Chaminés de forno - variedades e características do aplicativo

Uma chaminé devidamente selecionada não é apenas a eficiência do sistema de aquecimento, mas também uma excelente vista da casa
Uma chaminé devidamente selecionada não é apenas a eficiência do sistema de aquecimento, mas também uma excelente vista da casa

Não sabe como fazer uma caldeira ou fogão de combustível sólido funcionar com mais eficiência? Já pensei nisso antes. Agora, tendo adquirido experiência neste assunto, posso dizer quais chaminés podem criar tiragem suficiente.

A empresa VEK oferece a preços acessíveis. Aqui, são oferecidas aos clientes muitas opções com diferentes tamanhos e diâmetros de chaminé: de 80 mm a 200 mm. Todos os elementos de composição necessários para a instalação também podem ser adquiridos na loja online.

Os principais tipos de chaminés

Ilustrações Chaminés atuais e sua descrição
table_pic_att14909465442 tijolo. Tubos de tijolos são uma solução tradicional para fogões na maioria das casas de campo.

Esses designs parecem bons e, ao mesmo tempo, são uma adição lógica a um forno de tijolos.

table_pic_att14909465473 metal. As chaminés de metal são feitas de aço inoxidável. A chapa metálica mais comumente usada com uma espessura de 0,5-0,8 mm.

O metal possui alta condutividade térmica, portanto, na construção de tais estruturas, são utilizados isolamentos térmicos especiais e elementos resistentes ao calor para passar pelos pisos de madeira.

.

table_pic_att14909465494 cerâmica. Chaminés de cerâmica são designs caros, duráveis ​​​​e aparentemente bonitos. Esses tubos, ao contrário de outras chaminés, raramente precisam de manutenção preventiva e limpeza.

Além disso, as estruturas cerâmicas são caracterizadas por baixa condutividade térmica e, portanto, são seguras, ao contrário das estruturas metálicas.

table_pic_att14909465515 cimento de amianto. Esses cachimbos foram muito populares até recentemente. Os componentes de cimento de amianto do sistema de aquecimento não eram particularmente duráveis, mas o preço dos tubos no mercado é o mais baixo.

No entanto, o cimento de amianto tem muito mais desvantagens do que vantagens, portanto, esses tubos são amplamente abandonados em favor de estruturas metálicas mais práticas.

O que você precisa saber sobre chaminés de tijolo

Vantagens:

  1. Possibilidade de construir com as próprias mãos. Você pode encontrar um esquema de ordenação gratuito (colocar tijolos para cada linha) e montar a estrutura. Mas a construção independente de uma estrutura complexa será realizada por sua conta e risco, pois existe a possibilidade de a chaminé não funcionar com eficiência;
  2. Proporção ideal com fornos de tijolos clássicos. Uma chaminé de tijolos é construída como um complemento para um fogão de tijolos, portanto, um fogão bem projetado com chaminé proporcionará excelente tiragem e boa economia de calor;
  3. Segurança contra incêndios. O tijolo é caracterizado por baixa condutividade térmica e, portanto, ao contrário do metal, a estrutura pode passar pelo teto com medidas mínimas de segurança.

Imperfeições:

  1. Baixa compatibilidade com a maioria das caldeiras modernas de eficiência energética. Uma caldeira moderna, ao contrário do forno antigo, opera em intervalos. Consequentemente, os gases de escape saem em saraivadas. Como resultado, o tijolo aquece e depois esfria, e assim por diante várias vezes ao dia.
    Além disso, devido ao aquecimento periódico, o condensado aparece, o tubo encharca e é intensamente destruído;
  2. O alto preço do material de construção e serviços de fogão. Serão necessários muitos tijolos para construir uma chaminé, e o fabricante de fogões terá que pagar a mesma quantia pela obra. Como resultado, o preço da estrutura acabada será comparável ao custo de um sanduíche de metal de alta qualidade.

Proteção contra destruição prematura

Manga ou revestimento - uma manga de metal do tubo é instalada dentro do tubo
Manga ou revestimento - uma manga de metal do tubo é instalada dentro do tubo

A desvantagem das chaminés de tijolo é sua baixa resistência aos gases de escape, umidade e flutuações bruscas de temperatura. Depois que as primeiras caldeiras energeticamente eficientes apareceram no mercado, elas começaram a ser conectadas ao que era - a tubos de tijolos. O resultado não demorou a chegar e, ao que parece, estruturas de tijolos confiáveis ​​literalmente desmoronaram por vários anos.

A solução para o problema foi a instalação de uma manga metálica dentro do duto de fumaça.Por outro lado, por que não instalar chaminés de metal em primeiro lugar?

O que considerar ao construir

Ilustrações Recomendações de construção
table_pic_att14909465557 Grande peso e, como resultado, a necessidade de uma boa base. Se a chaminé for construída partindo não da superfície do forno, mas próximo ao aquecedor, a parte inferior da estrutura ficará apoiada no chão.

Portanto, é necessário providenciar com antecedência uma fundação maciça, possivelmente associada a uma fundação de forno.

A base é em betão com reforço obrigatório.

table_pic_att14909465568 Altura em relação ao cume. Para garantir uma boa tiragem, a altura da chaminé deve corresponder à altura da cumeeira.

O diagrama mostra que quanto mais próximo o tubo estiver do cume, mais alto ele deve ser. O não cumprimento desta regra fará com que a tiragem seja baixa e o fogão simplesmente não queime.

table_pic_att14909465589 Dimensões da saída. Para proporcionar uma boa tiragem ao fogão, as dimensões da saída da chaminé são selecionadas de forma semelhante às dimensões do soprador.

Apesar da simplicidade desta solução, é tradicionalmente utilizada por todos os fabricantes de fogões.

table_pic_att149094656110 Escolhendo a argamassa certa. A argamassa de cimento-areia, tradicionalmente utilizada para trabalhos de alvenaria, não é adequada.

  • Para alvenaria, a argila é peneirada, misturada com água e amassada até obter a consistência de plasticina mole;
  • Para obter alvenaria de alta qualidade, em vez de argila comum, você pode comprar uma mistura seca de argila refratária para preparar a solução adequada.

O dispositivo de chaminés de metal

Como fazer uma chaminé de metal? Tudo é muito simples - você precisa comprar elementos prontos do sistema e montá-los nas instalações.

Ilustrações Elementos de uma chaminé de metal e sua descrição
table_pic_att149094656211 Tubos de parede simples. Essas chaminés são feitas de aço inoxidável e são usadas fora da sala, onde a superfície aquecida não é perigosa, ou dentro da casa, onde o metal aquecido é usado como aquecedor adicional.

Quando um tubo de parede única passa pelo teto, a instalação é realizada através de elementos resistentes ao calor preenchidos com material refratário.

table_pic_att149094656412 Tubos de parede dupla. O tubo sanduíche para uma chaminé é uma estrutura composta por um tubo externo e um interno, entre os quais existe um vão.

O isolamento da chaminé é colocado no vão. Como regra, uma placa de lã de basalto é usada.

Para garantir rigidez suficiente de toda a estrutura, os reforços estão localizados entre os tubos externo e interno.

table_pic_att149094656613 Cotovelo 45°. Este elemento é utilizado para alterar o ângulo da chaminé, tanto em secções horizontais como verticais. Como os tubos, os cotovelos são de parede dupla e parede simples.
table_pic_att149094656814 Cotovelo 90°. Este é outro elemento com o qual a direção do tubo muda. Por exemplo, com a ajuda de um joelho, um cano é passado pela parede se a chaminé da rua correr ao longo da parede.
table_pic_att149094657015 camiseta. Este elemento é usado para conectar o tubo à caldeira.

O tee tem 2 saídas abertas:

  • central - para aquecedor;
  • superior - para conectar um tubo e uma saída inferior com um plugue para drenagem de condensado.

Os Tees são de parede simples, como na foto, ou estruturas de sanduíche.

A saída central pode ser localizada tanto em ângulo reto quanto em ângulo de 45 °.

table_pic_att149094657316 Iniciar e terminar. O início é chamado de adaptador de um tubo de parede simples para um sanduíche.

Um adaptador é usado para mudar de um diâmetro menor para um maior.

O acabamento é usado para fazer a transição de um diâmetro maior para um menor.

table_pic_att149094657717 Válvula de gaveta. Este elemento é instalado na parte superior do tubo localizado na sala.

O amortecedor é usado como um plugue se você precisar fechar o tubo e manter o calor na caldeira durante a noite.

table_pic_att149094657918 elemento de passagem. Este elemento não permite o contato entre o tubo metálico e o piso de madeira.

Alguns elementos de passagem, para maior segurança, são feitos na forma de caixas nas quais é despejada argila expandida ou materiais isolantes de calor semelhantes.

table_pic_att149094658019 Fechos. Esses elementos incluem braçadeiras e suportes de montagem. Todos esses detalhes desempenham uma função - eles prendem as chaminés com segurança, evitando que caiam e balancem.
table_pic_att149094658220 cata-vento. Este é o elemento final, que é instalado na parte superior do tubo e contribui para a criação de tração, além de evitar a penetração da precipitação na chaminé.

Resumindo

Agora você sabe quais chaminés podem ser usadas para operar fogões e caldeiras. Não se esqueça de assistir ao vídeo deste artigo, será interessante para você. E se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários.

O artigo te ajudou?

Leia também:  A passagem do tubo pelo telhado: características de remoção, prevenção de vazamentos
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC