Durante a construção de uma casa, chalé ou qualquer outro local, é necessário prever, pensar e projetar corretamente o sistema de ventilação do edifício como um todo e de todas as suas partes em particular. Sem exceção e ventilação do telhado, que na verdade é uma etapa muito importante na construção do telhado.
Não vale a pena provar algo que a priori não exige comprovação: o telhado é a parte mais importante da sua casa. É o telhado que recebe o golpe de todas as adversidades naturais e fenômenos atmosféricos.

Ventilação do telhado e do espaço do telhado
Teto sua casa está sujeita ao impacto máximo de fora por forças naturais, mas você também precisa saber e entender que o telhado pode desabar não só por fora, mas também por dentro.
E neste caso, a ventilação do espaço sob o telhado preservará a superfície interna do telhado e garantirá a segurança do telhado de sua casa.

A ventilação é necessária devido à alta probabilidade de condensação de umidade nas superfícies internas da cobertura. Isso é inevitável se houver uma diferença significativa de temperatura entre os lados externo e interno do telhado..
Sua atenção!
Uma das maneiras de evitar a condensação de umidade é instalar barreiras hidro e de vapor sob a caixa.
Essas membranas de tecido, por um lado, impedem a penetração da umidade do ar mais quente do sótão na superfície interna do telhado.
E por outro lado, sob o material da cobertura, é deixado um espaço de ar, no qual o ar circula.
Sistema de ventilação do telhado deve executar várias funções básicas:
- remoção de vapores que penetram no sótão ou sótão dos aposentos dos andares inferiores;
- prevenção da condensação da umidade do ar do sótão na superfície interna fria da cobertura;
- estabilização da temperatura ao longo de todo o comprimento das encostas. Isso ajudará a evitar a formação de gelo e gelo nos beirais e saliências devido ao derretimento da neve nas seções aquecidas das encostas e seu congelamento nas partes frias do telhado;
- reduzindo os efeitos do calor solar no telhado.A ventilação adequadamente organizada reduzirá o aquecimento do espaço sob o telhado, reduzirá a temperatura do ar nas instalações e reduzirá o custo do ar condicionado de todo o edifício.

A maneira mais fácil de organizar a ventilação do telhado sob o telhado da casa em sótãos. Volumes significativos de ar, movendo-se livremente no espaço do sótão, proporcionam uma boa ventilação do material de cobertura e de todo o sótão.
Aberturas sob as cornijas, nas cumeeiras e nas empenas fornecem ventilação do sótão com ar externo e equalização de temperaturas nas superfícies interna e externa do telhado. Ao mesmo tempo, a circulação de massas de ar sob o telhado ocorre devido à convecção natural - o ar quente aquecido pelo teto das instalações residenciais sobe sob o telhado e sai pelas aberturas da cumeeira.
O ar frio da rua é puxado para o sótão através das aberturas da cornija. A diferença de temperatura entre as superfícies externa e interna permanece, mas é insuficiente para a condensação de umidade no telhado.
Conselho!
Em geral, telhados inclinados de forma simples requerem o mesmo número de aberturas na parte inferior e superior das encostas.
Para circulação de ar normal, a área total desses orifícios deve ser igual a aproximadamente um trezentos avos da área total da inclinação do telhado.

Ventilação sob o telhado um pouco mais difícil é organizada em telhados de mansarda. É mais difícil porque a livre circulação de ar no espaço sob o telhado é impossível devido ao fato de que quase todo o espaço sob o telhado é ocupado pelo sótão.
Em geral, os telhados de mansarda são divididos em:
- ventilado (com aberturas de ventilação);
- não ventilado (respectivamente, sem intervalos de ventilação).
A ventilação dos telhados de mansarda é organizada diretamente sob a cobertura do telhado entre o telhado e as camadas de isolamento hidro e térmico.
Um telhado ventilado pode ter três circuitos de ventilação:
- ventilação sob o telhado, proporcionando circulação de ar diretamente sob o telhado. A vantagem de tal esquema é a capacidade de garantir ventilação confiável, não importa quão complexa seja a forma das inclinações do telhado.
É assim que os telhados de mansarda são ventilados; - ventilação volumétrica entre o isolamento e a impermeabilização. Essa ventilação deve ser calculada de forma que a ocorrência de zonas "estagnadas" seja excluída;
- ventilação de todo o volume do sótão. Essa ventilação, via de regra, é parte integrante de todo o sistema de ventilação da casa e deve ser prevista na fase de projeto do edifício.

Tecnicamente, é conveniente organizar a ventilação do telhado usando dispositivos como um elemento de passagem e uma válvula de teto. Os elementos de passagem servem para a passagem de tubos de ventilação através da torta de cobertura.
As válvulas de telhado são uma abertura de ventilação pronta, coberta da precipitação e equipada com um avental para organizar a impermeabilização do empate no telhado. Cada fabricante possui válvulas com aventais que permitem inserir no telhado com qualquer tipo de cobertura.
Além disso, as válvulas de teto são equipadas com uma malha protetora para evitar que roedores e pássaros entrem no espaço sob o teto.
A ventilação do telhado deve desempenhar suas funções em qualquer época do ano, mesmo que o telhado esteja coberto de neve. Portanto, recomenda-se combinar o uso de válvulas de teto com a instalação de tubos de ventilação com altura de 30 a 50 cm.

ventilação forçada
Além da ventilação natural do espaço sob o telhado, há também ventilação forçada.
Via de regra, para a organização da ventilação forçada, é instalado um ventilador de teto na abertura de ventilação superior, que garante a extração do ar quente sob a cobertura do teto..
O uso de ventiladores para criar um balanço hidrodinâmico normal sob o telhado é justificado se não for possível criar o número necessário de respiradouros para ventilação natural. E também na construção de coberturas planas, onde a convecção natural não é suficiente para a termorregulação da cobertura.
Sua atenção!
Recomenda-se instalar um ventilador de telhado na fase de construção do telhado. Incorporar dispositivos em um telhado acabado é muito mais difícil e caro.
Além disso, se você estiver instalando um ventilador devido ao excesso de umidade no espaço sob o telhado após o fato, precisará de um dispositivo de alta potência para secar o isolamento térmico e hidráulico que já acumulou umidade.

Os ventiladores de teto têm uma desvantagem significativa - a necessidade de fornecer energia a eles. Por outro lado, ao instalar ventilação forçada, você pode fazer menos aberturas no telhado, o que aumenta sua confiabilidade geral.
Esperamos que este artigo tenha mostrado que a ventilação do telhado adequadamente organizada evitará que as estruturas de madeira do telhado apodreçam, as de metal da corrosão e garanta a operação do telhado por um longo tempo.
O artigo te ajudou?