A passagem do tubo pelo telhado: características de remoção, prevenção de vazamentos

penetração de tubo através do telhadoUm dos elementos estruturais mais difíceis na execução de quase qualquer telhado é a passagem de um tubo pelo telhado, o que gera muitos problemas durante o arranjo. Este artigo falará sobre como executar corretamente esse elemento do telhado e quais medidas devem ser tomadas para garantir sua confiabilidade e eficiência.

A passagem da chaminé pelo telhado atrai a atenção especial de vários especialistas qualificados: engenheiros e telhados e profissionais que trabalham com equipamentos de caldeiras.

Os especialistas em lareiras e caldeiras acreditam que a saída do telhado da chaminé deve estar localizada o mais próximo possível da cumeeira, o que permitirá que a parte principal do tubo permaneça fora da zona fria, evitando que a condensação se forme e penetre no sistema da chaminé.

Os especialistas em telhados recomendam que a chaminé passe pelo telhado através de sua cumeeira, o que simplifica muito o trabalho de fabricação da montagem em que o tubo fica adjacente ao teto.

Além disso, esse método elimina a formação de bolsões de neve no inverno, o que, por sua vez, reduz o risco de vazamentos na junção do telhado.

Outra forma bastante bem sucedida em que a passagem da chaminé através telhado de duas águas, consiste em colocar o tubo na superfície do talude a uma pequena distância do cume.

Para proteger a chaminé da precipitação, recomenda-se cobrir a boca deste tubo com um guarda-chuva especial feito do mesmo material do próprio telhado.

Importante: no caso de conectar a chaminé através do equipamento da caldeira, não é recomendável o uso de guarda-chuva, pois os produtos da combustão têm temperatura bastante baixa, o que dificultará a liberação de gases.

O nó mais problemático para a passagem do tubo pelo telhado é a saída do tubo pelo telhado com isolamento, cujo desenho é feito na forma de um “bolo de camadas”.

No caso de usar um telhado de design semelhante, é recomendável usar uma caixa separada para remover o tubo da chaminé.

Importante: as vigas e vigas da estrutura do telhado devem estar localizadas de acordo com os requisitos do SNiP, e o espaço ao redor da chaminé deve ser preenchido com material incombustível isolante de calor. Por exemplo, lã de rocha é um bom selante para penetrações em telhados.

Leia também:  Chaminés de forno - variedades e características do aplicativo

A passagem pelo telhado pode variar em função do material de que é feita a chaminé, bem como da forma da sua secção:

  • Retangular;
  • oval;
  • redondo;
  • Quadrado.

Se o tubo sair pelo teto, deve-se tomar cuidado para garantir a qualidade de tal momento como impermeabilização de telhado.

Para isso, é colocado um avental ao redor da chaminé, que pode ser feito de material de cobertura para tubos de seção retangular ou quadrada, cujas paredes externas são revestidas com tijolo, ou de fita elástica com camada adesiva nas bordas , que é baseado em chumbo e alumínio.

Uma ponta da fita é colada no cano, a outra no teto, após o que a parte superior da fita é prensada com uma barra de metal e fixada com buchas resistentes ao calor.

Removendo o tubo pelo telhado

passagem da chaminé pelo telhado
O esquema da passagem do tubo pelo telhado

Ao remover o tubo pelo telhado e teto, é necessário resolver dois problemas ao mesmo tempo:

  1. As passagens pelo telhado devem ser o mais seguras possível do ponto de vista do incêndio, e o tubo passa pela torta do telhado e tetos, que podem ser combustíveis em si.
  2. O interior da casa deve ser protegido tanto quanto possível da penetração de vento e umidade através dos canos.

Uma das vantagens de trazer o tubo até a cumeeira é a facilidade de conectar o tubo à cobertura do telhado.Não há bolsões de neve na cumeeira, o que reduz significativamente o risco de vazamentos.

A desvantagem desse método é a ausência de viga de cumeeira na construção dos caibros, ou a necessidade de fazer um vão na viga no local por onde passará a chaminé, exigindo a instalação de suportes de caibro adicionais, que podem ser especialmente inconveniente se houver um sótão.

Portanto, na maioria das vezes o tubo é conduzido para fora em uma encosta próximo ao cume, onde também não há saco de neve, e o nó também é bastante simples.

Importante: você não deve equipar a chaminé no vale - o local de convergência em ângulo de dentro de duas inclinações do telhado, pois neste ponto é muito difícil conectar qualitativamente o tubo ao telhado. Durante as chuvas, a água da chuva escorrerá para cá e, no inverno, um grande bolsão de neve aparecerá no vale, o que levará a vazamentos em qualquer época do ano.

Também deve ser observada a distância entre o telhado e as vigas, que deve ser de 25 a 30 centímetros, e no caso de telhado de material combustível, deixar uma folga de 13 a 25 cm para evitar incêndio, em um telhado como, por exemplo ,

Leia também:  Impermeabilização do tubo do telhado: características da ventilação da sala através do telhado, saídas de exaustão

No caso de um material de revestimento não combustível, a folga pode ser reduzida para alguns centímetros, devendo o tubo ser retirado apenas da própria caixa.

Se a estrutura da cobertura for realizada em forma de telha de cobertura, constituída por camadas de vapor, hidro e isolamento térmico, poderão surgir algumas dificuldades na instalação do conjunto da chaminé, associadas à necessidade de quebrar a continuidade do vapor e impermeabilizações camada, levando a uma diminuição na proteção da camada de isolamento.

Neste caso, a forma mais aceitável é isolar o espaço adjacente ao tubo do restante do telhado, o que consiste em fazer uma caixa separada para a chaminé, que pode ser feita de vigas e caibros de madeira.

A distância entre suas paredes e a chaminé deve ser de 13 a 15 centímetros, e o espaço ao redor da chaminé deve ser preenchido com material incombustível isolante de calor, como lã de rocha.

Este material recebe menos danos causados ​​​​pela exposição à umidade do que outros aquecedores; portanto, você não pode instalar barreiras de hidro e vapor aqui.

O fornecimento de vapor e impermeabilização da própria caixa é feito pelo método padrão: cortam a folha de filme em forma de envelope, trazem-na até as bordas das vigas transversais e caibros e fixam com grampos ou pregos.

A seguir, a camada de impermeabilização é prensada com barras de revestimento, e a camada de barreira de vapor é prensada com a moldura do material de acabamento do sótão, após o que as juntas da caixa e dos filmes são seladas com compostos ou fitas especiais para melhorar a estanqueidade.

Prevenção de vazamentos nas juntas

passagem pelo telhado
Esquema de avental externo e interno

Para garantir a mais hermética união do material de cobertura ao tubo da chaminé neste ponto, é feito um avental interno usando as faixas de encontro inferiores.

Para fazer isso, aplique uma barra nas paredes do tubo da chaminé e marque a parte superior da barra na parede, após o que perfuram um estroboscópio ao longo da linha marcada.

Eles começam a instalar o avental interno da parede inferior, conduzindo a borda do avental para dentro do portão, após o que o instalam nas paredes restantes, deixando uma sobreposição de 15 centímetros e selando a borda do filme inserido anteriormente no portão . Em seguida, corte as tiras inferiores, instale-as e fixe-as com parafusos auto-roscantes.

Leia também:  Passagem da chaminé pelo telhado: soluções de design

Após a montagem do avental inferior, inicia-se a instalação de um tirante que proporciona escoamento de água e é uma lâmina de material impermeabilizante enrolada sob os elementos do avental interno localizado abaixo.

No topo da gravata e do avental interno, que fornecem proteção confiável para a junção do telhado e do tubo, é colocado o material de cobertura, após o qual é instalado um avental externo decorativo, para o qual são utilizadas as tiras adjacentes superiores.

A instalação do avental externo é realizada de forma semelhante à instalação do interno, exceto que a borda superior é fixada diretamente na parede da chaminé sem o uso de estroboscópio.

Útil: atualmente, o mercado da construção oferece produtos projetados especificamente para chaminés com seção transversal circular - passagens de telhado compostas por uma base em forma de chapa plana de aço conectada a uma tampa de avental, dentro da qual é realizada uma chaminé redonda.

passagens pelo telhado
Passagem para tubos redondos

Um avental, feito de forma independente ou adquirido pronto, deve ser fixado com segurança à estrutura do telhado, embora não seja recomendado conectá-lo com muita força à própria chaminé, o que pode causar danos à estrutura quando o telhado encolhe ou o tubo se expande e contrai sob a influência das temperaturas.

Na junção do tubo e do avental, recomenda-se o uso de uma saia - uma braçadeira de aço especial, que é fixada com uma junta elástica resistente ao calor. Este método também melhora a impermeabilização do avental.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC