foi projetado de forma a proteger a chama de ser apagada pelo vento.

O gás entra no alojamento através de uma mangueira de abastecimento de gás, normalmente propano pressurizado. O queimador está equipado com uma válvula, com a qual é fácil regular a quantidade de gás fornecida. Além disso, é possível ajustar o comprimento da chama.

Para economizar o consumo de propano, os queimadores a gás de teto são equipados com uma caixa de câmbio especial que controla o consumo de combustível. Quase todos os tipos de queimadores fornecem sucção de ar da atmosfera. Fósforos ou um isqueiro são usados ​​para ligar o queimador.

O queimador é dotado de um dispositivo que ajuda a regular os modos de funcionamento. Assim, por exemplo, muitos modelos têm um modo de espera para que durante as pausas no trabalho não desperdicem gás em vão.

Durante a operação, o queimador de telhado a gás aquece a altas temperaturas, portanto, apenas materiais de alta resistência são usados ​​​​para sua produção.

O comprimento da alça para a qual o mestre segura o queimador não passa de um metro. Ao mesmo tempo, o queimador em si é muito leve, seu peso é de 1 a 1,5 kg.

Para proteger contra queimaduras, um suporte é feito de madeira de alta resistência ou plástico resistente ao calor no cabo dos queimadores.

Leia também:  Betume para telhados - como usá-lo para reparos?

Além dos queimadores gás-ar descritos, uma versão de combustível líquido deste equipamento também é usada na construção.

Esses queimadores operam com óleo combustível ou óleo diesel; seu dispositivo é um pouco diferente do descrito acima.

Em um queimador de óleo, o combustível é alimentado em uma câmara de alta pressão onde o líquido é atomizado na forma de minúsculas partículas. O combustível atomizado no ar é inflamado na saída e na câmara com a formação de uma chama estável.

Deve-se notar que um queimador a diesel tem uma vantagem sobre um queimador a gás, pois pode operar em baixas temperaturas.

Etapas do trabalho ao colocar material usando um queimador de telhado

queimador de teto a gás
Instalação de material de euroroofing usando um queimador de telhado

Ao usar feltro para telhados como material de impermeabilização, bem como ao colocar materiais modernos para telhados construídos, é necessário equipamento como um queimador de telhado a gás.

Todo o trabalho pode ser dividido em várias etapas:

  • Preparação da base para assentamento do material. Para isso, é limpo de detritos e, se necessário, nivelado com uma mesa de concreto.
  • O material do rolo é enrolado em toda a área do telhado para que as folhas adjacentes formem uma sobreposição de 85 a 90 mm de largura. Depois de nivelados e marcados, os rolos são enrolados novamente, reforçando-os na base do telhado com um queimador.
  • Ao aquecer a base do telhado e a parte inferior do rolo com a chama do queimador, o material é lentamente enrolado, pressionando-o contra a base.
  • Um rolo manual é realizado ao longo da tela reforçada, tentando evitar a formação de bolhas de ar e dobras.
  • Na última etapa, um queimador de gás de cobertura é usado para aquecer as costuras do material sobreposto. Depois disso, as costuras são enroladas adicionalmente com um rolo manual.

Conselho! A realização de trabalhos com queimadores a gás só é possível se a temperatura do ar exterior não for inferior a 15 graus abaixo de zero. Se necessário, faça reparos teto em temperaturas mais baixas, um queimador de óleo deve ser usado.

Desde que seja usado um queimador de gás de boa qualidade na obra, é possível colocar 500-600 metros de material de cobertura em um dia de trabalho.

Leia também:  Telhado macio: comparação com outros revestimentos, auto-implementação de pequenos reparos e instalação

Um queimador de alta qualidade não deve apenas garantir a estabilidade da chama, mas também ser protegido de forma confiável contra o vento, pois o trabalho ocorre ao ar livre.

Modelos de queimadores de telhado

 

queimador de telhado
Queimador de telhado GGS1-1.0

Para realizar o trabalho de cobertura, são utilizados queimadores de vários modelos. Entre eles:

  • GG-2 é uma tocha de propano para telhados, que possui uma ótima relação qualidade e preço. Este modelo é adequado para artesãos domésticos que realizam reparos em telhados.
  • GG-2u - modelo com características semelhantes, difere do tubo de alimentação de gás encurtado descrito acima, adequado para trabalhar em locais de difícil acesso, colagem de juntas e junções.
  • GG-2S - um modelo relacionado à série profissional. Este queimador de propano no telhado pode funcionar mesmo sob forte carga de vento. O design do queimador consiste em duas caixas e duas válvulas, o que permite controlar com mais precisão os modos de operação.
  • O GGK1 é um modelo que se distingue por um vidro mais pesado e resistente.
  • GRG-1 - queimador no próprio telhadooperando com combustível líquido.
  • GGS1-1.7 é um modelo universal, caracterizado por baixo peso e alto desempenho.
  • GV-550 e GV-900 são modelos convenientes que diferem entre si no comprimento máximo da tocha. O modelo GV-900 forma uma tocha longa (900 mm), portanto, ao usar este modelo, você pode trabalhar em altura total. O queimador GV-550 foi projetado para operar nas junções do telhado.

Regras de segurança para trabalhar com queimadores a gás para telhados

queimadores de gás de telhado
Colocação de material de cobertura com as próprias mãos usando um queimador de cobertura

Equipamentos como um queimador de telhado de propano devem ser operados de acordo com uma série de regras de segurança.

  • Executar trabalhos de cobertura no telhado Você só pode usar macacão e sapatos com solado antiderrapante. Além disso, é necessário o uso de dispositivos adicionais - cinto, pontes de navegação, etc.
  • Antes de iniciar o trabalho, verifique visualmente se os queimadores de telhado, bem como os cilindros de gás e as mangueiras de conexão estão em boas condições.
  • Ao usar um queimador, uma única garrafa de gás deve estar disponível no local de trabalho. Durante a operação, certifique-se de que as conexões da mangueira ao cilindro e ao redutor estejam apertadas.
  • Ao acender o queimador, não fique na frente do bocal.
  • Durante o funcionamento, a chama do queimador deve ser direcionada de forma que não toque nas pessoas, no botijão de gás e nas mangueiras de conexão.
  • Ao trabalhar com materiais soldados, eles não devem superaquecer e inflamar.
  • Ao aquecer o material, é necessário obter a fusão apenas da parte inferior da teia, evitando o amolecimento de toda a espessura do material.
  • É proibido acender o queimador de objetos acesos acidentalmente, usar fósforos ou isqueiro.
  • Ao acender um queimador de propano, abra meia volta a válvula e, após alguns segundos de purga, acenda a mistura. Depois disso, você pode começar a ajustar a altura da chama.
  • Se um queimador de telhado aceso estiver nas mãos, o trabalhador não deve deixar o local de trabalho e subir no andaime.
  • A extinção do queimador é realizada em duas etapas. Primeiro, o fornecimento de gás é desligado e, em seguida, a alavanca de travamento é abaixada.
  • Durante uma pausa na operação, o queimador deve ser apagado e, se a pausa for longa, o fornecimento de gás ao cilindro deve ser desligado.
  • Se os canais de entrada dos bocais estiverem entupidos no queimador, o trabalho é proibido, pois há alto risco de contragolpe e estouro.
  • Em caso de contragolpe ou superaquecimento do queimador, o trabalho deve ser interrompido imediatamente, o gás no cilindro é desligado e o próprio queimador é resfriado em um recipiente com água.
Leia também:  Material do telhado: classificação e propriedades

conclusões

O equipamento de cobertura, como um queimador a gás ou óleo, é uma ferramenta que permite aumentar significativamente a produtividade na instalação de impermeabilização e na construção de coberturas construídas.

Mas, como este equipamento é potencialmente perigoso, ao trabalhar com ele, você deve seguir rigorosamente as instruções fornecidas pelo fabricante e cumprir todos os requisitos de segurança ao trabalhar com equipamentos a gás.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC