Ao escolher uma cobertura de telhado, é necessário considerar como será organizada a preservação da circulação de ar no interior da edificação. Isso ajudará o fungo de ventilação, que atua como um aerador.
- Fungo de ventilação - o que é
- Estrutura e material de fabricação
- Dimensões do fungo de ventilação
- Variedades de fungos de ventilação
- A posição do fungo de ventilação no telhado
- Ferramentas e materiais para instalação
- Componentes opcionais
- Preparando para instalação
- Configurações de instalação
- Instalando um fungo de ventilação passo a passo
Fungo de ventilação - o que é
Dependendo do tipo de telha, o fungo de ventilação no telhado pode ser de cerâmica ou reboco de cimento. É instalado junto com lareiras feitas de material polipropileno universal, resistente à radiação UV. A principal função que desempenha é remover o excesso de vapor e os odores desagradáveis que ocorrem no interior do edifício em espaços fechados.
Estrutura e material de fabricação
O fungo da ventilação é semelhante à planta da floresta que lhe dá o nome. É instalado dependendo do material de fabricação do telhado:
- Em uma telha metálica pode haver um tipo isolado ou não isolado, no qual um dreno de condensado é equipado. Na maioria das vezes é encontrado em polipropileno de alta qualidade e é projetado para cobrir qualquer revestimento;
- Em telhado de telha, recomenda-se a instalação de cogumelos de cerâmica ou cimento, mas é aceitável o uso de uma alternativa de polipropileno. Essa seria uma boa opção devido à durabilidade do material;
- Em telhados planos com membrana de PVC e placas planas, é possível instalar tipos especiais de unidades de ventilação equipadas com revestimentos protetores. E a melhor escolha será o polipropileno, que lida bem com os fatores atmosféricos que o afetam constantemente.
Interessante! Como um fio é diferente de um cabo?
Todos esses pontos devem ser levados em consideração ao escolher um fungo no tubo de ventilação, para que toda a instalação seja eficiente e faça bem o seu trabalho.
Dimensões do fungo de ventilação
Para escolher o acessório certo, levando em consideração válvulas e tampas, você precisa se concentrar no diâmetro interno.O tamanho mais popular é 110mm, onde o diâmetro externo varia e pode ser de 125mm a 160mm.
A altura de toda a estrutura pode chegar a 400 mm a 700 mm. A diferença entre as dimensões é melhor calculada levando em consideração todos os materiais adicionais que serão usados \u200b\u200bpara isolamento.
Variedades de fungos de ventilação
Fungos adequadamente selecionados e instalados no telhado ajudarão a direcionar o fluxo de ventilação na posição correta. Agora, existem várias variedades deste sistema:
- Zéfiro;
- Bora;
- Brisa;
- Senhor.
Cada um deles deve ser instalado de acordo com as instruções com todos os materiais adicionais. Porque sozinho não vai funcionar como deveria. Para isso, é necessário isolar bem o tubo de ventilação, instalar uma grade em uma sala ventilada e criar uma forma de trazer o ar externo para dentro da sala. É importante cumprir todos os critérios de instalação.
A posição do fungo de ventilação no telhado
A instalação deve ser realizada corretamente. Isso ajudará a direcionar o ar dos fungos de ventilação na direção certa:
- o ângulo de inclinação no telhado de uma telha metálica deve ser de no mínimo 15° e não superior a 45°;
- se for coberto com estanho e sem observar a forma trapezoidal, aceita-se um monte com inclinação de 5° a 45°;
- em um telhado plano pode ser colocado com um ângulo de inclinação de 0° a 50°.
Para evitar o acúmulo de condensado sob o telhado, deve-se tomar cuidado para garantir que a ventilação não seja instalada na junção onde duas folhas de telhado se encontram.
Ferramentas e materiais para instalação
O fungo de ventilação deve ser instalado com base nos materiais de revestimento. Para ladrilhos de metal e outros materiais, você precisará de:
- uma serra para metal (pode ser substituída por uma serra elétrica, se for possível conectá-la à rede elétrica por meio de uma longa extensão);
- uma chave de fenda com as pontas apropriadas para apertar os parafusos que prendem o sistema ao teto;
- tesoura de montagem;
- cinzéis.
Interessante! Cercas seccionais de alta qualidade
Com essas ferramentas, é fácil cortar o segmento desejado no material sem danificá-lo. Além disso, ao instalar um fungo de ventilação, você precisará de um selante à prova d'água, defletores, conexões de flange e juntas que são inseridas nos canais de conexão e isoladas.
Componentes opcionais
Para que tudo funcione como deveria, é necessário considerar a instalação de um fungo de ventilação com ventilador movido a eletricidade. Nesse caso, serão necessários elementos adicionais para o projeto com válvulas que controlam o fluxo de ar distribuído pelas pás em diversas condições climáticas. Essa instalação pode ser colocada em ladrilhos de metal e sob papelão ondulado e, em seguida, ajustar a velocidade do dispositivo diretamente de casa.
Preparando para instalação
É necessário liberar espaço sob o teto e calcular as dimensões dos recortes, levando em consideração a conexão com o local. Do lado de fora, é necessário escolher o local onde será feita a instalação no telhado, limpá-lo e desengordurar com ferramentas de construção. E então prepare os rótulos. Para um fungo de ventilação típico com diâmetro de 110 mm, basta fazer um movimento padrão sob o material.
As alterações devem ser feitas apenas nas inclinações do telhado, fazendo cálculos com todos os erros. E aqui não se deve ter medo de pequenos desvios de até 5 mm, eles podem ser nivelados com a ajuda de juntas e selante.Antes de prosseguir com as próximas etapas, você precisa determinar os esquemas de instalação.
Configurações de instalação
É necessário instalar um fungo de ventilação no telhado sob a telha metálica para que as tomadas funcionem com a máxima eficiência. E aqui acabará por usar um dos tipos de configuração de instalação:
- Ver. Integramos o cogumelo com a área da rampa (ou cumeeira), recolhendo tubos de todas as canaletas e formando redes de circulação de ar sob o nicho da entrada. Graças a isso, um aerador executará a função em toda a área. E esta instalação será ideal para uma casa pequena onde você precisa minimizar o número de pontes frias;
- Grupo. É usado na instalação de vários cogumelos, cada um dos quais projetado para remover o condensado de uma sala específica. No telhado, eles estão localizados distantes um do outro para criar condições de trabalho com intenso fluxo de ar. Esta instalação requer mais tempo e consumíveis e destina-se a casas com uma boa área.
Ambos os métodos são bons à sua maneira. E devem ser aplicados levando em consideração o tamanho das instalações e suas características.
Instalando um fungo de ventilação passo a passo
Para fazer tudo sem erros, siga este guia com uma foto. Isso ajudará a instalar tecnicamente corretamente o fungo de ventilação no telhado sob a telha metálica:
- Quando os pontos de montagem estiverem marcados e a superfície estiver limpa, faça os orifícios de montagem. Para fazer isso, usamos um modelo denso do formato desejado. Isso evitará erros;
- Se os elementos da rede ou do sistema passarem diretamente sob o local de instalação, usamos adaptadores e cantos. Eles permitirão que você mude tudo corretamente e não danifique os fios;
- Em um telhado com base metálica, após fazer um furo, revestimos as bordas com uma tinta especial contra corrosão. Quando o revestimento seca, instalamos um anel de vedação para o cogumelo no nicho;
- O suporte é instalado com silicone para evitar vazamentos e fixado com parafusos. Se possível, usamos equipamentos elétricos para prendê-los o mais firmemente possível;
- Montamos o fungo no anel com flange e fixamos com ferramentas;
- Na parte de trás do tubo, conectamos verticalmente, fechamos os conectores com juntas especiais e fixamos tudo na viga com materiais adicionais.
Para fortalecer a instalação, utilizamos capas protetoras, que podem ser adquiridas como complemento da cobertura e separadamente para cogumelos de ventilação. Com esses elementos isolantes de calor, cobrimos a área entre o tubo e qualquer cobertura do telhado. Para que o liner funcione corretamente, escolhemos um que seja constituído por uma construção betuminosa impermeável.
A ventilação adequada em casa ajudará a manter as condições sanitárias da casa. Ele eliminará o risco de danos às estruturas do edifício e evitará falhas no telhado. Se a casa tiver sótão, o fungo se tornará um protetor dos efeitos da precipitação que penetra no telhado e ajudará a eliminar o excesso de vaporização.
O artigo te ajudou?