Para as chaminés trazidas pelo telhado inclinado, certos requisitos são impostos tanto por engenheiros que trabalham com equipamentos de chaminés e caldeiras quanto por especialistas em telhados.
Neste artigo, veremos como o tubo é conectado ao telhado, em que ponto do telhado é melhor colocar a chaminé, qual deve ser a altura e como equipar adequadamente o local por onde o tubo passa pelo torta e a cobertura do telhado.

Localização da conexão

De acordo com o SNiP 41-01-2003, que inclui o quadro regulamentar das chaminés, não existe uma regulamentação clara da localização da chaminé.
Existe uma definição clara apenas para sua altura:
- A altura deve ser de pelo menos 50 centímetros acima da cumeeira, se o tubo estiver localizado a não mais de 1,5 m dela;
- Deve ser igual ou superior à cumeeira se localizada a uma distância de 1,5 a 3 m;
- Quando localizado a mais de 3 metros do cume, o tubo deve estar localizado no mesmo nível ou acima da linha convencionalmente traçada para baixo do cume em um ângulo de 10° em relação ao horizonte.
Ao resolver outras questões relacionadas com a localização das chaminés e a disposição de elementos como a ligação do telhado à chaminé, deve-se confiar apenas na opinião de especialistas.
A condensação pode ocorrer tanto dentro do tubo quanto em sua extremidade ou sobre um guarda-chuva que serve para protegê-lo da precipitação. O principal perigo do condensado é que no frio forma gelo, o que piora significativamente a tiragem da caldeira ou lareira..
Além disso, o gotejamento de condensado nas superfícies externas da chaminé piora a aparência e reduz a vida útil do tubo e do material. telhados de casas.
Saída da chaminé para teto É melhor equipar na área do cume por dois motivos:
- Aqui é mais fácil conectar o telhado à chaminé;
- Sem bolsões de neve, minimizando o risco de vazamentos.
Chaminé e telhado de torta

Muitas vezes, surge a questão de como organizar a ligação do telhado ao tubo da chaminé no caso de um telhado isolado, que é uma torta de várias camadas (térmica, vapor e impermeabilização).
Nesse caso, a proteção do isolamento (na maioria das vezes lã de vidro ou lã de basalto) da umidade externa e do vapor d'água é fornecida por camadas de hidro e barreira de vapor que são contínuas em toda a área do telhado.
Ao mesmo tempo, de acordo com o SNiP, a segurança contra incêndio é garantida quando a distância entre as superfícies externas das chaminés e os elementos do telhado feitos de materiais inflamáveis deve ser de pelo menos 13-25 cm (dependendo do tipo de tubo usado).
A solução ideal é separar a área adjacente à chaminé do resto do telhado:
- Com a ajuda de pernas de caibro nas laterais da chaminé;
- Fixação das vigas transversais às vigas - abaixo e acima do tubo.
Assim, é criada uma caixa separada para passagem do tubo pelo telhado, e a distância das vigas e caibros é escolhida de acordo com os requisitos do SNiP. O teto ao redor do tubo é preenchido com material isolante de calor não combustível (geralmente lã de rocha densa).
Este isolamento é menos suscetível à umidade do que o isolamento convencional em um telhado, que geralmente tem uma densidade média. Devido a isso, não é necessário colocar barreira hidro e vapor ao redor do tubo da chaminé.
A adjacência de filmes a esta caixa é realizada da maneira usual:
- As telas são recortadas em forma de envelope;
- Traga a tela até a borda das vigas transversais ou caibros;
- Prenda-os com grampos ou pregos;
- Pressione a impermeabilização com barras sarrafos e contra-redes;
- A barreira de vapor é pressionada com a ajuda de uma moldura - a base para o material de acabamento do sótão.
Importante: a proteção máxima do isolamento contra a umidade é obtida fechando hermeticamente os pontos de junção das películas ao elemento de madeira da caixa com fitas ou adesivos especiais.
Também existe a opinião de que a temperatura da superfície externa da chaminé no ponto de passagem pelo telhado não chega a 60 °, o que não é perigoso para os filmes. Graças a isso, é possível trazer os filmes diretamente para o tubo colando as juntas com fita adesiva.
Além disso, deve-se fazer uma calha de drenagem na camada de impermeabilização acima da tubulação para escoar a água dela, penetrando sob o telhado.
Material da chaminé e cobertura

Os nós de passagem das condutas pela cobertura distinguem-se pela forma que apresenta a secção transversal da chaminé (redonda, quadrada e rectangular), bem como pelo tipo de material da cobertura. As regras básicas são as mesmas para todos os fatores.
Ao conduzir o tubo através do revestimento, é necessário garantir o escoamento da água que desce pelas encostas e ao longo das paredes deste tubo, para o que é colocado um avental à volta da chaminé. Se as paredes externas do tubo forem feitas de concreto ou tijolo e a seção transversal for quadrada ou retangular, o avental é feito de componentes para o material de cobertura.
Por exemplo, um conjunto de alguns materiais possui uma fita elástica com revestimento adesivo no verso.
Importante: recomenda-se que o reboco das chaminés seja feito antes do assentamento do material da cobertura, a fim de evitar manchas e danos;
Esta fita é colada com uma borda no telhado e a outra no cano. Sua parte superior é pressionada com uma barra curva de metal, que é fixada diretamente na chaminé ou no estroboscópio feito previamente com buchas. O flange da tira é coberto com um selante para telhados, que exclui completamente a penetração de água sob a fita.
A junção para um telhado de telhas flexíveis é realizada de forma semelhante, a diferença é que, em vez de uma fita, é usado um tapete de vale ou uma telha comum, enrolada na chaminé. Para as telhas metálicas, a diferença está no fato de que para a fabricação do avental são utilizadas chapas lisas, cuja cor combina com a cor do material da cobertura.
Importante: no caso de a largura da chaminé ser superior a 80 cm, é feita uma inclinação a partir da lateral da cumeeira, que é um pequeno telhado de duas águas que escoa a neve e as águas pluviais do topo da chaminé.
Para sua fabricação, é utilizado o mesmo material do próprio telhado.
Deve-se ter em mente que a criação de camadas de vapor, hidro e isolamento térmico, bem como o fornecimento de ventilação da base de madeira e isolamento neste projeto são difíceis.
Também deve ser notado que uma chaminé larga impede a ventilação do telhado isolado. A este respeito, elementos de ventilação adicionais (aeradores, ladrilhos de ventilação, etc.) são instalados nas encostas.
As chaminés redondas modernas são geralmente estruturas de três camadas isoladas termicamente, equipadas com um tubo externo de aço inoxidável. Sua conexão com o telhado é equipada com a ajuda de produtos acabados, como passagens de telhado em forma de base - uma chapa plana de aço que é presa a uma tampa de avental, por dentro da qual passa a própria chaminé.
A passagem do telhado também pode ser feita de forma independente e a partir de uma chapa plana de metal.Em ambos os casos, deve ser fixado rigidamente apenas à estrutura do telhado; não é permitida a fixação rígida à chaminé para evitar danos aos elementos durante o encolhimento do telhado e durante a expansão e contração térmica do tubo.
Na junção do avental e do tubo, é colocada uma gola de aço (saia) na chaminé, às vezes com uma junta elástica resistente ao calor que evita que a precipitação penetre sob o avental.
O arranjo da conexão correta é necessário tanto para a segurança da casa quanto para garantir sua confiabilidade, conforto e durabilidade. Ao organizar essa conexão, o principal é cumprir os requisitos do SNiP e levar em consideração as opiniões de especialistas sobre questões emergentes.
O artigo te ajudou?